Para fazer geléia de groselha ou utilizar os frutos silvestres para outros fins culinários, é necessário primeiro limpar a colheita. Isso é necessário porque no processo de coleta dos frutos, galhos, folhas e pincéis são arrancados junto com eles. Existem várias maneiras de descascar groselhas usando os produtos disponíveis.
Preparando as groselhas
Antes de utilizar a groselha para o fim a que se destina, é necessário preparar bem os bagos.Para limpar os frutos, é necessário separar toda a colheita colhida, livrar-se dos frutos danificados e enrugados, lavar bem a colheita e só então iniciar a limpeza e o processamento.
Como classificar frutas rapidamente?
Você pode classificar as groselhas na fase de colheita, inspecionando cada baga. Este método demorará muito, pois é mais fácil colher os frutos com pincéis e depois fazer a seleção. Você pode separar as groselhas de diferentes maneiras, usando dispositivos adicionais para simplificar o processo.
Usando um palete
Para limpar rapidamente a colheita colhida, você pode preparar uma bandeja para as frutas e, ao lado dela, colocar uma tábua inclinada, que geralmente é usada para cortar alimentos. Toda a colheita é enrolada em porções ao longo da tábua até uma bandeja, fazendo com que os bagos caiam no recipiente, enquanto galhos e outros elementos estranhos permanecem na superfície da tábua. Por conveniência, você pode usar dispositivos com superfície nervurada em vez de uma placa para que galhos e folhas se agarrem com mais segurança às bordas.
Usando uma tigela e água fria
As groselhas coletadas com pincéis podem ser convenientemente limpas usando qualquer recipiente grande e água. As frutas são colocadas em uma tigela e enchidas com água fria, após o que todos os pequenos detritos flutuam para a superfície do líquido. Resta então retirar o excesso e retirá-los do fundo do pincel em porções, retirando galhos se necessário.
Ao utilizar este método, não se deve inundar a lavoura com água quente, pois seu impacto pode causar danos à estrutura e ao aspecto, bem como à perda das características originais de sabor.
É necessário retirar galhos?
O processo de retirada do caule dos frutos silvestres é muito demorado, por isso, no preparo de conservas e geléias, muitas pessoas colocam os frutos silvestres em seu estado original.A presença de caudas nos frutos não altera as características gustativas do produto acabado. Como resultado do processamento, as caudas e pequenos galhos são moídos e, quando consumidos posteriormente, a geléia de groselha não fica palatável.
Remova os cachos de groselha com um garfo
Colher groselhas pretas com pincéis é conveniente porque você não precisa perder tempo separando cada baga dos galhos. Para se livrar dos pincéis, você pode usar um garfo simples ao separar a colheita posteriormente. Para isso, os cachos de bagas são puxados entre os dentes de um garfo, fazendo com que os frutos caiam.
Ao utilizar este método é importante ter muito cuidado, pois o cravo afiado pode prejudicar a integridade dos bagos, o que afetará negativamente o seu prazo de validade. Bagas danificadas devem ser consumidas ou processadas imediatamente.
Método manual para frutas vermelhas e brancas
Existem várias maneiras de separar variedades de groselhas vermelhas e brancas. A opção mais acessível é a seleção manual para eliminar espécimes, galhos e folhas danificados.
Para simplificar o processo, você pode espalhar as passas coletadas em papel fino, esperar que sequem completamente e depois soprar com secador de cabelo. Uma corrente de ar fraco soprará folhas e galhos leves e deixará para trás os frutos. Depois, só falta transferir as passas para uma peneira, enxaguar bem e usar para fazer os preparativos.
Quanto tempo podem durar as frutas selecionadas?
As groselhas são colhidas apenas uma vez por ano, por isso para muitos jardineiros é importante conservar as frutas para uso posterior. Recomenda-se consumir frutas colhidas em tempo chuvoso ou enviá-las para processamento imediatamente, pois a exposição à umidade pode estragá-las rapidamente.
Se a baga for colhida corretamente, ela poderá ser armazenada de várias maneiras:
- fresco ou congelado na geladeira;
- em estado seco;
- purê com açúcar;
- como preparação para o inverno.
Antes de armazenar os frutos silvestres, é necessário prepará-los adequadamente. Para isso, os frutos são arrancados dos galhos, livrando-se dos exemplares estragados e enrugados. Em seguida, a colheita é bem lavada sob baixa pressão de água e espalhada em uma camada para secar.
Para armazenar groselhas por vários meses, é melhor congelar a colheita. O tempo exato dependerá das condições de temperatura e do preparo correto. Antes de colocar as frutas no freezer não é necessário lavá-las, mas sim secá-las bem.
Os frutos secos são colocados sobre qualquer superfície plana, embrulhados em película aderente e mantidos no congelador por algumas horas. Quando os bagos congelam, são transferidos para o celofane, hermeticamente fechados e devolvidos ao armazenamento.
Estando em condições de vácuo, a temperatura zero, as groselhas podem ser armazenadas por cerca de 1,5 meses, em temperaturas mais baixas - até 3-4 meses. O ultracongelamento em freezers modernos em temperaturas abaixo de -18 graus permite armazenar as colheitas durante todo o ano sem perda das características de sabor. Caso seja necessário descongelar as passas, recomenda-se transferir as frutas para a prateleira superior da geladeira para que descongelem gradativamente e não percam o formato denso.
Você também pode usar o método de secagem para armazenamento a longo prazo. Bagas frescas contêm cerca de 85% de água e, após a secagem, devem permanecer até 15%. Pode-se secar as frutas no forno, micro-ondas ou secador especial, ou deixar a colheita ao ar livre, em local com circulação de ar constante.
Os frutos secos são deixados para posterior armazenamento em local escuro e com temperatura inferior a 20 graus. Um recipiente de plástico, potes de vidro ou caixas de papelão são usados como recipientes. Se todas as condições acima forem atendidas, a vida útil da cultura chega a um ano.