A suinocultura é um negócio lucrativo que proporciona bons lucros. Os agricultores iniciantes muitas vezes se perguntam como alimentar seu próprio gado para que os animais ganhem peso rapidamente e tenham uma dieta balanceada. É possível dar milho a leitões pequenos e crescidos?Isso é frequentemente questionado por pessoas que decidiram recentemente iniciar uma fazenda privada ou sua própria fazenda.
Os leitões podem receber milho?
Para que os animais cresçam rapidamente e produzam carne de alta qualidade e com ótima proporção de gordura, é necessária uma dieta variada e equilibrada. O milho é um grão que dá energia aos animais e permite que ganhem peso rapidamente. Portanto, você pode alimentar pequenos leitões, porcas e animais durante o período de engorda com cereais.
Contém uma pequena quantidade de proteína, portanto a dieta não deve conter mais que 50% dela, o restante será ração protéica, então os animais ganharão peso rapidamente e se desenvolverão adequadamente.
Benefícios e malefícios do produto
Para engorda são utilizados grãos, espigas e milho extrusado. A última opção é ideal para bebês: a quantidade de grãos na alimentação não deve ultrapassar 30%. A extrusão é a moagem de grãos inteiros, o cereal rico em proteínas resultante é fornecido aos leitões como parte de misturas de rações. O milho é benéfico para os animais porque:
- fornece-lhes uma grande quantidade de carboidratos;
- permite que você ganhe peso rapidamente;
- em combinação com alimentos ricos em proteínas (ervilhas, leite desnatado, leite coalhado), proporciona uma nutrição equilibrada.
As desvantagens aparecem se não houver proteína suficiente na ração ou se a proporção de milho exceder 50% da ração diária:
- os leitões sofrem de falta de magnésio, cálcio e aminoácidos essenciais;
- os leitões engordam rapidamente;
- a banha perde densidade e deteriora-se rapidamente (tendência ao ranço).
A presença de vegetais (cenoura, abóbora, batata), verduras (urtiga, urze) e laticínios (iogurte, leite desnatado, leite integral) na dieta elimina o problema. Farinha de ossos, bolo e fermento para ração servem como fonte de vitaminas e minerais. Se for dada farinha de peixe aos leitões, esta deve ser interrompida 2 meses antes do abate, caso contrário a carne terá um odor e sabor desagradáveis.
Como dar corretamente
Os porcos recebem cocô de grãos de milho, dos grãos moídos junto com as espigas, o grão é silado. Eles monitoram a qualidade da ração; ela não deve ser mofada ou amarga; os grãos não devem ser moídos até ficarem pulverulentos.
Na estação, fornecem milho fresco de maturação leitosa. A sujeira é misturada com restos de mesa ou laticínios. Grãos secos e integrais não são alimentados para não atrapalhar a digestão dos leitões. Os grãos podem representar 30-40% da dieta diária dos animais. 2 meses antes do abate, os cereais são completamente excluídos da dieta dos porcos, a fim de melhorar a qualidade comercial da banha e da carne.
Como distinguir o milho alimentar do milho alimentar?
Para os animais, as variedades de rações são preferíveis. As espigas desse milho são mais longas, os grãos são densos, duros e de cor amarela intensa. A variedade alimentar tem espigas curtas e grossas, os grãos são claros e o cereal tem um sabor mais suculento e doce.
O milho cresce rapidamente e produz bons rendimentos. É benéfico usar na engorda do gado. Este cereal está incluído nas misturas de rações para quase todos os animais de criação, não apenas leitões e porcos.