Descrição e foto do cedro siberiano, suas propriedades e aplicação, como cultivar

O cedro siberiano é uma planta conífera perene. Se você seguir a descrição botânica, é amplamente considerado um pinheiro siberiano. O fato é que a cultura não tem relação direta com os cedros. Esta cultura produz frutos muito valiosos que contêm muitos componentes úteis. Portanto, as nozes e o óleo delas são frequentemente usados ​​​​na medicina popular.


Descrição da planta

Os biólogos acreditam que o cedro siberiano pertence ao gênero Pine. Uma árvore adulta pode atingir 44 metros de altura. No entanto, a altura média costuma ser de no máximo 35 metros.As árvores velhas têm tronco com circunferência de até 2 metros. Além disso, a vida útil dessas culturas pode ser superior a 500 anos.

O cedro siberiano é caracterizado por agulhas verde-escuras, que atingem 14 centímetros de comprimento. As agulhas formam feixes, cada um contendo 5 agulhas. A planta tem raízes bastante curtas. Eles consistem em raízes principais que se ramificam ativamente.

Essas plantas não são encontradas apenas na Sibéria. Os cedros podem ser vistos em Altai e nos Urais, na Mongólia e nas regiões do norte da China. Grandes plantações artificiais de cedro são encontradas em várias regiões da Federação Russa - Vologda, Kostroma, Yaroslavl, Arkhangelsk. A cultura floresce no meio do verão. É necessária a coleta de cones em agosto e início de setembro. As sementes podem ser armazenadas por no máximo 5 a 6 meses. Um período de armazenamento mais longo pode causar envenenamento.

O cedro siberiano se distingue por uma copa densa que lembra o formato de um cone pontiagudo. À medida que a árvore cresce, ela fica mais larga. A casca lisa é inicialmente de cor cinza, posteriormente torna-se marrom-acinzentada e coberta de sulcos. Os ramos jovens atingem uma espessura de 6 a 7 milímetros. Eles são de cor marrom claro e cobertos por grossos pêlos ruivos. Os botões das árvores não contêm resina. Eles têm 0,6-1 centímetros de comprimento.

As agulhas de cedro podem permanecer nos galhos por 2 a 3 anos. Os cones eretos são ovóides ou de formato alongado. A frutificação dos cedros começa no segundo ano após a floração. Após a maturação, o cone atinge 0,06-0,13 metros. Distingue-se por escamas bem comprimidas com placas espessadas. Um cone pode conter de 30 a 150 sementes.

Cedro siberiano

As sementes de cedro são grandes e de cor marrom. Eles não têm asas.Após a conclusão da formação das sementes, elas escurecem. Ao mesmo tempo, os cones diminuem de tamanho. O pico de frutificação ocorre em agosto. Em boas condições, um cedro grande produz de 1.000 a 1.500 cones.

Em condições naturais, os cedros siberianos formam taiga de coníferas escuras. No centro de Altai, uma árvore pode crescer a uma altitude de até 2 quilômetros. Ao mesmo tempo, nas regiões sul aumenta 2,4 quilômetros. A oeste dos Urais, os cedros siberianos são combinados com abetos, lariços e abetos siberianos.

Propriedades úteis de nozes

O cedro é uma das espécies de madeira mais valiosas. Seus grãos contêm muitas gorduras e vitaminas. Eles podem ser usados ​​na indústria alimentícia e na medicina. As valiosas propriedades das nozes estão associadas à sua rica composição. Eles incluem óleo, compostos de nitrogênio, aminoácidos, iodo.

As nozes de cedro também contêm frutose, sacarose, amido e fibras. Eles contêm vitaminas B, A, E. Além disso, o produto inclui taninos, flavonóides e catequinas. A casca contém taninos, lingina, gorduras, resinas e celulose. Também inclui elementos micro e macro.

Os grãos de cedro ajudam a melhorar a memória. Com a ajuda deles, é possível aumentar a resistência a doenças, fortalecer o coração e os vasos sanguíneos e melhorar o funcionamento do sistema nervoso. As cascas das sementes podem ser usadas como material de cobertura morta.

Foto de cedro siberiano

Propriedades medicinais do óleo

Os pinhões são usados ​​para fazer óleo. É um líquido âmbar espesso com um aroma pronunciado de nozes. Esta substância pode ser um análogo completo do azeite. Para garantir que o produto tenha menos contato com o ar, recomenda-se guardá-lo em recipiente de vidro com gargalo estreito. Isso deve ser feito em local escuro e fresco.

