O aumento da temperatura em suínos indica o desenvolvimento de um processo patológico, que em uma fêmea grávida pode provocar o nascimento de bebês mortos. Leitões doentes apresentam crescimento atrofiado, não ganham peso e morrem quando a temperatura persiste por muito tempo, pois as células proteicas do corpo são destruídas. Às vezes, os animais adultos são deixados com outros animais e recebem medicamentos. Os leitões doentes são mantidos separados; os leitões jovens saudáveis afastam-nos do comedouro.
Temperatura corporal normal em porcos
Os animais sofrem invasão de parasitas e são infectados por bactérias e vírus. A carne infectada não pode ser vendida, os leitões doentes morrem e o agricultor sofre perdas. A temperatura corporal de um porco de raça comum é normalmente de até 39,5 ° C e não cai abaixo de 38. Nas fêmeas grávidas e lactantes, o valor é ligeiramente superior ao dos machos.
O termômetro em porcos ornamentais saudáveis com menos de um ano de idade sobe um degrau acima. Nos leitões pequenos, a atividade permanece a 40°C, mas os jovens reagem fortemente a qualquer mudança no ambiente externo.
Sinais de desvio da norma
Ao alimentar os animais, é preciso estar atento ao apetite e à velocidade de ingestão dos alimentos. Em indivíduos com temperatura elevada:
- aparece uma erupção cutânea no corpo;
- a respiração fica difícil;
- os olhos lacrimejam e brilham;
- a barba por fazer está desgrenhada;
- o muco é liberado do nariz e da boca.
O focinho do leitão adquire uma tonalidade vermelha brilhante, fica quente ao toque, ocorrem frequentemente vómitos e diarreia e os batimentos cardíacos aceleram. Com o tempo, os sintomas característicos de uma doença específica são adicionados.
Se a temperatura do animal for elevada, devem ser tomadas medidas imediatas; se diminuir do normal pela manhã, não é necessário tratamento; este fenómeno não indica uma doença, mas sim o estado fisiológico normal do leitão.
Razões para promoção e rebaixamento
Em um porco adulto, alimentos congelados e mofados provocam alta temperatura. Alimentos ásperos e produtos contaminados com parasitas irritam a mucosa gástrica. A membrana fica inflamada e ocorre indigestão.
Ao consumir ração de baixa qualidade, os mamilos das porcas endurecem, o leite fica estagnado nos dutos, o que causa mastite, que é acompanhada por um aumento forte e acentuado da temperatura.
O indicador aumenta ligeiramente com a deficiência de vitaminas. Às vezes, ao se alimentar com alimentos ásperos, o leite da fêmea desaparece completamente. O termômetro sobe significativamente quando um porco está doente:
- pneumonia;
- gastroenterite;
- bronquite.
As patologias infecciosas são tratadas com antibióticos, após a recuperação os animais são passeados ao sol e os porcos recebem vitaminas. Nos leitões, a temperatura corporal é influenciada pelo ambiente. No tempo quente o indicador é mais elevado, no tempo frio é mais baixo. Ao mesmo tempo, os porquinhos comem bem e não perdem a atividade.
O que e como você pode medir a temperatura?
Se o porco se recusa a comer, fica letárgico, treme, se enterra na cama, bebe muito, deve-se tocar no focinho, apalpar as orelhas e só então medir a temperatura. Este procedimento é complicado; mesmo um animal calmo pode se tornar agressivo e não ser autorizado a se aproximar de você.
Termômetro de mercúrio
Para medir a temperatura, você deve aproximar-se do porco por trás, acariciá-lo, falar com ele com voz gentil e dar-lhe sua comida favorita. Quando o leitão se acalmar, insira rapidamente um termômetro de mercúrio no ânus e segure-o por 8 minutos.Se o animal estiver nervoso ou se comportar de forma agressiva, é necessário adiar o procedimento por um tempo.
