Descrição do cedro libanês e suas variedades, regras de plantio e cuidados

O Cedro do Líbano é uma árvore perene com uma história rica. Suas raízes remontam aos tempos do Antigo Egito. Atualmente, essa variedade é classificada como planta rara e praticamente nunca encontrada em condições naturais. No entanto, os criadores desenvolveram algumas variedades que são adequadas para o cultivo em seus próprios jardins.


Descrição da aparência

Em condições naturais, o cedro libanês pode atingir 50 metros de altura. Além disso, o diâmetro do tronco é de 2,5 metros. Porém, em média, a altura das árvores não ultrapassa 25-30 metros. Eles são caracterizados por uma casca espessa e cinza escura.

Os cedros jovens possuem copa cônica, característica dos representantes da família dos Pinheiros. A partir dos 15 anos, os brotos da árvore são colocados quase na horizontal. Ao mesmo tempo, o formato da parte superior torna-se plano e se expande, lembrando um enorme guarda-chuva.

O cedro libanês possui agulhas tetraédricas de cor azul ou verde-azulada. Forma cachos de 20 a 30 peças. O tamanho das agulhas chega a 4 centímetros. As agulhas são renovadas gradativamente em intervalos de 2 anos. A árvore sintetiza muitos fitoncidas, que são destrutivos para fungos e insetos nocivos.

Os cones da planta são de formato cilíndrico e apresentam tonalidade marrom. Sua largura é de 4 a 6 centímetros e seu comprimento é de 12. Dentro dos frutos existem sementes resinosas não comestíveis, cujo tamanho é de 15 a 18 milímetros. Eles estão equipados com asas leves. O aparecimento de cones é observado apenas aos 25 anos. Ao mesmo tempo, o cedro dá frutos 2 vezes por ano.

A vida útil de uma cultura chega a vários milhares de anos. Ao mesmo tempo, o cedro é caracterizado por um desenvolvimento bastante lento. A cultura é considerada pouco exigente em termos de composição do solo. Suporta facilmente solos argilosos, franco-arenosos e bem conhecidos. No entanto, a madeira dificilmente tolera a umidade estagnada. Ao mesmo tempo, o cedro não é muito sensível à seca prolongada.

Especialista:
A planta cresce bem em áreas ensolaradas. Apesar de sua origem no sul, este cedro é uma cultura resistente à geada que pode suportar temperaturas de até -30 graus.No entanto, geadas prolongadas são destrutivas para a planta. A árvore também não tolera bem as oscilações de temperatura.

Área de distribuição

De acordo com a descrição, os cedros libaneses são encontrados naturalmente em regiões montanhosas da Síria, Turquia, Transcaucásia e norte da Ásia que são inacessíveis às pessoas. Eles também são encontrados na Argélia, Marrocos e no sul da Europa.

Cedro libanês

Variedades de madeira

O pinheiro cedro é considerado uma planta muito popular. É frequentemente usado em projetos paisagísticos. Graças aos esforços dos criadores, foram obtidos vários tipos de cedro libanês que podem ser cultivados em jardins e parques.

Sargentii

Esta variedade foi criada no Japão. Suas características distintivas são consideradas pouco exigentes no cuidado e no plantio. A cultura se desenvolve bem tanto em solos arenosos quanto em áreas rochosas. Portanto, pode ser cultivada em países mediterrânicos. As agulhas têm uma rica cor esmeralda. A copa se espalha pelo solo e a cultura em si é uma variedade semianã.

A altura máxima da planta não ultrapassa 3 metros. Além disso, ao longo de um ano aumenta literalmente 0,2-0,3 milímetros. As raízes da árvore atingem 3 metros de profundidade. Locais sombreados e sem luz solar direta são adequados para o seu desenvolvimento.

Sargentii

Colina do Farol

Esta planta é de tamanho compacto. Ela cresce até 5 metros de altura e possui galhos chorosos. Devido ao seu apelo visual, a cultura é muito popular entre os designers. A variedade Beacon Hill é caracterizada por agulhas verdes brilhantes e exuberantes e um belo tronco dourado.

Esta variedade de cedro é muito difundida, mas se adapta melhor a climas quentes. Seu sistema radicular é coberto por muitos pequenos poros que podem absorver e reter o máximo de umidade.Portanto, esta planta se desenvolve bem em áreas abertas e bem iluminadas.

Colina do Farol

Glauca

Esta árvore se assemelha muito ao cedro libanês padrão. Ela cresce até 50 metros de altura e até 2 metros de diâmetro.Ao longo de um ano, o rendimento aumenta de 1 a 2 centímetros. A casca é de cor escura com notas avermelhadas. À medida que envelhece, a cor do tronco muda. Nas plantas jovens, a casca apresenta uma tonalidade cinza claro e escurece com a idade.

