As groselhas são frequentemente suscetíveis a várias doenças e pragas. Na sua região, você pode observar como as folhas perfumadas da groselha se enrolam por causa dos pulgões ou da ferrugem, e os frutos caem sem motivo antes de amadurecerem. Isso também inclui a natureza turva das groselhas vermelhas e pretas. Que tipo de doença é, por que ocorre e como lidar com ela, você deve saber com antecedência.
Descrição e causas da doença
Importante! A principal razão para a infecção de arbustos com terry é a presença do ácaro da groselha.A infecção pelo parasita ocorre durante a renovação da plantação. Os ácaros podem ser introduzidos durante o plantio de novas mudas. Outra opção é usar ferramentas de jardim não tratadas. Se você cortar os galhos de uma árvore jovem infectada e depois de um arbusto saudável, a doença certamente será transmitida.
O ácaro renal é apenas um portador da doença. A doença em si é a atividade vital de um vírus microscópico, que se desenvolve muito ativamente nos vasos da planta. Movendo-se junto com o suco ao longo dos brotos, atinge todo o arbusto. Se no primeiro ano de vida a doença pode não se manifestar, à medida que a groselha ganha força, ela começa a ser suprimida pelo vírus do microplasma. Então não só a folhagem sofre, mas também as inflorescências.
Como resultado da infecção completa das groselhas com o agente causador da doença de Terry, a variedade degenera e retorna ao estado de crescimento selvagem. Outro nome para a doença é reversão da groselha.
Sinais de Terry
A flor de Terry é uma doença infecciosa grave dos arbustos de groselha preta, que leva à degeneração das variedades e das próprias plantações. A doença pode ser detectada pelos seguintes sintomas:
- Presença de grande número de ramos com folhas pequenas que não apresentam cheiro específico de groselha.
- Além da vegetação, o terry pode ser determinado, e muitas vezes isso acontece, pelas flores. Se as groselhas normalmente têm flores amarelas, no lugar das quais aparece uma baga verde após a floração, então a planta doente tem flores rosadas ou roxas. Podemos dizer que estão vazios, depois deles não se forma um ovário.
- No final de cada broto aparecem folhas trilobadas verde-escuras defeituosas.
- Pequenas veias são praticamente invisíveis nas folhas.
- Um arbusto doente floresce mais tarde e formam-se frutos muito pequenos.
Se você detectar o terry a tempo e iniciar o tratamento, será possível salvar as plantas de frutos silvestres. Caso contrário, você terá que se desfazer da nova variedade adquirida de groselhas grandes antes de frutificar.
Como a infecção do mato se espalha?
Segundo os jardineiros, não só o ácaro dos botões é portador do vírus, mas também outras pragas de insetos:
- pulgão;
- os insetos são herbívoros;
- ácaro-aranha
Microrganismos patogênicos podem se espalhar durante a propagação do arbusto: durante o corte, separação dos brotos laterais. De qualquer forma, o material de plantio já está infectado com o vírus. É difícil determinar a doença em mudas jovens, pois o vírus pode não se manifestar externamente. Mas um ou dois anos após o plantio, a planta morrerá lentamente.
Métodos para combater o defeito
A doença de Terry é uma doença muito perigosa nas plantações de frutas silvestres. Você não conseguirá se livrar dele completamente. Mesmo que a planta seja destruída pela raiz, o vírus ainda está presente nela. Portanto, é impossível enxertar brotos jovens em um toco onde cresceu um arbusto doente.
Importante! O vírus só pode ser destruído junto com o mato.
Então, como lidar com Terry? O principal é proteger suas terras do ataque do “inimigo” ou evitar que um patógeno existente se espalhe. Em primeiro lugar, trata-se do ácaro renal:
- O tratamento da groselha preta viral ocorre pela poda dos brotos afetados pelo ácaro dos botões e pela remoção dos botões doentes. Na primavera, os assentamentos de ácaros nos rins tornam-se especialmente visíveis. Antes que tenham tempo de abrir, ficam inchados e não densos. Esses botões devem ser cortados e destruídos. Se houver muitos botões, todo o broto será removido. O procedimento deve ser concluído antes da abertura dos botões.
- A água quente é muito eficaz no combate aos carrapatos. Os brotos infectados são cortados em madeira saudável. Os galhos restantes são amarrados e escaldados com água, cuja temperatura deve ser de até 80 graus. As estacas de galhos doentes são sempre destruídas, na primavera você pode queimá-las com a folhagem do ano passado.
- Para combater a groselha e os ácaros, você pode usar preparações especiais que possuem propriedades inseticidas. São eles: enxofre coloidal, solução Lepidocid, Bitoxibacilina, Fufanon, Akarin e outros, que são vendidos em lojas especializadas. É importante dosar o produto de acordo com as instruções.
A doença da groselha vermelha é semelhante. Assim, o tratamento é o mesmo. Todos os procedimentos descritos acima podem ser utilizados para preservar as plantações de groselha vermelha e branca.
Métodos tradicionais de combate a Terry
Entre os métodos populares de tratamento de plantas contra ácaros e pulgões, portadores do vírus, destacam-se os seguintes remédios:
- pó de tabaco, infusão;
- infusão de alho;
- infusão de casca de cebola.
Todos os tratamentos devem ser realizados somente quando as pragas forem detectadas.
Ações preventivas
É muito importante seguir as seguintes recomendações de jardineiros experientes:
- Na compra de novas mudas, o material é cuidadosamente selecionado. As melhores compras são consideradas mudas de viveiro ou de jardineiros conhecidos e confiáveis.
- É necessário monitorar o estado dos animais jovens, pois externamente a doença pode demorar cerca de 4 anos para se manifestar. Neste caso, os arbustos adquiridos são plantados longe da planta adulta.
- Ao propagar groselhas por meio de estacas, apenas arbustos de groselha saudáveis são escolhidos como planta-mãe.
- Você deve escolher variedades que sejam resistentes a doenças e pragas.
- Os arbustos são inspecionados regularmente quanto a danos causados por ácaros.
- Poda oportuna e correta. Se os brotos forem podados severamente, brotos jovens aparecerão em grande número a partir da raiz. Eles atraem pragas, principalmente ácaros e pulgões.
Somente uma abordagem integrada ajudará a lidar com infestações massivas de arbustos de groselha com felpa.
Qualquer um dos tipos e variedades de groselha é atacado anualmente por um grande número de pragas, mas a mais perigosa é o vírus Terry. É insidioso porque o único método de se livrar dele é a destruição total das plantações. As medidas preventivas visam apenas o combate aos seus portadores.