O cedro do Himalaia é uma conífera luxuosa que cresce sem problemas em áreas com climas quentes e úmidos. Esta árvore é considerada um verdadeiro fígado longo. Pode se tornar a decoração de uma casa de verão ou parque por muitos anos. Ao mesmo tempo, a planta ficará cada vez mais atraente a cada ano. Para que uma cultura se desenvolva bem, ela precisa ser bem cuidada.
Descrição da árvore
O cedro do Himalaia é um belo representante da família Pine. A cultura cresce nas regiões montanhosas da Ásia Central. Também está disponível na Índia, Paquistão e Afeganistão.Além disso, a planta é frequentemente encontrada em países europeus - Áustria, República Checa, Alemanha.
Em condições naturais, a cultura pode viver até 1.000 anos. Ao mesmo tempo, manterá as suas propriedades decorativas e aparência majestosa. Algumas das usinas estão localizadas a uma altitude de 3 a 3,5 quilômetros acima do nível do mar.
Nos primeiros anos, o cedro do Himalaia é caracterizado por rápidas taxas de crescimento. Com a idade, a taxa de crescimento diminui gradualmente. Uma árvore madura pode atingir 50 metros de altura. Além disso, em diâmetro ultrapassa os 3 metros. A cultura jovem forma uma ampla coroa em forma de cone, com topo arredondado e sem camadas. As plantas maduras são caracterizadas por uma copa mais arredondada.
Os galhos estão localizados perpendicularmente ao tronco e as pontas caem em direção ao solo. As agulhas de cedro do Himalaia formam espirais. Além disso, pode ser apresentado na forma de longas agulhas simples ou em feixes. As agulhas têm um brilho brilhante. Além disso, sua cor pode ser diferente - do verde ao azulado.
As pinhas femininas têm formato semelhante a um barril alongado, cujo diâmetro é de 5 a 7 centímetros e o comprimento é de cerca de 13. À medida que amadurecem, que dura 1,5 anos, os frutos mudam de cor de azul para tijolo ou marrom-avermelhado. Aos 2-3 anos, as escamas se abrem, o que ajuda a cair as sementes maduras. Eles se assemelham ao formato de um ovo branco, com 17 milímetros de comprimento e até 7 milímetros de largura.
Cada semente tem uma asa marrom clara e brilhante. Isso permite que ela se espalhe por distâncias consideráveis e brote a centenas de metros da cultura-mãe. Vale a pena considerar que o cedro do Himalaia é caracterizado por sementes não comestíveis.
Variedades comuns
Esta cultura possui excelentes propriedades decorativas. Portanto, com base nele, os criadores estão constantemente desenvolvendo novas variedades que diferem na cor das agulhas, durabilidade e características de crescimento. Abaixo está uma descrição de tais cedros:
- Feeling Blue é uma cultura anã rasteira que aos dez anos não ultrapassa 60 centímetros de altura. Em áreas quentes a planta pode atingir 1,5 metros. A cultura está crescendo ativamente em amplitude. Ao longo de um ano, pode aumentar de 30 a 40 centímetros. Graças a isso, a planta forma lindas formas chorosas. A largura de uma planta adulta pode chegar a 3 metros. Esta variedade é caracterizada por agulhas longas e macias de cor azul prateada. Os parâmetros de resistência ao gelo atingem -27 graus.
- Golden Horizon - o crescimento anual desta planta é de 30 centímetros. Ao mesmo tempo, a cultura é capaz de suportar temperaturas que caem até -29 graus. As plantas jovens têm a forma de um arbusto em forma de fonte. Posteriormente, o tronco desenvolve-se de forma mais ativa, com o que a cultura adquire uma forma piramidal com ramos chorosos. Esta planta é caracterizada por agulhas longas e macias. Na primavera e no verão, as agulhas apresentam tonalidade amarelo dourado. Com a chegada do outono, as agulhas tornam-se esverdeadas ou acinzentadas.
