O pinheiro italiano é uma planta ornamental colorida encontrada naturalmente na costa do Mediterrâneo. Esta alta cultura perene pode atingir uma altura de 25 a 30 metros. Na natureza, cresce em locais bem iluminados. Ao mesmo tempo, muitos jardineiros usam a cultura para decorar suas casas de verão. Para que um pinheiro se desenvolva normalmente, ele precisa de cuidados adequados.
Descrição da espécie
O pinheiro italiano Pinia está distribuído por toda a costa do Mediterrâneo.Esta cultura distingue-se por uma coroa densa em forma de cúpula, decorada com agulhas verdes escuras. As agulhas atingem um comprimento de 10 a 15 centímetros e formam feixes de 2 peças. As árvores jovens são caracterizadas por uma copa verde clara, que consiste em agulhas de 5 a 7 centímetros de tamanho.
Esta cultura atinge uma altura de 30 metros. Além disso, sua expectativa de vida é de 400 a 500 anos. As árvores maduras têm galhos direcionados em direções diferentes. Devido a isso, eles são frequentemente transformados em bonsai.
https://www.youtube.com/watch?v=YnocCWurZOg
A frutificação da colheita começa aos 12 anos de vida. Pinia se distingue por nozes em formato de ovo. Na maioria das vezes eles estão localizados individualmente, mas também existem opções emparelhadas. Os cones têm de 8 a 20 centímetros de tamanho. Eles se distinguem por uma cor marrom escura e inclusões claras. O amadurecimento dos frutos é observado em outubro, mas as escamas abrem apenas na primavera. Depois que as nozes amadurecem, elas caem no chão, enquanto o próprio cone permanece na árvore por mais alguns anos.
Variedades populares
O pinheiro italiano, muito difundido ao longo da costa mediterrânica, apresenta muitas variedades. As culturas anãs populares incluem:
- Ouro de Inverno;
- Pinus mugo;
- Pinus pumila Globo.
As últimas 2 variedades são caracterizadas por um desenvolvimento muito lento. Na aparência, eles se parecem mais com arbustos do que com árvores. Existe também um híbrido de pinheiro coreano e italiano. É chamado de cedro coreano. A casca da planta tem uma tonalidade marrom-acinzentada e está coberta de fissuras. Neste caso, a coroa tem formato de cone.
Pinia espanhola é mais comum em áreas rochosas. Tem uma altura pequena. Nesse caso, os brotos da árvore quase encostam no chão. Graças a este formato, a árvore é resistente a ventos fortes.
Gama natural
Esses pinheiros são encontrados não apenas na Itália, mas em toda a região do Mediterrâneo. Podem ser vistos na Europa, na Península Ibérica. Neste caso, a Ásia Menor pode ser considerada o ponto final. Nas montanhas, a cultura pode crescer em altitudes de até 1 mil metros. Espécimes únicos da planta são encontrados na Geórgia, na Crimeia e no Cáucaso.
Como plantar corretamente
Ao adquirir uma cultura para cultivar no seu próprio terreno, é importante considerar que ela dificilmente suporta o frio. Por exemplo, o pinheiro italiano não cresce na Sibéria, como o cedro. É permitido plantar apenas na zona intermediária e no sul.
Ao plantar uma safra, vale a pena considerar as seguintes características:
- Seleção do local e preparação do solo. O pinheiro precisa de luz solar suficiente. Recomenda-se plantá-lo longe de grandes lavouras. Argila arenosa seria uma opção adequada. Porém, a cultura se desenvolve bem em solo solto.
- Seleção de mudas e datas de plantio. Somente uma árvore saudável com não mais de 50 centímetros de altura é adequada para cultivo no local. Recomenda-se que os trabalhos de plantio sejam realizados no início da primavera ou no outono.
- Preparando o recreio. Seu diâmetro mínimo é de 60 centímetros e sua profundidade é de 50.
- Criando uma camada de drenagem. Pode consistir em pedra britada. Neste caso, a espessura dessa camada deve ser de 15 a 20 centímetros.
- Preparação de fertilizantes. O húmus deve ser usado como nutriente. Recomenda-se misturá-lo com grama e areia na proporção de 2:2:1.
- Plantando uma planta. É importante retirar o recipiente das raízes com o máximo cuidado possível. A muda deve ser instalada de forma que fique no centro da cova. Depois disso, as bordas precisam ser cobertas com uma composição nutritiva e o solo compactado.
- Umedecimento do solo. Recomenda-se usar 1-3 baldes de água para 1 planta.Quanto maior a muda, mais umidade ela necessita.
- Cobertura do círculo do tronco da árvore. Para isso, é permitido o uso de turfa ou terra preta.
Cuidados adicionais
Para que a planta cresça e se desenvolva normalmente, ela precisa de cuidados adequados. Os pinheiros precisam ser regados conforme necessário. A primeira umedecimento do solo é realizada no início da primavera. Graças a isso, a cultura poderá se recuperar do frio e intensificar seu crescimento.