Os antioxidantes naturais presentes no óleo de cedro ajudam a manter o frescor do produto por muito tempo. Com o tempo, sedimentos aparecem no fundo do recipiente, mas não representam perigo para as pessoas. Esta substância contém oligoelementos e fosfolipídios.

O óleo de cedro ajuda a controlar os níveis de colesterol. Ajuda a se livrar do excesso de peso. Este efeito pode ser alcançado devido à presença de terpenos na composição.

Dacha de cedro siberiano

Como cultivar cedro

O cedro siberiano pode ser cultivado no jardim. Esta planta precisa de muito potássio. Ao mesmo tempo, não é recomendável adicionar nitrogênio ao solo, pois prejudica o desenvolvimento do sistema radicular. Os cedros jovens devem ser removidos a tempo de remover as ervas daninhas.

Especialista:
Recomenda-se plantar cedro em local livre - longe de abetos. Combina bem com bétulas, mas deve-se manter um certo intervalo entre elas. Antes de plantar o cedro, é importante marcar a área com antecedência. Para que as árvores se desenvolvam normalmente, deve-se manter um intervalo de 9 metros.

Os cedros precisam ser propagados por mudas. No entanto, é melhor plantar plantas cultivadas em recipientes. Eles têm raízes integrais. Ao mesmo tempo, as mudas se adaptam bem e crescem rapidamente. Ao transplantar, as raízes devem ser esticadas e movidas com cuidado para o recesso. É importante garantir que eles não enrolem ou dobrem. A areia deve ser adicionada ao solo pesado. Ao mesmo tempo, é impossível fazer roupa de cama, pois pode abrigar parasitas.

O cedro siberiano requer cobertura morta do solo. Isso ajuda a conseguir ventilação e saturar o solo com oxigênio. A cobertura morta ajuda a proteger a planta do congelamento no inverno e retém a umidade. Deve ser adicionado anualmente para aumentar o tamanho das raízes adventícias.

Vale a pena considerar que o cedro siberiano é considerado uma cultura que adora umidade. Em climas quentes, a planta precisa ser regada regularmente. Nesse caso, é importante focar na secagem do torrão de solo. No outono, o cedro se prepara para um período de dormência. Portanto, você precisa regá-lo com menos frequência. No inverno, praticamente não há necessidade de umedecer as culturas em recipientes.

Cedro siberiano

Possíveis doenças e pragas

Um cedro adulto possui um forte sistema imunológico, o que o torna imune a doenças e pragas. Ao mesmo tempo, as árvores jovens podem sofrer de doenças e parasitas. A patologia pode ser identificada pelo amarelecimento das agulhas, manchas e defeitos ulcerativos no tronco do cedro.

O cedro siberiano pode sofrer de seryanka ou câncer de resina. Esta doença se manifesta na forma de amarelecimento da coroa e formação de úlceras em martelo no tronco. Como resultado, os processos de crescimento param, a fotossíntese é interrompida, a árvore enfraquece e fica sujeita ao ataque de pragas. Em casos avançados pode ser difícil lidar com isso, por isso a colheita tem que ser cortada.

Para excluir tal situação, são necessários exames preventivos. Eles ajudarão a identificar a doença numa fase inicial. É possível eliminar os primeiros sintomas da patologia com a ajuda de produtos como Vectra, Bayleton e Fitosporin.

O cedro siberiano também pode sofrer de ferrugem. Esta patologia é acompanhada pela formação de pequenas bolhas entre as agulhas. Com o tempo eles incham e rompem. Pólen fino de cor vermelha sai de lá. A ferrugem enfraquece a resistência do cedro e afeta negativamente suas propriedades decorativas. Remédios como “Strobi”, “Topázio”, “Hom” ajudarão a eliminar a patologia.

Os parasitas que querem se deliciar com sucos de cedro são atraídos pelo cheiro de suas agulhas. As pragas mais perigosas incluem pulgões do pinheiro, hermes e cochonilhas.Besouros, bichos-da-seda e mariposas também representam uma ameaça. Alguns dos parasitas podem levar à destruição de mudas em questão de semanas. É por isso que é tão importante evitar a propagação de parasitas na árvore.