- Karl Fuchs é a variedade mais resistente ao gelo, capaz de suportar temperaturas de até -30 graus. É caracterizada por agulhas azuladas e uma coroa estreita. A cultura é caracterizada por um rápido crescimento.Ao longo de um ano, aumenta 30 centímetros. Aos 30 anos, a árvore chega a atingir 10 metros. Além disso, sua altura máxima é de 20 metros. Os rebentos jovens são quase azuis. Com a idade tornam-se verdes, mas a tonalidade azul pronunciada permanece.
- Electra - esta variedade é caracterizada por um desenvolvimento lento e uma cor incomum. As agulhas sombreadas atingem um comprimento de 2 a 3 centímetros. Ao mesmo tempo, as agulhas dentro do arbusto têm uma cor quase azul e as externas têm uma tonalidade azul prateada. A coroa também tem um formato incomum. Os ramos inferiores sobem alto e localizam-se quase paralelos ao tronco. Porém, aos poucos os brotos parecem se desviar da parte central e assumir uma posição quase horizontal. O arbusto é caracterizado por uma forma simétrica que se aproxima de um cone transparente. No entanto, as agulhas exuberantes tornam a aparência da colheita muito original. A planta é resistente ao calcário e apresenta alto grau de robustez. Suporta facilmente a poda e pode tolerar geadas de até -27 graus.
- Snow Sprite é uma variedade bastante original. Parece que suas agulhas estão polvilhadas de neve. Os rebentos jovens distinguem-se pela cor marfim, o que chama ainda mais a atenção pela sofisticação da copa. À medida que a árvore se desenvolve, os galhos ficam amarelos cremosos. A altura média da árvore é de 4 a 8 metros. É melhor plantar a cultura em sombra parcial. Isto ajuda a enfatizar a natureza decorativa das agulhas.
- Pendula é uma planta chorosa caracterizada por galhos fluidos. São tão expressivos que estão associados a motivos de contos de fadas. Esta planta é caracterizada por agulhas verdes escuras com tonalidade azulada. É bastante longo e atinge 3-4 centímetros.A cultura possui lindos cones roxos que crescem até 7 centímetros. Esta variedade pode resistir a geadas de até -25 graus.
Pousar
Recomenda-se mover as mudas desta planta para um local permanente após 3 anos. O cedro do Himalaia deve ser colocado em uma área bem iluminada ou ligeiramente sombreada. A cultura é considerada pouco exigente na composição do solo, mas desenvolve-se melhor em margas leves, com boa drenagem e lençóis freáticos profundos.
Recomenda-se preparar uma cova para o cedro do Himalaia 3 semanas antes do plantio. O solo deve ser escavado num raio de 3 metros do local de plantio. Neste caso, as dimensões do recesso devem ser 1,5-2 vezes maiores que o pedaço de terra. O solo deve ser misturado com turfa e cinza de madeira. Também é permitido adicionar estrume podre e areia ao substrato. A mistura resultante deve ser deixada no buraco para que assente.
Recomenda-se realizar os trabalhos de plantio no início da primavera, quando os botões dos galhos permanecem dormentes. Ao plantar cedro do Himalaia no outono, vale a pena considerar a aparência das árvores decíduas. Eles devem perder completamente as folhas.
Para plantar uma planta, a muda deve ser retirada com cuidado do recipiente e colocada na cova ligeiramente inclinada. Neste caso, recomenda-se endireitar cuidadosamente o sistema radicular torcido. A muda jovem deve ser polvilhada com substrato nutritivo, compactada e bem regada. Depois disso, recomenda-se polvilhar o círculo do tronco da árvore com uma camada de cobertura morta.
Cuidados posteriores
É necessário umedecer o cedro do Himalaia no verão para que o solo não seque. No entanto, é importante evitar a estagnação da umidade. Os nutrientes devem ser adicionados 3 vezes durante a temporada. Recomenda-se que isso seja feito a partir do final de abril.