Termômetro elétrico
Nem todo agricultor pode comprar um dispositivo inovador de tamanho compacto e que atue como um termopar. Esse termômetro é caro, mas quando aplicado ao corpo registra instantaneamente o valor.
Termômetro digital
Para não atormentar o leitão e lidar rapidamente com as medidas retais, você deve procurar um termômetro eletrônico moderno nas farmácias veterinárias.Todo o procedimento com o dispositivo leva um minuto. Pirômetro (termômetro infravermelho) O aparelho permite fazer medições em um segundo em porcos e javalis quando aplicado em qualquer parte do corpo. O resultado é exibido na tela de cristal líquido.
Como determinar a temperatura sem termômetro
A ajuda de um veterinário é necessária se os olhos do porco estiverem vermelhos, as cerdas ficarem opacas, aparecerem manchas no corpo, houver diarréia e não houver apetite. Você pode determinar se um animal está com temperatura alta sem um dispositivo, sentindo o ponto quente. Orelhas caídas também indicam um desvio.
Se o leitão treme de calafrios, tentando se aquecer na cama, escondendo as pernas frias, isso indica uma diminuição da temperatura. A intoxicação do corpo do animal desenvolve:
- para doenças do sistema urinário;
- com danos renais;
- com um grande número de helmintos.
Um porquinho está constantemente congelando devido ao raquitismo. Para aumentar a temperatura do porco e restaurar o ganho de peso, é aconselhável passear com mais frequência ao sol.
Como tratar?
Os agricultores iniciantes nem sempre sabem o que fazer se um animal se recusar a comer ou se comportar de maneira incomum. Os porcos adultos não toleram facilmente altas temperaturas e os leitões podem morrer. Se a leitura estiver acima de 40,5 °C, é recomendável chamar um veterinário. Se nas próximas 24 horas não chegar um especialista para baixar a temperatura, os animais recebem antitérmicos e antibióticos. Os leitões são injetados com penicilina ou tetraciclina e isolados de indivíduos saudáveis.
Quase metade das doenças em suínos está relacionada à nutrição. Ração estragada, quantidades insuficientes de vitaminas, proteínas de fácil digestão e microelementos na dieta provocam distúrbios digestivos em animais adultos e causam gastroenterite em leitões.Para diarreia crônica, os porcos recebem uma decocção de casca de carvalho e o estômago é lavado com solução salina. Mulheres que amamentam e bebês recebem Norsulfazol e Biomicina.
Animais que sofrem de traqueíte ou broncopneumonia são transferidos para uma sala seca, caminham ao sol, leitões com tosse são aquecidos com uma lâmpada ultravioleta e alimentados com cenoura, aveia e mingau de cevada. Se lesões purulentas se formarem nos pulmões, os porcos não sobreviverão. Para remover o muco dos brônquios, os leitões recebem cloreto de amônio para beber. Para pneumonia, o veterinário recomenda a administração de antibióticos e sulfonamidas.
Os porcos são infectados com doenças acompanhadas pelo aumento da temperatura em ratos, camundongos e pombos. Uma vacina é administrada para prevenção e tratamento.
A febre aftosa, em que a mucosa oral, a pele, os membros e o úbere ficam cobertos de bolhas, a temperatura sobe, afeta adultos e leitões. Para combater o vírus filtro causador da febre aftosa, são utilizadas globulinas obtidas do soro de animais saudáveis. Para todas as doenças infecciosas, os leitões são transferidos para uma sala separada, que é desinfetada regularmente, e o regime de tratamento é elaborado por um veterinário.
Os porcos sofrem de ascaridíase, causada por lombrigas. Para lidar com os parasitas, os sais de piperazina são administrados aos animais junto com a comida. O estrume é queimado, os bebedouros são desinfetados, os equipamentos são tratados com ácido carbólico ou solução de creolina. Um veterinário ajuda o criador a determinar a causa da letargia e da alta temperatura nos leitões.