O sistema radicular do cedro é caracterizado por muitos recursos. Esta planta apresenta uma raiz curta em forma de bastão, de onde se estendem os rebentos laterais em diferentes direções. Nas pontas existem pequenos pêlos radiculares. Nessas áreas forma-se a micorriza, também chamada de raiz do fungo. Se a árvore crescer em solo bem drenado, fortes raízes âncoras aparecerão na raiz principal. Eles são capazes de penetrar 2 a 3 metros na estrutura do solo.
Aparência de raízes
Para cultivar com sucesso o cedro siberiano, é importante conhecer a estrutura do sistema radicular, pois disso dependem o cuidado da planta e o uso de certas técnicas agrícolas.
Se compararmos a planta com o pinheiro silvestre, as raízes do cedro são mais superficiais. Eles estão localizados nas camadas superiores do solo e se aprofundam até no máximo 20 centímetros.
Subterrâneo
O sistema radicular do cedro tem um padrão simples. Sua estrutura inclui uma pequena raiz principal, da qual os processos laterais se estendem em diferentes direções. Existem pequenos pêlos radiculares nas pontas. Representam a matéria-prima para a formação da micorriza. Este termo refere-se a uma raiz de fungo, que consiste em uma combinação de fungos e raízes de culturas.
Devido à presença de fungos nas raízes, a planta perene fica saturada de nutrientes. Além disso, a área de recarga do solo do cedro aumenta significativamente. Ao mesmo tempo, o pinheiro fornece ao fungo açúcares e minerais necessários ao seu funcionamento normal.
Vale a pena considerar que as plantas que possuem micorrizas bem desenvolvidas nas raízes se distinguem pelo desenvolvimento poderoso, possuem copa exuberante e forte imunidade. Ao plantar uma cultura em solo leve, que é permeável ao ar e à umidade, a raiz principal curta fica coberta de raízes âncoras fortes. Eles são direcionados para estruturas profundas de terra e podem ter até 2 a 3 metros de comprimento.
Os rebentos das raízes agarram-se firmemente às pedras e penetram facilmente nas fendas das rochas, ficando ali bem fixados.Se o cedro crescer em solo muito denso e duro, depois de algum tempo as raízes superficiais começarão a morrer. Isto implica uma desaceleração no crescimento da cultura e uma diminuição nos seus parâmetros de rendimento. Além disso, as características decorativas da planta deterioram-se.
Ao mesmo tempo, em áreas onde se acumula muito lixo natural de folhas caídas ou agulhas de pinheiro, as raízes do cedro formam muitas novas raízes adventícias. Estimulam o crescimento e desenvolvimento da árvore, tornando-a estável e produtiva.
Fora
A parte principal das raízes da cultura está localizada na camada superior do solo. Eles vão mais fundo em no máximo 20 centímetros. Durante o desenvolvimento das culturas jovens, observa-se o crescimento ativo das raízes adventícias e do caule principal.
Se a árvore estiver em solo rochoso e crescer em uma área onde prevalece um clima frio, ela pode apresentar raízes do lado de fora. Eles agarram firmemente rochas ou pedras, o que torna a cultura perene mais estável. Graças à presença de raízes superficiais, a planta é capaz de se desenvolver mesmo em solo turfoso frio.
Características de crescimento e desenvolvimento
As raízes do cedro siberiano são consideradas aeróbicas. Isso significa que requer solo bem drenado para seu desenvolvimento normal. É importante que seja leve e contenha nutrientes suficientes.
As mudas jovens distinguem-se pelas raízes superficiais, que se apresentam na forma de raízes localizadas horizontalmente. Eles estão localizados a 10-20 centímetros da superfície da Terra. Depois de algum tempo, observa-se a formação de uma raiz principal, que possui muitos ramos laterais. Eles contêm uma raiz de fungo.Vale considerar que a ausência de micorrizas nas raízes provoca o murchamento da árvore e leva à sua morte prematura.
As raízes adventícias estão presentes em pequenas quantidades. O desenvolvimento da raiz principal ocorre nos primeiros 20-30 anos. Via de regra, não penetra mais fundo no solo do que 80 centímetros. Aos 40 anos, o sistema radicular está totalmente formado. Adquire características inerentes à cultura que está sendo descrita.
Posteriormente, as raízes só ficam mais grossas e longas. A intensidade de crescimento do sistema radicular em árvores com mais de 40 anos depende em grande parte das condições ambientais e da presença de outras plantações próximas à árvore. Assim, na borda da floresta, onde não há árvores grandes por perto, as raízes serão 5 a 6 vezes maiores do que as das plantas que vivem no matagal.
Quando o cedro se desenvolve em solo úmido, que contém muitos nutrientes, é respirável e tem uma composição mecânica leve, formam-se fortes brotos de raízes do tipo âncora. Eles aumentam a resistência ao vento e às fortes precipitações. Se uma planta se desenvolve nas montanhas, em vez de raízes âncoras ela tem raízes superficiais. Eles ajudam a árvore a se firmar em encostas e áreas rochosas.
Tamanho do sistema raiz
Quais são as dimensões do sistema radicular do cedro? Esta cultura é caracterizada por um desenvolvimento lento. O fato é que seu período de cultivo é considerado bastante curto e não ultrapassa 40-45 dias. A formação de raízes ativas é observada durante os primeiros 20-30 anos. Este período de tempo é necessário para o desenvolvimento ativo da raiz principal. Posteriormente, o crescimento do sistema radicular depende das condições de cultivo e da localidade. A presença de vizinhos próximos também é importante.
Após 40 anos, o cedro se desenvolve mais lentamente.Ao mesmo tempo, suas raízes, já formadas aos 30 anos, tornam-se mais longas e grossas. Este processo depende de outras culturas que estejam próximas.
Os cedros que crescem sozinhos têm raízes que cobrem toda a área. Neste caso, o sistema se estende muito além dos limites da coroa. Em tal situação, são observadas até 11 camadas de ramificação radicular. Nas plantas localizadas próximas a outras árvores, os brotos predominam na estrutura do sistema radicular. Ao mesmo tempo, a maioria deles penetra profundamente no solo. Apenas alguns desses fragmentos crescem nos intervalos entre as copas. Nesse caso, o número de pedidos de ramificação não passa de 5 a 6.
Em áreas caracterizadas por baixas temperaturas, o cedro apresenta raízes bem ramificadas. Eles estão localizados perto da superfície da terra.
Além disso, o tamanho das raízes é determinado pelo tipo de planta. Atualmente, existem muitas variedades de cedros obtidas artificialmente, que são convencionalmente divididas nas seguintes variedades:
- alto;
- curto;
- decorativo de baixo crescimento.
É importante considerar que quanto maior o tamanho da cultura, maiores serão as raízes que ela terá.
O cedro siberiano é uma cultura atraente de coníferas que se difundiu nos Urais e na Sibéria. Para que uma planta se desenvolva normal e plenamente, ela deve ter um sistema radicular forte que se adapte às condições específicas de crescimento. Quando há falta de umidade e alta densidade do solo, a planta desenvolve brotos superficiais. Se o cedro se desenvolve em solo leve, ele possui um sistema poderoso com núcleo principal e raízes âncoras.