Rudd é um peixe de água doce que pertence à família das carpas. Vive principalmente em rios e lagos que deságuam nos mares Negro e Báltico. O nome deste peixe deve-se à presença de barbatanas vermelhas brilhantes. Graças a isso, é muito perceptível e reconhecível. O rudd vive principalmente em reservatórios fechados - principalmente na natureza.
Descrição do peixe
O peixe rudd é considerado de água doce. Possui ampla distribuição e é encontrada em rios e lagos de todo o mundo.As características deste indivíduo incluem escamas densas com brilho dourado, nadadeiras vermelhas e olhos laranja. Graças a isso, o peixe parece muito impressionante.
Aparência
Rudds são considerados indivíduos de crescimento lento. Aos 1 ano, o comprimento do corpo do peixe não ultrapassa 4-6 centímetros. Portanto, os tamanhos ideais são típicos apenas para idosos de 15 a 20 anos. Em média, o rudd adulto atinge um comprimento de 15 a 30 centímetros. Ao mesmo tempo, eles têm um peso relativamente pequeno - 100-500 gramas. Em águas quentes, desde que haja nutrição suficiente, os peixes podem atingir 2 quilos e 50 centímetros de comprimento corporal.
O rudd é caracterizado por um corpo achatado em ambos os lados e uma cabeça pequena. Possui boca semi-superior e dentes em dente de serra, dispostos em 2 fileiras. O peixe também possui olhos grandes com íris âmbar ou avermelhada. O corpo é coberto por grandes escamas densas, com bordas arredondadas. Dependendo da variedade e da idade, existem 37-44 escamas nas laterais.
A cor é influenciada pelo local de residência e pela idade do indivíduo. Em água lamacenta e quente, o rudd tem uma tonalidade opaca menos pronunciada, e em água fria e limpa tem uma tonalidade brilhante e rica. Os peixes jovens com menos de 2-3 anos são de cor mais clara. Com a idade, a tonalidade muda, ficando mais rica.
O dorso do peixe apresenta uma tonalidade marrom escura com uma tonalidade verde. Algumas espécies são caracterizadas por uma tonalidade marrom-esverdeada. As escamas do abdômen são prateadas e as laterais são douradas. A cor das barbatanas varia do amarelo alaranjado ao vermelho brilhante.
Habitats
Os representantes da família Karpov estão espalhados por toda a Eurásia. Eles vivem nas águas doces da França, Finlândia, Grécia, Inglaterra e outros países.Os peixes com barbatanas vermelhas instalam-se principalmente em águas quentes e paradas, lagoas e reservatórios. Eles também vivem em áreas com correntes fracas. No entanto, os rudds não podem viver em rios velozes.
Na Rússia, esses indivíduos são encontrados em áreas com clima quente e temperado. Eles vivem nas bacias de vários mares - Azov, Cáspio, Negro, Aral. Os peixes também são encontrados nas regiões do sul da Sibéria e nos Estados Bálticos. A variedade do Extremo Oriente vive nas áreas costeiras do Oceano Pacífico.
Rudds não se instalam em corpos d’água com correntes rápidas. Eles vivem principalmente em lagos estagnados, pequenas baías e lagoas cobertas de vegetação. Esses peixes também são encontrados em reservatórios antigos. Representantes desta espécie optam por viver em áreas cobertas de vegetação de corpos d'água, onde crescem muitos juncos, juncos e ciperáceas. Ao mesmo tempo, os rudds adoram o fundo coberto por uma impressionante camada de lodo. Aqui eles podem caçar pequenos peixes e coletar insetos. Além disso, em tal área é mais fácil para os rudds se esconderem dos predadores.
Pequenos indivíduos formam bandos e estão constantemente localizados próximos a abrigos naturais. Eles adoram se esconder em matagais, troncos e troncos. Indivíduos grandes aproximam-se da costa em busca de alimento. Porém, depois de comer, nadam para longe de águas rasas e ficam em locais elevados, abundantemente cobertos de grama e algas.
