Descrição do esturjão russo - onde é encontrado e o que o peixe come, seu tamanho

Poucas pessoas sabem que uma das variedades de caviar preto é produzida pelo esturjão russo. Mas, na verdade, a cor de suas larvas não é preta, mas sim marrom claro ou verde-oliva. O caviar de esturjão é muito caro - o preço perde apenas para o caviar de beluga. O produto é de difícil acesso devido à pequena população e às dificuldades de criação. E a família do esturjão é uma das mais antigas: representantes dessa espécie já existiam na época dos dinossauros.


Descrição

O esturjão vive em média cerca de 46 anos e durante esse período só tem tempo de desovar algumas vezes.A razão para a baixa taxa de reprodução é a longa puberdade: as mulheres são capazes de dar à luz seus primeiros filhotes aos 10-16 anos de idade. Além disso, esta característica também é inerente a todos os outros representantes da família do esturjão.

Habitat

O esturjão russo adulto é encontrado principalmente na parte europeia da Federação Russa, nomeadamente nos mares Cáspio, Negro e Azov. Mas os locais de desova preferidos do esturjão são os reservatórios de água doce dos rios que afluem: o Don, o Dnieper e o Danúbio, os rios da Bulgária, da Geórgia e do Azerbaijão, e o maior deles é o Volga. Aqui, antes da regulamentação ocorrer em 1952, os esturjões subiam 400-500 quilómetros para cima.

esturjão russo

Qual é a aparência de um peixe?

O peso médio de um esturjão russo é de 15 a 25 quilos, e é impossível dizer qual é o valor máximo para esta espécie: ocasionalmente são encontrados esturjões pesando 80 quilos e, em alguns casos, indivíduos de até uma tonelada são encontrados nos rios ! O corpo do esturjão é musculoso, com cabeça alongada e focinho achatado. Eles não têm ossos nem escamas - a coluna vertebral consiste em cartilagem e o papel da armadura natural é desempenhado por placas ósseas em forma de pontas. Os espinhos do esturjão estão dispostos em cinco fileiras paralelas e cobrem o corpo.

A cor do esturjão é heterogênea: marrom em cima, claro em baixo, perfil amarelo-acinzentado. Um dos órgãos de toque mais destacados dos esturjões são suas antenas na forma de quatro processos cutâneos localizados sob o focinho. Os receptores são usados ​​para escanear a composição do fundo na busca por alimento adequado.

Estilo de vida

O local favorito para caçar não fica longe do fundo, e as preferências mudam à medida que envelhecemos:

  • os alevinos se alimentam de zooplâncton - dáfnias, vermes, pequenos crustáceos;
  • os animais jovens comem camarões, caracóis e outros invertebrados bentônicos;
  • A dieta dos esturjões adultos é complementada com peixes de pequeno e médio porte - espadilha, espadilha, gobies, tainha e arenque.

O peixe torna-se voraz antes da reprodução e durante a desova, mesmo durante um mês, portanto, ao contrário, não come, pois deixa de caçar por completo. Manter a força neste momento se deve à ingestão de algas.

Foto de esturjão russo

Conforme observado acima, a reprodução dos filhotes do esturjão ocorre nas águas doces dos rios russos, sendo os primeiros dias de julho. O terreno escolhido é rochoso ou arenoso, a velocidade do fluxo da água é média. Ao mesmo tempo, a fêmea põe 800 ovos, após os quais ela imediatamente rola para o mar. As larvas ficam imóveis no fundo por 3 a 4 dias antes de delas emergir um alevino que, ao atingir 2 a 8 centímetros de comprimento, também é retirado do rio. Observou-se que a maior parte do caviar é reproduzido por fêmeas, com idade entre 15 e 25 anos - ou seja, não mais que 4 ciclos em toda a vida, considerando que o intervalo entre os acasalamentos do esturjão é de 2 a 3 anos.

Fatos sobre peixes

No século 18, esta espécie era muito comum na Rússia - seus representantes foram encontrados até no rio Moscou. Infelizmente, nos últimos 50 anos, a população de esturjões tem diminuído rapidamente, por duas razões:

  1. A construção de barragens hidroeléctricas bloqueou o acesso a muitos locais de desova. As áreas de desova marinha natural também foram visivelmente reduzidas devido à construção em grande escala de barragens costeiras.
  2. Caça furtiva - a maior parte do negócio do esturjão está nas sombras. Por exemplo, na Rússia, das 225 toneladas de caviar, apenas 10 são extraídas legalmente.

Foto de esturjão russo

A situação com mudanças bruscas na fauna dos mares tem sido repetidamente discutida em organizações ambientais mundiais.Como resultado, a pesca industrial e a produção de esturjão têm sido proibidas há muito tempo em todos os países, excepto na Rússia, Turquemenistão, Azerbaijão, Irão e Cazaquistão. As espécies ameaçadas também são protegidas pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Vida Selvagem Ameaçadas de Extinção. E em 1996, o peixe foi incluído no Livro Vermelho Internacional com a atribuição da categoria EN, que significa - à beira da extinção.

Para preservar os recursos naturais, foi desenvolvido um método para a produção industrial de esturjão. Além disso, as condições artificiais envolvem manter os peixes em águas mais quentes e com nutrição mais intensa, o que reduz a idade de maturação sexual das fêmeas para 3-4 anos. Infelizmente, todas as medidas acima não são suficientes para melhorar de alguma forma a situação, ou seja, a população ainda está em declínio.

Se a tendência à extinção continuar, talvez em breve a espécie simplesmente deixe de existir e o esturjão não seja mais encontrado em condições naturais.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim