O cedro siberiano é uma planta conífera bastante comum. Pode atingir uma altura de 44 metros. O diâmetro do tronco é de 2 metros. Esta árvore tem uma vida útil significativa, que pode chegar a 500 anos. Além disso, segundo algumas fontes, este período é de 800 anos. No entanto, nem todas as pessoas sabem exatamente quanto tempo o cedro cresce.
De que depende o crescimento?
O cedro é uma árvore conífera que pertence à família dos pinheiros.Existem vários tipos dessas culturas, cada uma delas caracterizada por certas características. É digno de nota que no século XV havia um bosque de cedros perto de Yaroslavl. Algumas árvores ainda crescem a partir dele, embora tenham mais de 400 anos. É impossível estabelecer limites depois de tantos anos. O fato é que muitas árvores estão podres por dentro.
O cedro siberiano atinge uma altura de 44 metros. Além disso, a sua esperança média de vida é de 250 anos. No entanto, hoje, as variedades de baixo crescimento são cultivadas em maior extensão. As agulhas permanecem nos galhos por 10 anos, após os quais são renovadas. Os cones são colocados no topo da árvore.
Em condições naturais, o desenvolvimento do cedro é extremamente lento. Uma muda de cinco anos cresce apenas 35 centímetros. Dos 15 aos 25 anos, a árvore cresce 35 centímetros por ano. Ao plantar em área aberta e bem iluminada, a frutificação ocorre após 15-30 anos. Se a planta compete com outras árvores, os primeiros frutos aparecem apenas por volta dos 40-50 anos.
As plantas de cedro passam por vários estágios principais de crescimento em seu desenvolvimento:
- fase inicial - caracterizada pelo crescimento lento da cultura e dura de 5 a 10 anos;
- fase intensiva – dura 10-30 anos;
- a fase final - a cultura retarda gradativamente seu desenvolvimento.
A vida útil do cedro é de aproximadamente 500 anos. Ao mesmo tempo, algumas variedades atingem a idade de 800 anos. Existem centenários de até 3.000 anos, mas são extremamente raros na natureza. Assim, enquanto a árvore atinge a idade máxima, mais de uma geração de pessoas tem tempo para mudar.
A duração do desenvolvimento do cedro até o primeiro cone é determinada por muitos fatores. O papel principal nisso é desempenhado por fatores internos. Trata-se das características de crescimento e desenvolvimento de uma árvore nos primeiros anos de vida. Você também deve levar em consideração a nutrição, fatores externos do solo, localização entre outras culturas e densidade das árvores.
O ritmo e a duração do desenvolvimento dependem do tipo e variedade de cedro. O gênero Sosen inclui variedades siberianas e coreanas encontradas na Rússia. Isso também inclui o cedro anão, que é uma cultura rasteira. A árvore, que cresce em vales protegidos do vento, atinge de 4 a 7 metros de altura. Aos 100 anos, seu tronco chega a 12 metros e tem 25 centímetros de espessura.
O pinheiro anão é caracterizado por um desenvolvimento lento. Sua vida útil média é de 300 anos. O cedro coreano, listado no Livro Vermelho, ao contrário, é uma espécie de rápido crescimento. Atinge uma altura de 40 metros. Além disso, aos 10 anos a planta chega a 1,7 metros. A frutificação da colheita começa aos 20 anos. No entanto, nos primeiros anos a árvore jovem desenvolve-se bastante lentamente. Seu crescimento não ultrapassa 10-15 centímetros.
Freqüentemente, os cedros de pinheiro são caracterizados por uma frutificação precoce e intensa, mas apresentam uma baixa taxa de crescimento. No entanto, existem exemplares que se distinguem pelo crescimento significativo. Por exemplo, as variedades Plantation, On-and-Ona acrescentam 50 centímetros por ano.Ao mesmo tempo, as variedades Subalpina e Esmeralda aumentam 40 centímetros em 12 meses.
Períodos aproximados de crescimento
O cedro tem certos períodos de crescimento e desenvolvimento. Ao mesmo tempo, a germinação da semente, o desenvolvimento das mudas e das árvores adultas apresentam certas características.
Quanto tempo leva para as sementes germinarem?
Para acelerar a taxa de germinação das sementes, elas devem ser estratificadas antes do plantio. Este processo precisa ser feito em etapas:
- Despeje água quente em um recipiente fundo e coloque as nozes lá. Troque a água por água doce todos os dias durante 3 dias. As nozes que flutuam devem ser jogadas fora - estão vazias.
- Trate as nozes com uma solução contendo permanganato de potássio e uma preparação fungicida. Para isso, a composição deve ser diluída em um pequeno recipiente e as frutas ali colocadas por várias horas.
- Prossiga para a estratificação a frio. Para isso, recomenda-se pegar areia fina e calciná-la no forno. Depois disso, as nozes devem ser misturadas com areia na proporção de 1:3.
- Coloque a mistura preparada em um saco de tecido e coloque em uma caixa de madeira com boa ventilação.
- Coloque a caixa na prateleira de baixo da geladeira ou na adega. Para a germinação das sementes, é necessária uma temperatura de +4-6 graus.
É importante ventilar o saco a cada 2 semanas para evitar o apodrecimento das nozes. A germinação da semente começará em 1-1,5 meses. As sementes devem ser plantadas em terreno aberto no outono. Nesse caso, você pode esperar o aparecimento de brotos na primavera. Se as sementes forem plantadas sem pré-tratamento, o cedro só começará a crescer após 1 ano.
Quanto tempo leva para uma muda crescer?
A rapidez com que as mudas crescem depende de vários fatores. Isso inclui o seguinte:
- qualidade da planta;
- a presença de danos ao sistema radicular e seu tamanho;
- condições climáticas e meteorológicas na época do plantio;
- características do solo e parâmetros de sua fertilidade;
- Qualidade do cuidado;
- parâmetros de umidade do ar;
- a presença de outras plantas próximas;
- exposição a roedores e insetos nocivos.
No primeiro ano de vida, a planta costuma atingir 3 centímetros. No próximo ano a colheita duplica ou até mais. Em média, o crescimento do cedro é de 3 a 5 centímetros por ano. Aos 4 anos, as mudas atingem uma altura de 20 a 30 centímetros.
Quando aparecem os primeiros inchaços?
O aparecimento dos primeiros cones depende diretamente do local onde a cultura é cultivada. Nas florestas densas, o cedro começa a dar frutos depois de muito tempo - após 60-70 anos. Se a cultura crescer em local aberto, os frutos aparecem muito mais cedo - aproximadamente entre 15 e 20 anos de idade. Em média, a safra começa a frutificar aos 25-30 anos.
Taxa de crescimento de um cedro adulto
Durante os primeiros 5 anos, o cedro desenvolve-se bastante lentamente. Nesse caso, a cultura pode atingir uma altura de 25 a 35 centímetros. Aos 10 anos, a árvore cresce até 1,5 metros. No entanto, a partir dos 15 anos a taxa de crescimento acelera. Além disso, em 1 ano a árvore cresce de 15 a 35 centímetros. Com os devidos cuidados nesse período, a colheita começa a dar frutos.
O desenvolvimento do cedro possui vários recursos. A taxa e a duração do seu crescimento dependem de muitos fatores - a variedade e variedade da cultura, fatores climáticos e proximidade de outras plantas. Não é de pouca importância a composição do solo e a implementação de regras agrotécnicas no cultivo de uma árvore em uma casa de veraneio.