No verão, o pinheiro italiano é regado apenas no calor mais extremo. Neste caso, é aconselhável instalar um sistema de irrigação que forneça umidade à copa. Graças a isso, as agulhas manterão sua cor rica. Recomenda-se regar o pinheiro apenas de manhã ou à noite.
Recomenda-se adicionar nutrientes uma vez por ano. Para isso, vale a pena usar compostos especiais para coníferas. É melhor alimentar o pinheiro na primavera - durante o período de ativação dos processos de crescimento. Árvores com mais de 15 anos não devem ser fertilizadas.
Controle de pragas
O pinheiro italiano é considerado uma cultura bastante resistente. Porém, às vezes é atacado pelos seguintes insetos:
- Ácaro subcortical do pinheiro - provoca amarelecimento e ressecamento dos brotos e aparecimento de fissuras na casca. Neste caso, a árvore deve ser tratada com acaricidas.
- Hermes - neste caso as agulhas ficam claras e quebram.Na superfície do suco que sai dos brotos, há um fungo preto fuliginoso. Os inseticidas ajudarão a destruir os parasitas.
- Os insetos cochonilhas fazem com que as agulhas sequem e caiam. Lidar com esses parasitas pode ser muito difícil. Nesse caso, o tronco da árvore precisa ser amarrado com palha ou estopa. Antes de os botões se abrirem, a planta deve ser pulverizada com inseticidas.
- Inseto conífero - a atividade das pragas provoca o enrolamento e amarelecimento das agulhas. Se a planta estiver coberta de insetos, eles parecem geada. Para eliminar os parasitas, recomenda-se pulverizar a cultura com solução de tabaco uma vez por semana.
Métodos de reprodução
Na maioria das vezes, o pinheiro italiano é propagado por sementes. O material de plantio amadurece em outubro, então é nessa época que precisa ser colhido. Neste caso, o amadurecimento completo das nozes ocorre 3 anos após a formação do cone. O melhor é colher a fruta e colocá-la perto da bateria. Quando o cone se abre, as sementes podem ser colhidas e plantadas. É melhor mantê-los em temperatura baixa por um tempo.
Jardineiros experientes propagam o pinheiro italiano por enxertia. No entanto, este método não é adequado para iniciantes. É considerado muito trabalhoso e requer conhecimentos e habilidades adequadas.
Aplicativo
O pinheiro italiano é uma cultura bastante comum, que apresenta excelentes propriedades decorativas e frutos saborosos e saudáveis. Portanto, a planta encontrou ampla aplicação em diversas áreas da vida.
Todas as partes da cultura possuem características medicinais diferentes. Na medicina popular são usados para combater inflamações e parasitas. Essas substâncias também possuem propriedades diuréticas.
Para fins decorativos
O pinho italiano caracteriza-se por um aspecto muito atraente. Portanto, a cultura fica ótima em qualquer canteiro de jardim. A planta combina bem com quase todas as plantas. É melhor usar a cultura para decorar canteiros rochosos. Ao mesmo tempo, é importante evitar colocar plantações altas e densas nas proximidades, uma vez que o pinheiro dificilmente tolera condições de aglomeração. O musgo é frequentemente plantado nessas áreas para absorver a umidade restante.
Uma colheita adulta combina bem com plantas decíduas. Alguns designers plantam vários pinheiros italianos no local ao mesmo tempo. Neste caso, o intervalo entre eles deve ser de 3 a 4 metros.
A rica cor das agulhas combina bem com qualquer plantio. O pinho fica bem com arbustos baixos e ervas. Este design parece especialmente atraente no outono. Neste caso, as agulhas verdes destacam-se efetivamente contra o fundo da grama clara.
Para deixar o pinheiro menos largo, ele pode ser amarrado de forma decorativa. Esta solução de design é perfeita para pequenas áreas.
Usos de nozes
Árvores com mais de 12 anos dão frutos. 1 planta produz em média 45 cones. Uma grande colheita pode se tornar uma fonte de 7 a 9 quilos de sementes saborosas e saudáveis. As nozes deste tipo de pinheiro são adicionadas aos pratos italianos. Eles contêm muitas vitaminas e microelementos. A planta contém fósforo, magnésio, zinco, potássio, manganês e ferro.
Os pinhões italianos podem ser usados para marinar a carne. Para fazer isso, eles são fritos, resfriados e moídos até virar pó. Graças a isso, os pratos adquirem notas de pinho.
O pinheiro italiano é uma cultura bastante popular, que apresenta excelentes propriedades decorativas e produz frutos saborosos e saudáveis. Para que uma planta se desenvolva normalmente, ela precisa receber cuidados completos e de qualidade. A proteção das culturas contra pragas não é de pouca importância.