O cedro da Crimeia é uma cultura muito interessante que se desenvolve bem no clima do sul. Esta planta possui excelentes propriedades decorativas, por isso é muito utilizada para decorar jardins, parques e vielas. Para cultivar esta conífera com sucesso, é importante escolher o local certo para o plantio. O cumprimento das recomendações agrotécnicas básicas não é de pouca importância.
Que raça é essa
O libanês pertence à família Pine. Esta cultura é considerada uma relíquia na botânica.Isso significa que chegou aos dias atuais vindo de uma era geológica anterior. Atualmente, existem apenas 4 espécies desses cedros na Terra. Além disso, o número de variedades silvestres diminui a cada ano.
Em condições naturais, o cedro libanês atinge uma altura de 50 metros. Além disso, o diâmetro do tronco pode ser de 2 a 2,5 metros. A árvore se distingue pela casca espessa e densa, de cor cinza escuro. Ao mesmo tempo, sua estrutura é semelhante a uma escala.
O cedro tem uma coroa cônica de várias camadas. A parte superior tem formato ligeiramente achatado. Portanto, vista de lado, a coroa parece um enorme guarda-chuva, cujo diâmetro é de 25 a 27 metros.
O cedro libanês é caracterizado por agulhas bastante duras de tonalidade verde-azulada. Em alguns lugares apresenta uma cor azul esfumaçada. As agulhas têm formato tetraédrico e até 4 centímetros de comprimento. Todas as agulhas formam feixes de 25 a 35 peças. Ao mesmo tempo, a cada dois anos a vegetação é renovada.
A árvore é caracterizada por cones em forma de barril de tonalidade marrom escura. Atingem 10-12 centímetros de comprimento e 4-6 centímetros de largura. No interior existem pequenas sementes medindo 15-18 milímetros. Possuem asas finas, por isso são transportados pelo vento por distâncias consideráveis. A frutificação ocorre duas vezes por ano. Neste caso, os cones aparecem apenas em árvores com mais de 25 anos.
A conífera também possui madeira incomum. Possui aroma específico, alta resistência e leve tonalidade avermelhada.
Cedros cultivados da Crimeia
Na Crimeia, o cedro libanês é usado há muito tempo como espécie de parque. Plantas relíquias adornam o Jardim Botânico Nikitsky. Além disso, foram plantados lá em 1826.
As variedades mais promissoras que conseguiram se adaptar à Crimeia são os cedros libanês, do Atlas e do Himalaia. Eles se espalharam de Kerch a Sebastopol. No entanto, o cedro da Crimeia vive nesta área há literalmente 150-200 anos. Isto se deve às condições de nutrição do solo não muito favoráveis.
As características distintivas de outras variedades cultivadas de cedro incluem o seguinte:
- Himalaia - distingue-se pelas agulhas longas e finas medindo até 5 centímetros. A planta tem copa baixa e brotos pendentes. A cultura também possui cones bastante grandes.
- Atlas - possui agulhas duras e azuladas, que se distinguem pelo formato cônico. A coroa é colocada em forma de piso.
O pinheiro cedro siberiano também é frequentemente chamado de cedro. No entanto, distingue-se do cedro verdadeiro pelos frutos comestíveis, que se caracterizam pelo excelente sabor. O amadurecimento dos cones é observado a cada 2 anos. Isso ocorre entre meados de agosto e início de setembro.
Como armazenar pinhões
O armazenamento dos pinhões depende da sua variedade. Podem ser descascados ou sem casca, crus ou fritos. Levando isso em consideração, o método de armazenamento também é escolhido. As nozes cruas e sem casca podem ser guardadas na geladeira ou no freezer. No primeiro caso, devem ser colocados em um recipiente de vidro, bem fechado com tampa e colocado na geladeira. Nessas condições, o produto manterá as suas propriedades por um período máximo de 3 meses.
Para armazenar nozes no freezer, elas devem ser colocadas em um saco especial selado para freezer.Neste caso, é importante extrair daí o máximo de ar possível, fechá-lo e colocá-lo na câmara. Nessas condições, as nozes podem permanecer por cerca de seis meses.
As nozes torradas e sem casca podem ser armazenadas por no máximo 3 dias. Após este tempo, o produto desenvolverá um odor desagradável e rançoso.
Os pinhões também ficam bem armazenados em pinhas. Para isso, é necessário colocá-los em uma bolsa de lona, amarrá-la bem com uma corda e pendurá-la em local escuro e fresco. Nessas condições, o produto mantém suas propriedades por no máximo 3-4 meses. Se não houver pequenos roedores em casa, as pinhas podem ser guardadas em caixas de papelão.
Além disso, os pinhões são frequentemente vendidos com casca. Dessa forma, podem ser guardados em bolsa de lona ou recipiente de vidro. Isso deve ser feito em local seco e fresco - longe da luz solar. A vida útil deste produto é de 4 a 5 meses.
Método de propagação de árvore
O cedro da Crimeia pode ser propagado de várias maneiras. Na maioria das vezes isso é feito por meio de estacas.
Procure por mudas
Recomenda-se a colheita das mudas desde o início de abril até o final de maio. Nesse período, a árvore desperta do inverno e se enche de seiva. Recomenda-se a colheita das mudas no início da manhã. Os brotos anuais devem ser colhidos manualmente, em vez de cortados. Nesse caso, parte do galho mãe deve permanecer na estaca, o que ajudará a acelerar o enraizamento. O tamanho do broto deve ser de 5 a 15 centímetros.
Armazenando brotos
Após a coleta dos galhos, eles devem receber condições adequadas de armazenamento. Para isso, é recomendável colocar musgo úmido no fundo de um saco plástico e ali colocar as mudas. Antes do plantio em estufa, os brotos devem ser mantidos em local fresco. Isso é feito a uma temperatura de +1-2 graus.As estacas podem ser armazenadas por no máximo 1 semana.
Antes do plantio em estufa, o material de plantio deve ser tratado com um agente especial. “Kornevin” e “Ukorenit” são adequados para este propósito.
Enraizando estacas
Para enraizar estacas, você precisa fazer o seguinte:
- Prepare caixas com terra solta. Para fazer isso, você precisa misturar areia, solo de coníferas e turfa alta em partes iguais. Faça furos no substrato resultante em intervalos de 10 centímetros.
- Coloque os galhos preparados no solo, aprofundando-os em 3-5 centímetros. Umedeça bem o solo e coloque as plantas em sombra parcial.
- Durante 2 semanas, mantenha a umidade do ar em 30-45% do peso do solo seco. Após o aparecimento das raízes, esse número cai para 20-25%. Em seguida, com rega sistemática, a umidade deve ser aumentada para 95%.
Instruções passo a passo de plantio
Para plantar cedro da Crimeia, é recomendado fazer o seguinte:
- Cave um buraco. Suas dimensões devem ser 30% maiores que as raízes.
- Despeje a drenagem no fundo. Pode consistir em argila expandida ou seixos.
- Adicione areia e turfa ao solo fértil.
- Adicione fertilizante. Composto ou cinza de madeira são adequados para isso.
- Coloque uma estaca no centro do recesso.
- Despeje a maior parte da terra no buraco e despeje um balde de água.
- Quando o solo assentar, faça um pequeno morro.
- Coloque a planta por cima, polvilhe as raízes com terra, compacte a terra e regue a plantação.
- Amarre o cedro ao suporte.
O cedro da Crimeia é uma planta atraente, frequentemente usada em projetos paisagísticos. Para que uma cultura se desenvolva normalmente, ela precisa receber cuidados adequados.