O efeito positivo das ervas secas na melhoria da saúde humana foi comprovado há muito tempo. Portanto, os jardineiros tentam estocar ervas e arbustos de várias plantas no verão. Por exemplo, a influência positiva das groselhas não reside apenas nos seus frutos. Porém, para preservar o máximo de propriedades benéficas, é preciso saber quando colher as folhas de groselha e como secá-las corretamente.
- Benefícios das folhas secas de groselha preta e vermelha
- Onde é usado?
- Na culinária
- Na medicina popular
- Em cosmetologia
- Quais folhas são adequadas para a colheita de inverno?
- Quando coletar?
- Como secar bem as folhas de groselha?
- Ao ar livre
- No forno
- Em uma secadora especial
- Fermentação
- Duração e condições de armazenamento em casa
- Receitas populares de chá saudável e saboroso
- Contra-indicações existentes
Benefícios das folhas secas de groselha preta e vermelha
A groselha contém muitos microelementos, vitaminas e aminoácidos úteis. Graças a isso, a coleção é famosa por:
- propriedades de fortalecimento imunológico;
- efeito antiinflamatório;
- efeito benéfico no sistema circulatório;
- efeito desinfetante.
As folhas de groselha são especialmente úteis para pessoas idosas. Infusões e chás são frequentemente usados para fortalecer os vasos sanguíneos, manter a qualidade da visão, estimular o músculo cardíaco e aliviar a aterosclerose.
Onde é usado?
As substâncias benéficas contidas na groselha preta são amplamente utilizadas em diversas esferas da vida. Muitos medicamentos para artrose ou para melhorar a visão incluem extratos de folhas de groselha.
Importante! Antes de usar, tanto externa quanto internamente, é recomendável certificar-se de que não há reação alérgica e consultar o seu médico sobre o efeito das decocções de folhas de groselha nas células sanguíneas.
Na culinária
As bagas de groselha são mais utilizadas na culinária, sendo o restante utilizado na medicina e na cosmetologia. No entanto, os conhecedores encontrarão utilidade para outras peças:
- As decocções e os chás são preparados à base de diversas ervas, que são utilizadas internamente como medida preventiva e para eliminar problemas nos vasos sanguíneos.
- Assim como os pepinos e os tomates, às vezes as folhas ficam em conserva. O aditivo picante acompanha bem carnes, aves e saladas diversas.
- Folhas de groselha são frequentemente adicionadas na preparação de vinhos e licores caseiros.
Na medicina popular
A medicina tradicional também está repleta de receitas de medicamentos à base de folhas de groselha. As decocções são usadas para doenças como:
- reumatismo;
- estagnação da bile no corpo;
- problemas de digestão e metabolismo;
- resfriados, para aumentar a transpiração e remover catarro;
- diminuição da imunidade;
- falha do sistema cardiovascular.
Importante! Recomenda-se tomá-lo com cautela para pessoas com pressão arterial baixa, pois as decocções de folhas de groselha também podem afetar os níveis de pressão arterial.
Em cosmetologia
Na cosmetologia, a groselha também é usada para renovar e regenerar a pele, dar uma tez saudável e limpar o corpo por dentro. As propriedades anti-sépticas da planta permitem criar e utilizar pomadas que ajudam a eliminar pequenos arranhões e a combater com sucesso a acne.
Quais folhas são adequadas para a colheita de inverno?
Para obter o máximo de nutrientes e preservar o aroma e o sabor das folhas de groselha até o inverno, é preciso ter cuidado na hora de colhê-las. Não é recomendado usar folhas afetadas por fungos ou arrancar verduras da parte inferior e dura do arbusto. Danos infecciosos a uma planta não apenas a privam de suas qualidades positivas, mas também podem afetar negativamente a saúde do destinatário.
Quando coletar?
A época ideal para coletar folhas de groselha para fazer chá é no início de julho. Os arbustos neste momento são jovens e contêm a quantidade mais significativa de vitaminas. Alguns jardineiros não querem perturbar o arbusto jovem e começam a colheita apenas em agosto. Porém, no final do verão, a parte inferior do arbusto endurece e perde algumas de suas propriedades.
Ali também se acumulam algumas substâncias tóxicas, por isso, na hora de coletar as folhas no final da safra, é recomendável dar preferência à parte superior.
Como secar bem as folhas de groselha?
Não basta recolher as folhas a tempo, é importante também secá-las bem. Para isso, recomenda-se seguir três regras fundamentais:
- a presença de calor constante na área de secagem;
- a umidade não deve aumentar;
- Evite a exposição à luz solar direta e temperaturas elevadas.
Importante! O não cumprimento das regras de processamento e secagem da groselha não afetará as propriedades gustativas e aromáticas da coleção, mas destruirá a maior parte dos efeitos medicinais.
Ao ar livre
Secar as groselhas ao ar livre é a primeira coisa que vem à mente de todo jardineiro. O método não requer esforço, preparação ou equipamento adicional. Basta encontrar um local que atenda a todos os parâmetros: seco, quente, sem sol.
No forno
Quando o tempo ou outras condições não permitem a secagem das groselhas ao ar livre, os especialistas aconselham a utilização do forno. Porém, as folhas precisam ser secas, não assadas ou fritas. Por esta:
- a temperatura no forno não deve ultrapassar 100 graus;
- Recomenda-se dispor a coleção em uma camada;
- a porta do forno deve estar ligeiramente aberta para evitar a acumulação de vapor;
- o escurecimento das folhas indica que estão queimadas e não são adequadas para uso.
Em uma secadora especial
Se você possui um secador elétrico especial para processamento de frutas, é recomendável utilizá-lo. Normalmente, esses dispositivos possuem uma função de “secagem de ervas”. No entanto, a ausência de tal modo não é motivo para ficar chateado: simplesmente a temperatura mínima bastará. As folhas são dispostas em uma assadeira em camada fina, caso contrário o aroma ficará bolorento. A vantagem de um secador elétrico é que as folhas não podem ser secas demais ou fritas.
Fermentação
O processo mais longo e trabalhoso, mas os conhecedores o consideram o melhor para preservar todas as propriedades. O procedimento de fermentação ocorre em várias etapas:
- É necessário levar as folhas ao estado de letargia para que as veias parem de estalar e quebrar ao serem dobradas (6-24 horas).
- Em seguida, você precisa espremer o suco das folhas (cortar, espremer, moer em um moedor de carne). A quantidade de suco afeta diretamente o aroma da coleção.
- No final recomenda-se secar da forma que lhe for conveniente. É importante não secar demais as folhas, caso contrário todos os esforços anteriores serão anulados e o chá perderá o aroma.
Duração e condições de armazenamento em casa
Recomenda-se armazenar a coleção de folhas de groselha em jarra de vidro, recipiente plástico ou saco em local seco e escuro. O principal é que as folhas secas não fiquem expostas a influências externas (água, insetos, poeira). Se as regras de armazenamento forem seguidas, a coleção dura anos.
Receitas populares de chá saudável e saboroso
As folhas de groselha são adequadas para fermentação simples e mista. As combinações mais deliciosas e populares são:
- groselhas e hortelã;
- chá verde e limão;
- gengibre e mel.
Também é recomendado adicionar folhas de groselha ao chá normal à noite para prevenir doenças. Isso melhora o sono e alivia a fadiga.
Contra-indicações existentes
Entre as principais contra-indicações estão a pressão arterial baixa e a patologia das células sanguíneas. Também é recomendado que mulheres grávidas tomem com cautela.