A frutificação do cedro desta variedade começa aos 6 anos. Nesse período, a árvore é decorada com grandes cones de tonalidade roxa. Dentro da fruta existe um óleo aromático especial que fornece à cultura uma proteção confiável contra parasitas. A variedade Glauka é encontrada em muitos jardins e parques. Isto se deve à sua ampla distribuição e fertilidade.

Glauca

Ajuste correto

Para plantar um cedro libanês, é necessário selecionar uma muda e um local adequado. Os especialistas aconselham o uso de plantas saudáveis, que não apresentem rachaduras ou áreas de podridão. É melhor comprar material de plantio em um viveiro local. A melhor opção seriam mudas com raízes fechadas. O trabalho deve ser realizado no outono, antes que o solo congele. É melhor plantar em outubro ou novembro.

Todos os representantes da família Pine são considerados muito amantes da luz. Eles têm dificuldade em aceitar os efeitos do excesso de umidade. As plantas jovens suportam facilmente áreas sombreadas, mas aos 16 anos necessitam de mais luz. Portanto, as mudas de cedro libanês devem ser plantadas em áreas ensolaradas e com argila clara.

Também é aceitável colocar Cedro do Líbano em solo arenoso. Porém, neste caso, a árvore necessita de regas mais frequentes e no inverno existe uma grande probabilidade de congelamento do sistema radicular.É importante que o lençol freático no local de plantio seja bastante profundo. Isso ajudará a evitar o apodrecimento das raízes e o desenvolvimento de infecções fúngicas. Você também deve evitar a influência do vento norte, do ar frio e das correntes de ar.

Mudas de cedro libanês adaptam-se bem a solos soltos e nutritivos. Portanto, pelo menos um mês antes do plantio, vale cavar a área com uma pá e adicionar qualquer matéria orgânica – pode ser composto ou húmus.

Após manipulações preliminares, deve ser feito um recesso de pouso. Seu tamanho deve corresponder às raízes do cedro libanês. Normalmente, os jardineiros aconselham fazer um buraco 30% maior que a bola de terra nas raízes da planta.

O fundo da reentrância deve ser preenchido com uma camada de argila expandida e solo fértil. Você também precisa adicionar 3 baldes de composto ou húmus. Além disso, é recomendável adicionar um punhado de cinza de madeira e alguns punhados de terra de pinheiro. Além disso, você precisa usar um fertilizante combinado para coníferas.

Foto de cedro libanês

Ao plantar uma cultura, é importante garantir que o solo num raio de 2 metros da cova de plantio foi alimentado e desenterrado. Todas as camadas da reentrância devem ser compactadas a cada 15 centímetros. Caso contrário, existe o risco de expor o colo da raiz.

Depois de usar todos os elementos importantes, é necessário misturar bem o conteúdo do buraco com uma pá, cobrir com filme plástico preto e deixar por 3-4 semanas. Isso ajudará a conseguir a formação de uma microflora favorável.

Decorrido o tempo especificado, o abrigo pode ser retirado e iniciado o enraizamento da muda. Ao plantar vários cedros, vale manter uma distância de 8 metros entre eles. As variedades anãs podem ser colocadas em intervalos de 3 metros.

Após a conclusão do trabalho de plantio, o cedro precisa de 3 a 4 semanas para se adaptar às novas condições.Na preparação para o plantio, o buraco geralmente assenta. Em tal situação, é necessário restaurar sua forma e tamanho. Se necessário, é permitido adicionar substrato fértil à cova. É importante que restem 20 centímetros até o topo da reentrância.

Para plantar cedro libanês, é recomendável fazer o seguinte:

  1. Coloque uma estaca de madeira na parte central do buraco para prender o tronco jovem.
  2. Para evitar o apodrecimento do sistema radicular, queime a borda da madeira e trate-a com uma solução fraca de permanganato de potássio.
  3. Se a raiz principal estiver danificada, ela deve ser aparada e tratada com desinfetantes.
  4. Antes do plantio, é aconselhável manter a muda em estimulador de crescimento por várias horas. Isso ajudará a saturar a planta com umidade e substâncias valiosas.
  5. Coloque cuidadosamente a muda perto da estaca e endireite as raízes. É importante que o colo da raiz esteja nivelado com a superfície do solo.
  6. Amarre o tronco da árvore no suporte.
  7. Preencha os vazios ao redor das raízes com solo fértil e compacte.
  8. Regue bem o cedro. Para 1 planta, deve-se usar pelo menos 6 litros de água decantada em temperatura ambiente.
  9. Cubra o círculo do tronco da árvore com uma camada de cobertura morta. Para fazer isso, você pode usar casca, serragem e agulhas de pinheiro caídas.

Como cuidar de uma árvore

Para que o cultivo do cedro seja bem-sucedido, é importante criar condições adequadas para isso. Nesse caso, é necessário seguir uma série de regras de cuidado.

