Um porco se desenvolve normalmente se seguir uma dieta adequada e balanceada. A dieta do animal deve ser mista - a alimentação natural é combinada com diversos suplementos nutricionais. Eles contêm uma alta concentração de minerais, vitaminas e nutrientes. A levedura de alimentação para porcos domésticos atua como fonte de proteínas, gorduras, proteínas, fibra alimentar e fibras. O produto é utilizado para acelerar o ritmo de crescimento dos suínos e melhorar sua saúde.
O que é fermento para ração?
A levedura nutricional é um tipo separado de fungo.Cada fabricante utiliza tecnologia própria para o seu cultivo, mas utiliza-se predominantemente o tipo técnico usual de levedura.
É preparado um meio nutriente para os cogumelos, que promove a sua rápida reprodução e enriquecimento com minerais e vitaminas. Os fungos se reproduzem bem em um ambiente com alto teor das seguintes substâncias:
- lactose;
- glicose;
- ácido acético;
- manose.
Todos os componentes estão contidos em restos de frutas e vegetais. Após a propagação dos cogumelos, eles devem ser coletados, secos e transformados em pó. O aditivo é combinado com ração e administrado aos suínos.
Prós e contras de uso
A levedura de ração tem uma série de vantagens:
- O corpo de um leitão ou porco adulto é enriquecido com minerais e vitaminas, que fortalecem a estrutura esquelética, aceleram o desenvolvimento e aumentam o ganho de peso.
- O consumo regular de ração cultivada cura os machos de disfunções sexuais e as porcas de desequilíbrio hormonal. Isso leva ao aumento do parto e ao processo de nascimento mais fácil.
- Alimentar porcos com ração levedada é necessário para obter descendentes viáveis e aumentar o parto. As porcas lactantes conseguem fornecer aos seus filhotes uma quantidade suficiente de leite, o que reduz o custo do substituto do leite.
O lado negativo do cultivo de um suplemento de levedura é a complexidade de sua produção e a necessidade de uma seleção precisa da dosagem. Para produzir levedura, é necessário alocar um laboratório separado com temperatura de +21…25 ÓCom um bom sistema de ventilação.
É importante evitar a propagação de fungos pela sala, o que requer limpeza e reparos regulares. Todas essas manipulações exigem custos financeiros adicionais.
Você também precisará de mão de obra ou mecanismos especiais para misturar a mistura de fermento.
Variedades
Existem vários tipos de aditivos alimentares. Eles podem ser:
- Alimentação clássica - obtida a partir de restos de bebidas alcoólicas.
- Hidrolítico - feito a partir de resíduos de alimentos e madeira.
- Concentrados especiais - ricos em proteínas e vitaminas. Derivados separados de produtos petrolíferos e etanol são usados como matéria-prima.
Durante o processo produtivo recorrem à utilização de ácido acético e monossacarídeos extraídos de produtos vegetais/frutas. O cultivo de levedura é considerado um processo técnico complexo, mas gasta-se menos dinheiro com ele do que com a produção de alimentos compostos para animais.
Taxas de alimentação
A dosagem é diferente para cada animal, depende da subespécie e da saúde do animal. A dosagem correta é necessária para atender às necessidades individuais do porco. A norma é determinada separadamente:
- Os suínos engordados para produção de bacon não devem consumir mais que 5,5% do peso do produto alimentado. Este suplemento é uma alternativa de alta qualidade ao leite desnatado.
- Porquinhos alimentados com resíduos de álcool etílico precisam consumir 11% da quantidade total de alimentos.
- Varrascos reprodutores ativos precisam consumir 350-650 g de fermento alimentar diariamente. Eles são necessários para melhorar a atividade sexual e fortalecer a função reprodutiva.
- Durante a gravidez, as porcas precisam receber uma quantidade suficiente de suplementos minerais e proteicos. É adicionado à ração e dado à porca todos os dias. A dose é determinada de 11 a 20% de levedura por necessidade diária de ração.O produto sustenta o corpo do porco, aumenta o número de embriões na fase de divisão celular e melhora a saúde dos leitões recém-nascidos.
- As porcas lactantes precisam consumir 2,5-11,5% da dosagem total de ração.
Suplementos de fermento podem ser adicionados a alimentos complementares para suínos pequenos. É adicionado gradativamente para não provocar distúrbios alimentares e reações alérgicas. Os animais recebem 100-150 g do suplemento diariamente, depois a dosagem é aumentada a cada 3 dias.
Como dar fermento para porcos
Existem instruções para misturar alimentos com fermento. Isto pode ser feito de várias maneiras:
- Em forma de massa. Para isso, leve água fervida (1 balde), fermento (100-250 g), comida (3-4 kg). Após agitação, a massa homogênea é infundida por 5 horas em local aquecido, mexendo periodicamente. Após 5 horas, a massa é misturada com comida (10-15 kg), água morna (20-30 l).
- Amassando. Para isso, misture toda a quantidade de ração, água e fermento. O líquido é misturado com mais água (30-35 l), deixado por 10 horas.
- Na forma de fermento. A comida é despejada em água, misturada com fermento, deixada por 8 horas e mexida periodicamente.
A levedura da ração feita em casa ajuda a melhorar os processos metabólicos dos suínos, fortalecer sua imunidade e aumentar o peso corporal. O suplemento satura o corpo do animal com proteínas, gorduras e carboidratos. A alimentação com levedura acelera o crescimento e desenvolvimento dos suínos, o que leva à redução dos custos financeiros para a sua manutenção.