Cones de cedro siberiano

Para prevenir a infecção, é necessário inspecionar constantemente as agulhas de cedro jovens em busca de ovos e outras alterações incomuns. Quando os parasitas e suas larvas são identificados, preparações inseticidas devem ser usadas imediatamente. Os produtos mais eficazes desta categoria incluem Fufanon, Fitoverm, Iskra. Actellik e Aktara não são considerados medicamentos menos eficazes.

Para evitar a infestação de pragas nas árvores, é importante manter limpa a área ao redor da árvore. Neste caso, é necessário eliminar imediatamente a grama seca e as folhas caídas. Antes da chegada do inverno, é recomendável desenterrar o círculo do tronco do cedro, pois muitas vezes as larvas da praga hibernam nas raízes, o que pode infectar a cultura no próximo ano.

Especialista:
Na primavera, após o derretimento da neve, vale a pena regar o círculo do tronco da árvore com uma solução fervente de permanganato de potássio. Este medicamento ajuda a eliminar larvas de pragas e esporos de fungos. Água fervente não prejudica as raízes do cedro. Ao passar pelo solo frio, o líquido esfria até uma temperatura confortável.

Uso na medicina popular

Na medicina popular, a resina de cedro é frequentemente usada. É a resina do cedro siberiano. Este remédio contém muitos fitoncidas, o que permite seu uso na cicatrização de feridas. Durante os anos de guerra, esta substância até impediu o desenvolvimento de gangrena. A resina consiste em 70% de colofónia. Também inclui 30% de terebintina. Além disso, o bálsamo de terebintina é feito a partir da substância.

A resina é usada para tratar as seguintes patologias:

  • feridas e outras lesões dermatológicas;
  • doenças da cavidade oral;
  • patologias do aparelho respiratório;
  • certos tipos de câncer;
  • doenças do sistema músculo-esquelético;
  • insuficiência cardíaca;
  • patologias dos sistemas nervoso e endócrino;
  • doenças do sistema digestivo.

Ramos de cedro siberiano

Os métodos de tratamento dependem do tipo de problema:

  1. Feridas - neste caso, recomenda-se aplicar resina na área problemática. Você também pode colocar resina nas lesões da pele.
  2. Fraturas – esfregar a área afetada ajuda a acelerar a cicatrização do tecido ósseo.
  3. Defeitos ulcerativos, queimaduras e furúnculos - neste caso, a resina amolecida deve ser combinada com óleo neutro ou vaselina. Mergulhe um tampão no produto resultante e aplique-o na área problemática.
  4. Herpes - na fase inicial da infecção, a oleorresina deve ser misturada em partes iguais com qualquer óleo vegetal. Mergulhe um tampão no produto resultante e aplique-o na área problemática por 20 minutos. O procedimento deve ser realizado a cada 4 horas.
  5. Dor de dente – basta aplicar um pedaço de resina no dente dolorido.
  6. Disfunção erétil - neste caso você precisa pegar 1 colher pequena de resina e misturar com 500 mililitros de vodka. Deixe a composição por 5 dias em local escuro e fresco. Precisa ser sacudido todos os dias. Recomenda-se tomar 3 colheres grandes do produto acabado às refeições. Isso precisa ser feito duas vezes por dia.

Além da resina, agulhas de pinheiro, óleo e cascas de nozes podem ser usadas na medicina popular. As agulhas ajudam a combater o escorbuto. Ao mesmo tempo, a tintura de cascas de nozes elimina com eficácia a surdez, a insuficiência renal e hepática, os distúrbios nervosos e as hemorróidas. A decocção ajuda a lidar com o excesso de pelos.

Cedro siberiano

O óleo de cedro siberiano contém muitos ácidos graxos poliinsaturados. Recomenda-se consumir 20 mililitros todos os dias. O produto ajuda a eliminar o excesso de peso, normaliza a pressão arterial e restaura os lipídios do sangue.

As nozes picadas ajudam a reduzir a secreção de suco gástrico e a reduzir seus parâmetros de acidez. Para atender às suas necessidades diárias de vitamina E, recomenda-se comer 100 gramas de nozes. Também têm efeito preventivo em caso de insuficiência cardíaca.

O aroma do pinho tem um efeito benéfico no funcionamento do aparelho respiratório. As pessoas usam essa característica única da planta desde os tempos antigos.

O cedro siberiano é uma planta conífera perene que pode ser cultivada em seu próprio terreno. Esta cultura tem muitas propriedades benéficas. Portanto, é frequentemente usado na medicina popular para combater uma variedade de patologias.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim