Jardineiros e paisagistas valorizam o cedro por suas propriedades decorativas e aroma florestal específico. Muitas vezes uma bela planta é cultivada a partir de uma muda, pois a germinação das sementes requer mais tempo e condições especiais. Mudas em geral não necessitam de cuidados, mas para o transplante é necessário preparar adequadamente o local. Na jardinagem, existem vários segredos de como plantar e replantar um cedro doméstico, bem como uma árvore silvestre da floresta.
Quando fazer
Geralmente é recomendado replantar as plantas do jardim na primavera para facilitar sua adaptação. No outono, é importante escolher um momento em que ainda não ocorreram fortes geadas.A árvore deve ter tempo para se fortalecer, então há uma chance de que ela crie raízes na primavera.
O cedro é resistente às dificuldades de adaptação sazonal. As plantas coníferas podem ser replantadas em qualquer época do ano.
Os viveiros seguem as regras tradicionais e replantam o cedro na primavera. O período mais adequado é de meados de março a junho. Se precisar transferir uma muda no outono, você deve se orientar pelo clima:
- primeira geada;
- falta de precipitação;
- solo moderadamente úmido.
Instruções de transplante
Uma propriedade comum dos cedros domésticos e selvagens é a alta resistência à geada, exigindo estrutura e umidade do solo. Uma doença comum em vários tipos de cedro é a clorose. Por falta de luz e baixa umidade do ar, as agulhas perdem a cor verde.
Para que uma muda jovem ou uma árvore adulta crie raízes com sucesso, é necessário escolher um local adequado para o plantio. As seguintes áreas são mais adequadas:
- à sombra parcial, com menos frequência ensolarado;
- protegido do vento;
- com solo neutro, levemente ácido, argiloso e de consistência solta;
- com boa drenagem.
O cedro tem um tronco frágil e pode quebrar com ventos fortes. A árvore necessita de ferro, por isso solo calcário pobre neste mineral não é adequado para ela. A muda também precisará de espaço para um sistema radicular ramificado. Um círculo de tronco de árvore exigirá até três metros de diâmetro.
Ao plantar cedro, é importante seguir as regras de proximidade das plantas. As árvores coníferas não são plantadas ao lado de groselhas e groselhas.Os arbustos frutíferos ficam infectados com a ferrugem do cedro e causam câncer de resina. Vizinhos favoráveis - serviceberry, madressilva, framboesa. Para o bem-estar das plantas, também é importante escolher a muda certa e preparar a cova de plantio.
Seleção de material de plantio
Para transplantar da floresta, é melhor escolher cedros jovens com copa pequena, de 5 a 6 anos. Sua altura é de 1 metro e a largura do tronco é de 2 centímetros. Uma árvore adequada deve ser desenterrada com cuidado para não danificar as raízes. Eles estão localizados próximos à superfície do solo e excedem o diâmetro da copa. Para calcular a distância segura para desenterrar uma árvore, use a fórmula: multiplique o diâmetro do tronco por 20.
Ao escolher uma árvore florestal e uma muda de viveiro, é preciso estar atento às mesmas características:
Característica | Descrição |
Sistema radicular | Fechado |
Agulhas | Verde |
Galhos | Elástico, sem danos e casca seca, com botões de crescimento nas pontas |
A árvore da floresta deve ser entregue junto com um pedaço de terra. A muda deve ser adquirida em recipiente ou suas raízes devem estar com terra e embrulhadas em estopa. Uma planta com raízes expostas é difícil de transportar para o local. A remoção do torrão de terra pode danificar os pequenos brotos que fornecem nutrição. Uma muda com raízes danificadas morrerá.
Preparação do solo
Ao plantar cedro, é importante considerar a localização das águas subterrâneas. Se a fonte estiver localizada próxima à superfície, é necessário colocar uma muralha de terra com 1 metro de espessura e 3 metros de diâmetro no local selecionado. A cova de plantio deve ser preparada no centro do aterro.
O procedimento para preparar um local para o plantio de cedro:
- o tamanho do buraco é determinado pelo tamanho do torrão ou recipiente de terra: a profundidade é 10 centímetros maior e a largura é 20 centímetros;
- a drenagem é despejada no fundo do buraco - argila expandida, brita;
- Para fertilizante, misture quantidades iguais de areia, turfa e húmus. Cinzas e agulhas de pinheiro são adicionadas à mistura de nutrientes e colocadas em cima da camada de drenagem na cova de plantio.
Para o plantio na primavera, a cova pode ser preparada no outono. Durante o inverno, suas paredes ficarão mais soltas e a geada atuará como um desinfetante natural. Em qualquer época do ano, a cova para a árvore é preparada duas semanas antes do plantio ou transplante para local permanente.
Processo de plantio
A árvore da floresta deve ser desenterrada para que se forme uma bola de terra nas raízes. A planta é retirada do solo natural a uma temperatura de -5 graus e transferida para um novo local. Você pode obter cedro da floresta de graça, basta pedir permissão ao departamento florestal para cavar. Mas a desvantagem desse método de aquisição de uma árvore conífera é o alto risco de danos às raízes e morte da planta.
Plantar uma muda comprada:
- retire cuidadosamente do recipiente;
- instale no buraco;
- encher com terra até o nível do colo da raiz e compactar;
- despeje bastante água - 5-10 litros.
Ao transplantar o cedro doméstico para outra parte do local, antes de cavar é necessário regar o solo no círculo ao redor do tronco para que a bola de terra fique mais densa. A pré-rega também ajudará a liberar a muda do viveiro de seu recipiente.
Cuidados após o transplante
O cedro transplantado é regado a cada dois dias. A árvore precisa de alimentação. Após o replantio no outono, é melhor usar fertilizantes solúveis em água para que as raízes sejam nutridas junto com a rega. Para cedro transplantado na primavera, prepare cobertura morta com fertilizante misto.
A árvore se beneficia do potássio, mas o excesso de nitrogênio é perigoso. Para manter com precisão o equilíbrio das substâncias, é melhor usar uma mistura especial para plantas coníferas.
Recomendações para iniciantes
Replantar um cedro é uma tarefa simples, mas o resultado nem sempre agrada aos jardineiros novatos. A árvore resistente às intempéries não gosta de mudanças repentinas de localização. As dicas a seguir vão te ajudar a adaptar melhor a muda:
- posicione a árvore de acordo com as direções cardeais à medida que ela crescia no local antigo - a parte sul do tronco deve ficar voltada para o sul, a parte norte deve ficar voltada para o norte. Para isso, antes de cavar, é necessário navegar pelo local e pela floresta com uma bússola e depois colocar marcas no tronco;
- Fixe a muda instalada no buraco em uma estaca para que a árvore cresça de maneira uniforme. Um cedro torto não pode mais ser endireitado;
- Serragem, folhas, turfa e palha são adequados para cobertura morta;
- A escavação profunda do solo não é adequada para cedros com raízes superficiais. Para saturar a terra com oxigênio, basta afrouxar levemente a superfície do círculo do tronco da árvore.
O cedro é plantado a uma distância de 5 a 6 metros de anexos e casas. Um sinal de uma muda estabelecida são as agulhas verde-escuras. Ao longo de um ano, as árvores crescem de 10 a 15 centímetros. Nas pontas dos galhos aparecerão frutos, que se tornarão comestíveis após dois anos. Enquanto isso, com os devidos cuidados, o cedro encherá o ar com um agradável aroma de resina amadeirada.