Até meados de agosto, a planta deve ser alimentada com minerais combinados que contenham muito nitrogênio. A partir de julho, é recomendado o uso de medicamentos que incluam fósforo e potássio.
Periodicamente é necessário afrouxar o círculo do tronco da árvore. Durante o procedimento, é imprescindível eliminar as ervas daninhas. Após o afrouxamento, o círculo do tronco da árvore é coberto com uma camada de cobertura morta. Para isso, recomenda-se a utilização de serapilheira feita de aveleira ou bétula. Também vale a pena usar turfa, composto, serragem. Toda primavera, a cobertura morta precisa ser removida e substituída por uma nova.
Quanto à poda, o cedro do Himalaia requer apenas um procedimento sanitário, durante o qual é recomendado a retirada de galhos machucados e ressecados. O procedimento deve ser realizado na primavera. Isso é feito antes que novos brotos apareçam. O corte de cabelo cacheado radical é realizado em setembro. Graças a isso, o cedro do Himalaia terá tempo suficiente para se recuperar.
Ao cultivar uma cultura em latitudes temperadas, é importante protegê-la do frio. Isto é especialmente verdadeiro para culturas jovens. Quando a temperatura cai para 0 graus, o cedro deve ser isolado. Para fazer isso, o círculo do tronco da árvore precisa ser coberto com uma camada de serragem e ramos de abeto colocados nele.
Recomenda-se amarrar os galhos das árvores com barbante ou enrolá-los com rede. Isso ajudará a evitar que quebrem com o peso da neve.As plantas jovens que ainda não possuem raízes totalmente formadas precisam ser protegidas com arames de sustentação. A serapilheira comum é ideal como material isolante. O fato é que os materiais não tecidos podem provocar o tombamento da cultura.
Como propagar uma árvore
Na natureza, a árvore se reproduz por auto-semeadura. Porém, também é possível obter uma nova colheita no local através da enxertia. No entanto, na maioria das vezes a planta é propagada por sementes. O material de plantio não necessita de estratificação. Para estimular sua germinação, basta mergulhar em água morna por 2 a 3 dias. Alguns jardineiros colocam sementes embebidas em areia umedecida e colocam-nas na geladeira por um mês - na prateleira de baixo.
Em seguida, recomenda-se plantar as sementes em recipientes com uma mistura de turfa e areia. Eles precisam ser cobertos com filme e colocados em uma sala em temperatura ambiente. Nessas condições, a cultura deve ser cultivada por 2 a 3 anos.
Possíveis pragas e doenças
O cedro do Himalaia é caracterizado por forte imunidade e raramente é afetado por doenças ou pragas. Com atendimento de qualidade, a probabilidade de desenvolver patologias é baixa. Porém, às vezes a cultura ainda sofre vários tipos de podridão. Entre as pragas, é suscetível ao ataque de mariposas, mariposas, moscas-serras e mariposas. Quando uma árvore é danificada, é necessário aplicar fungicidas e inseticidas.
Aplicação de madeira
Variedades baixas de cedro do Himalaia são geralmente usadas para decorar chalés de verão. Árvores de grande porte são plantadas predominantemente em parques urbanos. Em qualquer caso, esta cultura apresenta excelentes propriedades decorativas e um elevado grau de resistência. Pode ser usado para resolver os seguintes problemas:
- criação de becos;
- localização próxima a árvores de grande porte;
- formação de sebes;
- decoração de áreas de lazer em parques municipais;
- criando composições com plantas com flores;
- combinação com vários tipos de coníferas;
- crescendo perto de edifícios residenciais ou de escritórios;
- plantar como tênia no centro do gramado.
O cedro do Himalaia é uma cultura decorativa bastante popular que se adapta bem a várias composições paisagísticas. Para que a planta se desenvolva normalmente, ela precisa de cuidados adequados. Ao mesmo tempo, é importante regar a planta em tempo hábil, adicionar nutrientes e fazer podas sanitárias. Não é pouca importância preparar a colheita para o inverno e fornecer proteção completa contra doenças e pragas.