Ao cultivar coníferas, você precisa se preparar com antecedência para o fato de que mais cedo ou mais tarde terá que lidar com a doença do cedro. Existem muitos sintomas que indicam que tipo de doença afetou a árvore. Tendo compreendido as regras de tratamento, você poderá se livrar rapidamente da lesão e evitar a morte da planta.
- A quais doenças e pragas o cedro é suscetível e como lidar com elas
- Ácaro do abeto
- Ácaro aranha
- Pulgão
- Escala de abeto pequena
- Pinheiro Hermes
- Lagarta do cartucho do pinheiro
- Seryanka
- Mariposa
- Doenças de ferrugem
- Bicho-da-seda do pinheiro
- Os primeiros sinais de infecção e doença do pinheiro cedro
- Medidas para melhorar a resiliência das árvores
- Como proteger o cedro de insetos e doenças
A quais doenças e pragas o cedro é suscetível e como lidar com elas
Normalmente, os danos ao cedro siberiano ocorrem extremamente raramente; a árvore é imune a infecções. Com a idade, a resistência da planta diminui, existe o risco de desenvolver doenças fúngicas e mesmo condições desfavoráveis podem causar danos à árvore.
Os fungos geralmente se instalam na planta, especialmente se ela não for bem cuidada ou cultivada em condições de alta umidade. Os insetos também podem causar danos à árvore e provocar o desenvolvimento de doenças.
Ácaro do abeto
O ácaro do abeto, que se alimenta da seiva das agulhas jovens, representa um perigo significativo para o cedro. Depois que as pragas atuam, as agulhas enrugam, perdem a rica tonalidade verde e secam completamente. As medidas para combatê-los são os tratamentos regulares com Fitoverm.
Os remédios populares não podem ser usados: o ácaro resistirá ao tratamento e continuará a parasitar as agulhas de cedro.
Ácaro aranha
A propagação do ácaro em uma árvore não é difícil de reconhecer, a presença da praga apresenta vários sinais. A presença de um inseto é indicada pelos seguintes sintomas:
- teia de aranha fina em agulhas;
- agulhas secas;
- cor amarela das agulhas.
As soluções Fufanon são usadas contra carrapatos, prepare-se estritamente de acordo com as instruções.
Pulgão
Não é difícil identificar pulgões no cedro: insetos bastante grandes ocupam densamente galhos e agulhas de pinheiro. O que fazer para se livrar da praga? Recomenda-se irrigar a árvore com Karbofos. É preferível realizar vários tratamentos em intervalos de 10 dias.
Escala de abeto pequena
A praga provoca queda intensa de agulhas, muitas vezes até pequenos galhos começam a desmoronar. Se as medidas necessárias não forem tomadas em tempo hábil, existe o risco de perda da árvore.
Para se livrar dos insetos cochonilhas, são usados preparações inseticidas.Os tratamentos com lepidocidas são frequentemente realizados, principalmente se a colônia da praga já ocupou todo o cedro.
Pinheiro Hermes
As larvas de Hermes povoam densamente as agulhas de cedro e se assemelham a uma camada cinza. Se você olhar atentamente, pequenos insetos podem ser facilmente distinguidos. As larvas são incapazes de prejudicar uma árvore adulta, mas podem facilmente destruir as plantas jovens. Para se livrar do Hermes, use “Fufanon”, “Iskra” (tratar as agulhas), também é recomendado regar generosamente o cedro com “Aktara”.
Lagarta do cartucho do pinheiro
Você terá que lidar com a lagarta na primavera: com o início do tempo quente, os insetos atacam ativamente as agulhas, roem completamente os galhos e sugam o conteúdo dos botões. Em áreas áridas, o trabalho destrutivo da praga leva à extinção de enormes plantações. Normalmente é utilizado o produto biológico “Lepidocid” (tratamento triplo).
Seryanka
O principal sintoma da doença são formações na superfície dos galhos e tronco do cedro. Na primavera, surge aecídia (massa amarelo-acinzentada). Se não forem tratados, os esporos contidos no aecídio espalham-se rapidamente pela madeira, o que leva ao enfraquecimento da árvore e subsequente morte.
Não será possível lidar com a doença, a única maneira de evitar danos às árvores saudáveis é remover o cedro doente.
Mariposa
A borboleta mariposa não prejudica as coníferas, mas suas larvas, que em maio rapidamente começam a se alimentar de agulhas de pinheiro, são destrutivas. As lagartas destroem tudo em seu caminho, deixando galhos nus (as pragas geralmente comem até mesmo os brotos jovens). Recomenda-se o uso de agentes inseticidas contra o inimigo das coníferas. Um tratamento não é suficiente - 3-4 irrigações das agulhas.
Doenças de ferrugem
Quando afetado por doenças de ferrugem, uma camada branca aparece nas agulhas e nos galhos.A lesão geralmente começa nos botões e, se não for tratada, se espalha rapidamente por toda a árvore. As agulhas do pinheiro cedro caem e as plantas começam a secar. Para tratá-los, use medicamentos fungicidas. Se possível, faça injeções no caule (injetadas sob a casca da conífera).
Bicho-da-seda do pinheiro
Normalmente a praga penetra nos rebentos e botões jovens. A evidência da presença do bicho-da-seda são as pontas deformadas dos galhos. A falta de medidas levará ao ressecamento do cedro.
A medida de controle é a retirada completa das partes afetadas da árvore. Certifique-se de concluir o procedimento borrifando Fastak no cedro.
Os primeiros sinais de infecção e doença do pinheiro cedro
O proprietário de um pinheiro cedro deve ser alertado para a mudança na tonalidade das agulhas. Se as agulhas ficarem mais claras ou cobertas com uma camada desagradável, você deve inspecionar cuidadosamente os ramos afetados. Certifique-se de verificar os rins, pois as pragas geralmente se escondem lá.
O próximo sinal da doença é a queda de agulhas. Se não forem tomadas as medidas necessárias e não for realizado o tratamento, os galhos começarão a secar, indicando que já começaram os danos à madeira.
Medidas para melhorar a resiliência das árvores
Tratamentos regulares e cuidados adequados ajudarão a prevenir doenças do cedro. A irrigação preventiva deve ser feita com inseticidas pelo menos três vezes por temporada. É melhor começar na primavera, é com o início do calor estável que as pragas ativam o seu trabalho.
Monitore a rega: o aumento da umidade do solo é prejudicial à árvore e contribui para a diminuição da imunidade. Uma planta enfraquecida adoece e é atacada por pragas com muito mais frequência.
Como proteger o cedro de insetos e doenças
Para proteger as coníferas do seu jardim contra pragas e infecções, é recomendável plantá-las em um local adequado. As seguintes plantas repelirão insetos e prevenirão o desenvolvimento de doenças:
- hortelã;
- arruda;
- calêndula;
- lavanda;
- mamona;
- sábio.
Entre as árvores, um excelente vizinho do pinheiro cedro seria a nogueira, que repele a maioria das pragas.
Você não deve ter medo de doenças ou insetos que podem prejudicar o cedro - tratamentos oportunos eliminarão os inimigos da árvore e evitarão a morte.
O principal é examinar cuidadosamente a planta, reagir imediatamente quando forem detectadas pragas e não se esquecer dos tratamentos preventivos.