Foto de cedro libanês

Regar e fertilizar

O cedro libanês não tolera o aumento do alagamento do solo. Na idade adulta, resiste bem ao tempo seco. As plantas jovens requerem atenção especial - especialmente 2 semanas após o plantio. Neste momento, recomenda-se regar as mudas em intervalos de 2 a 3 dias.Para 1 planta vale a pena usar 5 a 6 litros de água.

No cultivo de variedades ornamentais, é recomendável evitar o ressecamento do solo no círculo do tronco da árvore. É importante que esteja moderadamente úmido. Para evitar o desgaste da água do solo e facilitar o cuidado das plantas, é necessário cobrir o local de plantio com uma camada de cobertura morta. Ele precisa ser afrouxado periodicamente. Isso melhorará a aeração do sistema radicular e ativará o crescimento das culturas.

Especialista:
A cultura responde bem à irrigação por copa. Porém, este procedimento só deve ser realizado durante secas prolongadas. Deve ser realizado pela manhã ou à noite.

Para alimentar a éfedra, recomenda-se a utilização de produtos à base de potássio e fósforo. Nesse caso, vale a pena usar complexos minerais prontos. Os medicamentos eficazes incluem Agricola e Kemira. Eles devem ser dissolvidos em água ou embutidos no solo antes de serem regados. O cedro libanês precisa ser fertilizado três vezes por temporada. Isso é feito em maio, julho e setembro.

Aparar

A coroa do cedro libanês é formada naturalmente. Portanto, não são necessários procedimentos adicionais para isso. Uma exceção é a situação quando uma árvore possui 2 troncos. Nessa situação, é importante livrar-se do ramo menos desenvolvido.

Árvore madura de cedro libanês

Na primavera e no outono, recomenda-se a realização de podas sanitárias. Este procedimento é realizado enquanto o movimento dos sucos está diminuindo. Neste caso, é necessário eliminar os brotos secos, quebrados e congelados. Após finalizada a manipulação, aplica-se verniz de jardim no local do corte.

Preparando-se para o inverno

Para que o cedro sobreviva normalmente ao inverno, ele precisa estar preparado para o frio. A raça permanece viável quando as temperaturas caem para -30 graus. Na fase de preparação para o inverno, a árvore precisa ser regada abundantemente.O solo úmido protege bem o sistema radicular do congelamento. Você também precisa adicionar turfa ou húmus ao círculo do tronco da árvore. A espessura desta camada é de 10 a 15 centímetros.

As árvores jovens precisam ser cobertas. Para isso, é necessário fazer uma moldura sobre eles e fixar o tecido não tecido. Não é recomendado o uso de filme de polietileno para isso. Não permite a passagem de umidade e ar. À medida que a umidade e a temperatura aumentam, a madeira começa a apodrecer rapidamente.

Controle de pragas e doenças

O cedro do Líbano costuma sofrer de infecções fúngicas. Isso inclui podridão do tronco e ferrugem das agulhas do pinheiro. Para tratamento, você pode usar produtos como “Ordan” e “Abika-Pik”. As plantações devem ser pulverizadas com fluido de trabalho à noite ou em tempo nublado. Os ramos afetados precisam ser podados. Isso evita a propagação de infecções.

Entre as pragas, a árvore pode sofrer ataques do bicho-da-seda do pinheiro e do besouro da casca. Os parasitas podem ser identificados pela presença de densos casulos feitos de teias de aranha. As árvores afetadas causam deformação dos brotos e queda das agulhas. Para destruir parasitas, devem ser usados ​​inseticidas como Actellik, Lepidocid e Arrivo. Os tratamentos são repetidos após 2 semanas.

Reprodução

As plantas coníferas podem ser propagadas por sementes ou estacas. Ao usar o método de sementes, as qualidades varietais da cultura não são preservadas. Portanto, as estacas são usadas com mais frequência. Para isso, é necessário cortar os brotos de uma árvore adulta de 10 centímetros. O trabalho é realizado na primavera - período de inchaço dos botões. As estacas são imersas em água, acrescentando-se um estimulador de crescimento radicular. Depois disso, os brotos estão enraizados na estufa.

Cedro libanês

Para que as mudas criem raízes, recomenda-se fornecer as seguintes condições:

  • alta umidade;
  • afrouxamento regular;
  • substrato especial feito de areia, micorriza e húmus.

Para que isso é usado?

O cedro libanês está listado no Livro Vermelho Internacional - isso se deve ao valor de sua madeira. Esta substância possui excelentes qualidades decorativas e uma série de propriedades valiosas.

O óleo de cedro libanês contém muitos microelementos valiosos, incluindo ácidos orgânicos exclusivos. O uso deste produto ajuda a alcançar os seguintes efeitos:

  • melhoria das funções visuais;
  • remoção de substâncias tóxicas;
  • rejuvenescimento da pele;
  • fortalecimento dos vasos sanguíneos.

O cedro libanês é uma planta única que possui elevadas características decorativas e proporciona benefícios à saúde. Ao mesmo tempo, é importante realizar o trabalho de plantio corretamente e cuidar da cultura de maneira equilibrada.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim