Os materiais de construção de cedro vermelho tornaram-se extremamente populares hoje em dia. Muitas pessoas confundem a árvore com o cedro siberiano, mas são plantas completamente diferentes e que não pertencem à mesma família. Um conhecimento detalhado deste centenário canadense permitirá conhecer melhor as características da planta e dos produtos dela apresentados, que abundam no mercado.
Que tipo de árvore é essa
O cedro vermelho é nativo do Canadá e da América do Norte. Gigantes perenes podem atingir 70 metros de altura e diâmetro de tronco de até 5 metros. A planta vive até 2.000 anos. A árvore pertence à família dos thuja e é correto chamá-la de thuja gigante ou thuja dobrada.
Onde é usado?
A madeira de cedro vermelho é utilizada na construção, na fabricação de materiais de acabamento, parquetes e móveis. Há muito que é utilizado na construção naval e no acabamento de iates.
Recursos benéficos
Existem muitas razões para escolher esses materiais de construção. Vantagens principais:
- A estrutura de fibra reta da madeira garante facilidade de processamento.
- A madeira apresenta baixa condutividade térmica e percentual de encolhimento.
- Não apodrece, não é danificado por insetos nocivos (besouros, mariposas e mosquitos são repelidos pelo aroma sutil e pela força da madeira).
- O cedro vermelho não racha, não deforma e possui alta resistência ao desgaste.
- Baixo grau de inflamabilidade.
- Aroma agradável, alto teor de óleos essenciais que não são alérgenos.
Uma bela aparência é garantida por uma riqueza de tons. A cor transita suavemente do âmbar para o bege e o marrom profundo. Há um efeito benéfico no sistema nervoso e respiratório humano, com a exposição constante as manifestações de reações alérgicas diminuem.
História de origem
O cedro vermelho é comum na Colúmbia Britânica (Canadá) e é encontrado ao longo de toda a costa do Pacífico da América do Norte. O clima rigoroso, o ar úmido e saturado de sal marinho tornaram a madeira dessa árvore durável e pouco suscetível ao apodrecimento. Praticamente não queima, é fácil de processar e fixar.
Area de aplicação
Hoje, móveis de jardim, gazebos e parquet são feitos dessa árvore. O cedro vermelho canadense é utilizado na construção de casas, banhos e saunas.A decoração de interiores de objetos com alta umidade com esse material torna o ambiente mais quente, reduz o risco de incêndio e garante a saturação do ar com fitoncidas benéficos ao homem.
Forro para decoração de paredes, móveis para banho, tudo isso não só tem uma aparência bonita, mas também é funcional. O aroma agradável inerente à madeira dura até 8 anos.
Um terraço ou gazebo feito de thuja dobrada não tem medo do frio e da umidade e mantém sua aparência original. Os móveis feitos com esse material são duráveis e bonitos, a facilidade de processamento do cedro vermelho aumenta a atratividade do material. O parquet feito de thuja dobrada retém o calor, não tem medo da umidade e não seca com o tempo.
Devido à abundância de fitoncidas na madeira e ao seu efeito curativo nos órgãos e sistemas humanos, o cedro vermelho é utilizado no acabamento de quartos infantis.
E em uma casa feita com esse material será quente e confortável, não haverá umidade, os insetos-praga não suportam ficar perto desta árvore.
Processamento de madeira
O cedro vermelho é fácil de trabalhar. Serrar não é difícil, os materiais resultantes não requerem proteção adicional e os materiais de fixação aderem firmemente à madeira. Não racha, não enrola, não contém vazios, nós ou rachaduras. Não requer revestimento adicional para mudar de cor. Ao fixar o forro nas ranhuras, a estrutura mantém-se firme sem secar com o tempo.
Tudo isso permite que você mesmo execute o trabalho de instalação. Eles não requerem grande esforço físico. Neste caso, o proprietário ficará satisfeito com o resultado.
O cedro vermelho canadense apareceu recentemente no mercado interno. Graças à qualidade da madeira, à beleza dos produtos acabados feitos com este material, à facilidade de processamento e instalação, já consolidou a sua popularidade.