O pinheiro da montanha Ophir é um arbusto conífero que cresce naturalmente nas montanhas do sul da Europa. Uma das principais vantagens da planta são suas excelentes propriedades adaptativas e a capacidade de resistir a diferentes condições climáticas. Além disso, a cultura possui excelentes qualidades decorativas, o que ajuda a utilizá-la ativamente no paisagismo. Para que a planta se desenvolva normalmente, ela precisa de cuidados adequados.
Descrição detalhada
Os representantes desta variedade pertencem às árvores anãs. Aos 10 anos, Ophir mal chega aos 70 centímetros.Às vezes, sua altura não ultrapassa 50 centímetros. O tamanho máximo é de 1,5 metros. Ao mesmo tempo, a copa da cultura chega a 1 metro aos 10 anos. A maior figura tem 2 metros. Este pinheiro é considerado um fígado longo. Em condições favoráveis, pode viver até 100 anos.
O pinheiro da montanha Ophir é caracterizado por um sistema radicular superficial com forte ramificação. A cultura possui uma coroa redonda em forma de almofada. No entanto, com o tempo torna-se largo e em forma de cone. O topo do tronco é coberto por casca marrom, de cor acinzentada. À medida que a árvore amadurece, ela fica coberta por pequenas escamas marrom-claras. O pinheiro Ophir é caracterizado por rebentos densamente ramificados. Neste caso, os ramos inferiores espalham-se e dobram-se para cima.
O pinheiro tem agulhas duras e brilhantes. Além disso, o comprimento das agulhas não ultrapassa 4 metros. Em uma axila há 2 agulhas, que giram em direção ao broto em forma de foice. As agulhas têm uma rica cor verde. No entanto, no inverno ficam amarelo-limão. A árvore é caracterizada por botões ovóides marrons alongados. Eles são bastante afiados e têm 6 milímetros de comprimento.
Os cones se formam em uma cultura cultivada. Isso só acontece aos 6-7 anos de idade. Eles ficam pendurados individualmente, mas às vezes formam 2 a 3 peças. Cada fruta mede até 4 centímetros. A cor dos botões varia do marrom escuro ao avelã. Demora 2 anos para amadurecerem. Com a chegada do inverno, os frutos se abrem. Dentro dos cones há sementes aladas que lembram nozes pretas.
Vantagens e desvantagens da madeira
A variedade Ophir apresenta uma série de vantagens importantes. As principais vantagens da cultura incluem o seguinte:
- baixos requisitos de manutenção;
- cor decorativa incomum que muda ao longo do ano;
- resistência a mudanças significativas de temperatura;
- aroma curativo de pinho que ajuda a purificar o ar;
- formato elegante - a árvore não tem tendência a crescer de forma caótica.
Ao mesmo tempo, a cultura também apresenta desvantagens. Não deve ser colocado perto da estrada. A planta é altamente sensível à poluição do ar. Num ambiente assim, pode enfraquecer e até morrer.
Aplicativo
Pinus mugo Ophir é considerada uma excelente planta para formar composições decorativas. Esta planta é perfeita para resolver os seguintes problemas:
- criando fronteiras;
- paisagismo de terraços, praças e parques;
- criação de jardins ornamentais;
- fortalecimento de encostas e encostas;
- criando composições com plantas herbáceas e coníferas.
O pinheiro-da-montanha desta variedade pode ser utilizado como tênia ou formado em composições de grupo com a sua participação. Porém, é importante considerar que a cultura dificilmente suporta a poluição atmosférica. Portanto, não deve estar localizado próximo a estradas com tráfego intenso.
Requisitos de pouso
O pinheiro Pinus mugo Ophir prefere áreas abertas e ensolaradas que não tenham umidade estagnada. A cultura perene desenvolve-se bem nas encostas. Um substrato feito de grama, turfa, areia e cascalho é adequado para a planta. Porém, em geral, qualquer tipo de solo é adequado para a cultura, exceto argila pesada e turfeiras limpas.
Recomenda-se o plantio de coníferas no final de abril. Neste caso, você precisa escolher um dia nublado ou trabalhar tarde da noite. O intervalo entre os arbustos deve ser de 90 a 140 centímetros. É importante considerar que o pinheiro cresce em largura.
Uma camada de brita ou cascalho deve ser colocada no fundo da cova de plantio. Sua espessura deve ser de 20 centímetros. Uma camada de drenagem é necessária para proteger o sistema radicular do excesso de umidade durante o derretimento da neve e chuvas fortes.
Recomenda-se adicionar ao solo uma composição mineral combinada para coníferas durante o plantio. Produtos como “Pokon”, “Fertika”, “Buyskoe” são perfeitos para isso. É importante respeitar rigorosamente a dosagem.
Cultivo adequado
O pinheiro da montanha Ophir é considerado pouco exigente em termos de cuidados e resistente à geada. Não é muito suscetível a doenças e parasitas, mas não tolera bem a seca prolongada e é caracterizado pela sensibilidade à poluição do ar.
Para manter a decoratividade e fortalecer a imunidade da planta, ela precisa receber cuidados de qualidade. A variedade Ophir é considerada muito amante da umidade. Portanto, a cultura precisa ser regada sistematicamente. Em climas quentes, é recomendável fazer isso uma vez por semana. Recomenda-se também borrifar a coroa com água fria.
O pinheiro Ophir não requer fertilização frequente. Na primavera, é permitido alimentar a árvore com substâncias nitrogenadas, destinadas às coníferas. Graças a isso será possível estimular o crescimento do verde. No final do verão, vale a pena utilizar produtos minerais que fortaleçam a imunidade da cultura e aumentem sua resistência a doenças e pragas.
Ao cultivar pinheiros desta variedade, é imperativo soltar e aplicar cobertura morta no solo. O primeiro procedimento satura o solo com substâncias valiosas e, assim, acelera o desenvolvimento dos processos radiculares.Recomenda-se cobrir o solo durante o plantio. No verão, vale a pena usar grama cortada, composto ou turfa para isso. No outono, ramos de abeto ou casca picada são usados como cobertura morta.
Aparar
Esta variedade anã não requer poda radical sistemática. No início da primavera, a lavoura necessita de um procedimento sanitário, durante o qual vale a pena se livrar dos galhos quebrados, enfraquecidos e secos.
Se necessário, é permitido realizar a formação de coroas. Ophir aguenta bem ser cortado. Neste caso, vale a pena retirar os rebentos salientes e os ramos que crescem no seu interior. Também é recomendável eliminar elementos que interfiram na criação da forma correta.
Métodos de reprodução
É permitida a propagação da cultura por sementes, estacas e enxertia. No entanto, o primeiro método geralmente é usado apenas por criadores profissionais. Este é um processo muito trabalhoso que requer conhecimentos específicos. Provavelmente, os jardineiros iniciantes não conseguirão obter uma planta com qualidades maternais.
Esta variedade também não tolera muito bem cortes. Esta árvore tem pouca resistência para a formação de raízes e enraizamento de alta qualidade. Se, mesmo assim, o jardineiro decidir fazer estacas, recomenda-se colher ramos anuais de pinheiro com tamanho não superior a 10 centímetros. As mudas devem ser cortadas de forma que o talão fique na parte inferior do broto. Nesse caso, para o plantio, o jardineiro pode utilizar um substrato especial - turfa, areia, solo de jardim.
A propagação da cultura por enxertia é considerada o método mais confiável. Como porta-enxerto vale a pena usar brotos de uma árvore silvestre com 4 anos de idade. Porém, é importante considerar que este método é considerado bastante complexo.
O pinheiro da montanha Ophir é uma cultura ornamental atraente que se adapta bem a uma ampla variedade de composições paisagísticas. Para que o cultivo de uma árvore seja bem-sucedido, é importante prestar-lhe cuidados de qualidade.