As empresas de criação de suínos sofrem perdas significativas se a população suína estiver infectada com helmintos. Um diagnóstico oportuno e um tratamento oportuno ajudam a corrigir a situação. Para lombrigas existe um medicamento chamado Tetramizol 10, as instruções de uso indicam que é adequado para porcos. É usado para destruir larvas de parasitas adultos.
Composição e efeito da droga
O remédio para helmintos é produzido na forma de pequenos grânulos brancos homogêneos. O pó dissolve-se facilmente em água.O anti-helmíntico é comercializado em embalagens de polietileno duplo, papel revestido de polietileno, sacos laminados e em recipientes plásticos (potes, baldes). O volume de pó na embalagem varia - de 50 ga 10 kg.
Nome/composição | Tetramizol 10 | Tetramizol 20 |
A quantidade de substância ativa em 1 g do medicamento | 100mg | 200mg |
O "tetramizol" é um nematicida - um medicamento que destrói nematóides nocivos. Os cientistas o desenvolveram em 1966 para o tratamento de várias formas de nematóides - gastrointestinais, pulmonares. A droga tem amplo espectro de ação, destrói parasitas imaturos (larvas) e maduros.
Efeito terapêutico da substância ativa:
- aumenta a atividade colinomimética de certas partes do sistema nervoso dos nematóides;
- inibe a produção de enzimas;
- causa primeiro a paralisia e depois a morte do parasita.
O medicamento é administrado a porcos por via oral. A substância ativa, ao entrar no trato gastrointestinal, é rapidamente absorvida pelos tecidos do corpo. Uma hora depois de tomar o Tetramizol começa a agir. A concentração terapêutica é mantida por 24 horas. A substância ativa é excretada do corpo do porco nas fezes e na urina.
Indicações de uso
Os ovos do parasita entram no corpo do porco com comida e água. Os leitões recém-nascidos são infectados pela porca. As larvas de vermes são transportadas por insetos e minhocas. A desparasitação do gado é realizada para prevenção ou em caso de resultados positivos nos testes. As doenças para as quais o Tetramizol 10 é administrado a suínos em medicina veterinária estão listadas na tabela.
Doença | Parasita | Sintomas |
Ascaridíase | Nematóides grandes | Diarréia, prisão de ventre, exaustão, falta de apetite |
Esofagostomose | Nematóides pequenos e grossos | Febre, diarreia, falta de apetite, exaustão, estômago tenso |
Metastrongilose | Nematóides finos | Tosse, respiração superficial, recusa em alimentar-se, emagrecimento, retardo de crescimento |
Tricocefalose | Nematóide (tricurídeo de porco) | Diarréia, prisão de ventre, depressão, falta de apetite |
Estrongiloidíase | Chicote nematóide | Os leitões apresentam diarreia, febre alta, prurido, sintomas de pleurisia; em porcos adultos a doença é assintomática |
Aplicação e dosagem para suínos
É mais fácil administrar o medicamento aos leitões junto com a comida. A dose de pó para um animal adulto é calculada com base no peso - 1,5 g de Tetramizol 10 para cada 10 kg. O tratamento é realizado durante a alimentação matinal. A quantidade máxima de agente anti-helmíntico por porco é de 45 G. Exceder a norma pode causar alergias.
O medicamento é administrado a grupos de porcos da mesma idade e peso. Para animais debilitados, a desparasitação terapêutica é realizada individualmente. As porcas grávidas recebem Tetramizol 10 21 dias antes do parto. Os grânulos são bem misturados com a comida e adiciona-se água se necessário. Os comedouros dos suínos devem ser limpos em até uma hora, somente neste caso o efeito terapêutico da administração do nematicida é garantido.
Durante o ano, os animais adultos são tratados com “Tetramizol” 10 uma vez no segundo período de crescimento. Na ausência do efeito desejado, os porcos recebem um medicamento mais concentrado “Tetramizol” 20. Individualmente, os porcos são tratados com uma solução aquosa do medicamento. Para administrá-lo, use uma sonda ou mamadeira com bico. A cabeça do leitão é levantada e a seringa dispensadora é inserida na garganta.
Para evitar a reinfecção com ovos e larvas de vermes, os porcos após o tratamento com Tetramizol são lavados e transferidos para pocilgas tratadas contra vermes.Os currais onde eram mantidos os animais doentes são higienizados.
Efeitos colaterais
Não foram identificadas reações adversas graves no tratamento de suínos com Tetramizol. Em caso de sobredosagem, existe o risco de alergias a medicamentos. Em casos graves, o animal recebe anti-histamínicos. Sintomas de alergia:
- aumento do lacrimejamento;
- dispneia;
- vomitar.
Sujeito à dosagem recomendada, ocorrem sintomas de alergia se o porco tiver intolerância individual aos componentes do medicamento.
Possíveis contra-indicações
Um medicamento anti-helmíntico não deve ser administrado paralelamente ou ao mesmo tempo que outros medicamentos. Isso pode causar alergias a medicamentos. Outros medicamentos podem ser administrados 3 dias após a desparasitação terapêutica.
O "tetramizol" não pode ser utilizado se o porco tiver sido tratado com medicamentos contendo compostos organofosforados após terapia com "Pyrantel", "Morantel". A terapêutica anti-helmíntica está contra-indicada em animais e porcas infectados nas últimas 2 semanas antes do parto.
Medidas de prevenção pessoal
Ao preparar uma solução aquosa, o líquido pode entrar em contato com os olhos. Gotas do produto devem ser imediatamente lavadas com grande volume de água em temperatura ambiente. A retina e os tecidos mucosos podem ser danificados. Após trabalhar com Tetramizol, as mãos devem ser lavadas com sabão. O contato com o pó resseca a pele.
Após a terapia, a carne de porco não pode ser consumida por 3-4 dias, portanto não é enviada para abate antes desse período.
Regras e prazo de validade
A droga é produzida na Croácia. Fabricante Veterina Ltd. As instruções do medicamento indicam o prazo de validade (2,5 anos) e a data de fabricação está na embalagem.Sujeito às regras de armazenamento, o Tetramizol mantém suas propriedades medicinais por 2,5 anos. Requisitos de armazenamento padrão:
- falta de luz solar direta;
- umidade normal do ar;
- temperatura do ar não superior a 30 °C;
- falta de produtos alimentares próximos.
Crianças e animais de estimação não devem ter acesso às embalagens dos medicamentos.
Existem análogos?
Outros medicamentos veterinários são produzidos contra nematóides pulmonares e intestinais e são utilizados para desparasitação de porcos:
- "Levamisol" 75. A solução injetável é injetada sob a pele, começa a agir 30 minutos após a injeção. A droga destrói larvas e indivíduos maduros. A dose única máxima é de 20 ml. A substância ativa é completamente eliminada do corpo após 7 dias.
- "Nilverm" 20. Substância ativa tetramizol. O medicamento anti-helmíntico é administrado uma vez a porcos em engorda, na dose de 75 mg por 1 kg de peso. O prazo para porcas é de 2 semanas antes do parto. Nilverm 20 é contraindicado para varrascos.
- "Baymek." A substância anti-helmíntica ativa é a ivermectina. O produto é produzido na forma de solução a 1%, acondicionado em recipientes de vidro. Os porcos são injetados uma vez na região occipital. O prazo para porcas é de 4 semanas antes do início da lactação. Os leitões podem ser abatidos um mês após o tratamento.
Os análogos do tetramizol são armazenados em local seco e protegido da luz. Eles não têm efeitos colaterais pronunciados. Se a dosagem for observada, não fazem mal aos animais.