Regra geral, durante a época, o trabalho principal da dacha visa criar condições óptimas para o crescimento e desenvolvimento de plantas cultivadas úteis. Mas também é preciso estar atento para preservar a qualidade da colheita dos frutos silvestres. Muitos residentes de verão estão preocupados com o motivo pelo qual as bagas maduras de groselha quebram e como prevenir esse fenômeno. Na resolução do problema, é importante levar em consideração o tipo e estrutura do solo, a topografia do local e as nuances climáticas da região.
Motivos principais
A groselha preta é considerada uma cultura despretensiosa, cujo cultivo não causa muitos problemas.A planta é uma planta que adora umidade, mas na hora de regar é importante seguir algumas regras.
A irrigação frequente do solo é realizada antes do enchimento dos frutos. Se o regime de irrigação não for alterado, os arbustos ganham excesso de umidade e as groselhas maduras começam a estourar.
Também não podemos descartar os caprichos do tempo. Se, após rega intensa ou chuva prolongada, esfriar repentinamente, a umidade para de evaporar e a umidade do solo aumenta. A estagnação do líquido pode causar rachaduras nos frutos.
O que fazer se as bagas de groselha quebrarem
É necessário restaurar o regime de rega. Neste caso, é levada em consideração a região onde a groselha é cultivada. Na região Sul, o solo é irrigado uma vez por semana. Nas regiões setentrionais, as regas mais frequentes do solo são realizadas antes da maturação dos bagos (nas fases de floração e formação dos ovários). E durante os períodos de enchimento e colheita dos frutos, a rega dos arbustos é reduzida.
É aconselhável plantar arbustos de groselha em áreas inclinadas. Nesse caso, o excesso de água durante a irrigação e a umidade da chuva serão drenados naturalmente, eliminando o excesso de umidade do solo sob os arbustos. Em áreas localizadas em terras baixas, podem formar-se pequenos montes onde são plantadas as culturas.
Medidas de prevenção
Para evitar rachaduras nas bagas de groselha preta, é necessário evitar a estagnação da umidade no solo. Principais eventos:
- É aconselhável equipar sistema de drenagem superficial em áreas localizadas em várzeas. A água coletada do derretimento, da chuva e das enchentes é descarregada no esgoto pluvial. Ou, em uma área plantada com arbustos de groselha, são cavados canais especiais para coletar e drenar o excesso de umidade;
- A estagnação da umidade pode ser causada por solo muito pesado (argiloso). Nesse caso, a maneira mais fácil é mudar a estrutura do solo.Para escoar a água mais rapidamente, solos argilosos são misturados com areia;
- O afrouxamento regular do solo pode ser considerado uma medida preventiva. Graças a isso, a umidade irá evaporar mais rapidamente e penetrar profundamente no solo;
- canteiros com cobertura morta evitam que o solo seque rapidamente. Graças a uma camada de palha de 10 a 16 cm de espessura, será possível regar os arbustos de groselha uma vez por mês. Neste caso, você não terá que se preocupar com o encharcamento repentino do solo no caso de uma chuva repentina e prolongada;
- Plantas que gostam de umidade (íris, rododendros, samambaias) plantadas ao lado de groselhas ajudam a regular a umidade do solo.
Para que os arbustos de groselha cresçam em solo mais seco, você pode plantá-los em uma área artificialmente elevada. O relevo é alterado de forma que a chuva e a água do degelo fluam naturalmente em direção ao sistema de drenagem.