O pinheiro é uma árvore familiar a todos os residentes da Rússia. A beleza das coníferas costuma ser plantada em chalés de verão e nas ruas das cidades, costuma-se enfeitá-la para as festas de fim de ano. Mas se olharmos mais de perto, sabemos muito pouco sobre esta árvore incrível. Nem todos podem responder a perguntas sobre quanto tempo vivem os pinheiros, como determinar sua idade e que tipos de árvores são encontradas em nosso país.
Quanto tempo normalmente vive uma árvore?
O tipo mais comum de pinheiro na Rússia é o pinheiro silvestre.É uma árvore perene, atingindo 40-50 metros de altura, com agulhas densas e duras de cor verde-marrom. As agulhas são ligeiramente curvadas e dispostas aos pares em feixes. As agulhas permanecem no galho de 3 a 8 anos, dependendo das condições favoráveis. A casca da planta jovem é avermelhada e lisa, com a idade adquire tonalidade acinzentada na base, no topo a cor muda para avermelhada.
A coroa das jovens belezas verdes lembra um cone, com a idade torna-se esférica. A vida útil de uma árvore é de 100 a 500 anos, existem exemplares de 800 anos. Em média, o pinheiro vive de 200 a 300 anos. As plantas mais antigas são encontradas em reservas naturais e reservas onde a atividade humana não é muito pronunciada.
A fase de crescimento ativo de uma árvore é de 40 anos. Nos primeiros 5 anos, o crescimento anual é de 10 centímetros. O crescimento adicional acelera, cresce 30-40 centímetros. Um pinheiro com mais de 10 anos pode crescer 1 metro por ano. Depois dos 40 anos, o ritmo de crescimento desacelera, a força da planta é gasta no espessamento do tronco e no espalhamento da copa.
O pinheiro é uma planta despretensiosa, pode sobreviver nas condições mais extremas, mas para um melhor crescimento e desenvolvimento necessita de zonas ensolaradas. Os pinheiros jovens não toleram bem a seca. Uma muda de 3 a 5 anos pode morrer de frio se as temperaturas forem muito baixas.
Que fatores influenciam a expectativa de vida
A vida útil de um pinheiro depende de vários fatores. O tipo de planta, tipo de solo e taxa de crescimento são levados em consideração. Em áreas com invernos longos e gelados e verões curtos, cresce mais lentamente, o que aumenta sua vida útil. A expectativa de vida é afetada por incêndios florestais, furacões, inundações e secas.
Mas o principal inimigo das árvores selvagens é o homem. Desmatamento descontrolado, incêndios causados por negligência humana, equipamentos pesados aparecendo na floresta e danificando raízes de árvores, tudo isso afeta negativamente a expectativa de vida dos pinheiros. As árvores maduras raramente morrem devido ao ataque de pragas de insetos, mas são perigosas para os pinheiros jovens.
Outro fator do qual depende a vida útil de uma planta é o nível do lençol freático. Se for superior a 2 metros, o sistema radicular do pinheiro sofrerá. Tal espécime não se tornará um fígado longo.
Maneiras de determinar a idade de uma árvore
A maneira mais precisa de determinar a idade de um pinheiro é observar os anéis anuais do tronco. Mas para fazer isso você terá que cortar a planta. Existem maneiras mais fáceis:
- A circunferência do tronco é medida a 1,5 metros do solo e depois é calculado o diâmetro. A espessura do tronco é dividida por 3,14. O resultado obtido é dividido pelo crescimento anual da árvore. Para o pinho este coeficiente é de 0,7. O resultado obtido é a idade aproximada da árvore.
- Por espirais. Os verticilos são brotos em forma de leque que se formam todos os anos. Conta-se o número de verticilos de um pinheiro, soma-se 3 ao resultado, pois o primeiro verticilo se forma aos 3 anos.
- Você pode determinar aproximadamente a idade pela altura do gigante verde. A taxa de crescimento por ano será diferente (dependendo do solo, condições climáticas, quantidade de luz solar).
- Uma planta velha ou jovem pode ser facilmente reconhecida pela cor da casca. Os espécimes jovens apresentam casca lisa e avermelhada. Com a idade, adquire tonalidade acinzentada e fica coberto por profundas rugas longitudinais.
- Usando uma furadeira. Um pedaço de madeira não mais grosso que um lápis é perfurado no tronco com uma ferramenta. A idade é calculada usando anéis de árvores.Este método não causa danos; a resina que flui abundantemente curará o dano.
A largura e o formato da copa, assim como a espessura do tronco, fornecem informações aproximadas sobre a idade. Após uma fase de crescimento ativo (40-50 anos), o pinheiro silvestre para de crescer. Todos os recursos são gastos no espessamento do tronco, a copa ganha formato arredondado.
Detentores de recordes vitalícios
O pinheiro é a árvore mais antiga da Terra. O recordista de longa vida recebeu seu próprio nome - Matusalém, em homenagem ao ancestral bíblico. Este é um pinheiro bristlecone nativo da Califórnia. A vida útil estabelecida do gigante é de 4.850 anos, isso é comprovado pela análise de carbono da madeira. A localização da fábrica é mantida em segredo para evitar o fluxo de turistas.
Na Rússia existe um registro de árvores antigas; lá estão listados exemplares com mais de 200 anos. Todos eles estão sob proteção do Estado.