Vale ressaltar que indivíduos grandes não se escondem sob protuberâncias ou ilhas flutuantes, mesmo no calor. À medida que as temperaturas aumentam, eles se movem para profundidades maiores, mas não recuam para locais isolados.
Estilo de vida
Rudd prefere levar um estilo de vida calmo e comedido. Os peixes não se deslocam longas distâncias em busca de alimento, mas vivem principalmente em um só lugar.Tendo encontrado um canto isolado, Rudd permanece constantemente dentro de seus limites. Ela só pode se esconder por um curto período de tempo para descansar. Ao mesmo tempo, as condições meteorológicas ou a aproximação do perigo obrigam os peixes a abandonar o seu local preferido. No entanto, esta abordagem não indica que o rudd seja lento.
Esses indivíduos são considerados rápidos e brincalhões. Eles se distinguem pelo movimento enérgico e manobrável. No entanto, às vezes falta vitalidade e resistência a esses indivíduos. Depois que um rudd é capturado, ele não pode viver em cativeiro por muito tempo. É uma boa isca, mas permanece flutuando por um período limitado de tempo.
Como muitos outros peixes, o rudd se alimenta de manhã e à noite. Durante o dia, ela se afasta da costa para descansar. À noite, o rudd também tem que se afastar da zona costeira por várias horas, pois fica frio e perigoso. Porém, quando começa a clarear, os peixes nadam de volta. O rudd usa matagais costeiros de grama, juncos, taboas e outras vegetações aquáticas como abrigo.
Dieta
O rudd se alimenta de plantas e organismos vivos. Sua dieta inclui o seguinte:
- larvas;
- algas marinhas;
- crustáceos;
- brotos de culturas aquáticas;
- caviar de peixe, marisco e caracóis;
- zooplâncton;
- vermes;
- sanguessugas;
- fritar.
O peixe sempre inclui vegetação aquática em seu cardápio. Rudd adora lentilha-d'água, algas, juncos e brotos de junco. Os alevinos desses indivíduos comem plâncton. Este peixe também come vermes, insetos e crustáceos com alegria. Ela costuma comer ovos de hidras, caracóis e moluscos das folhas das plantas aquáticas. Os adultos comem juvenis de vários peixes.
Existem inimigos?
Os peixes pequenos são frequentemente caçados por quaisquer predadores que vivam em corpos de água doce. Isso inclui bagre, ruffe, poleiro e lúcio. Os alevinos e os ovos de tais indivíduos podem ser consumidos até mesmo por indivíduos onívoros ou condicionalmente herbívoros - em particular, carpa cruciana, tenca e chebak.
Outros indivíduos - sapos, tritões, caracóis - também podem atacar as ninhadas de ovos dos rudds. No entanto, apenas o lúcio pode capturar e capturar um rudd adulto. O resto dos peixes simplesmente não consegue acompanhar os peixes rápidos.
Além dos predadores subaquáticos, os rudds são predados por vários animais e pássaros. Seus inimigos naturais são lontras, castores e ratos almiscarados. Esses indivíduos também são consumidos por gansos, patos, gaivotas e garças. Em áreas onde há poucos predadores e muita comida, os rudd são considerados peixes lixo, pois sua população está em constante aumento.
No entanto, o inimigo mais importante desses indivíduos são, obviamente, os humanos. Sua população é afetada negativamente por fatores como caça furtiva, liberação artificial de peixes predadores e poluição de corpos d’água. O trabalho das grandes empresas industriais, acompanhado de emissões perigosas, também tem consequências negativas.
Reprodução e desova
Rudd se reproduz ao mesmo tempo que muitos outros peixes. No entanto, existem vários recursos aqui. Com o início da primavera, os peixes começam a se alimentar ativamente e a se encher de energia antes do início da desova. Predominantemente aqueles indivíduos com idade superior a 4-5 anos se reproduzem. O processo começa quando a água aquece até +15-20 graus.
As fêmeas põem ovos em lotes. Ela desova ovos já formados duas vezes. Neste caso, a última terceira porção começa a se formar quando a primeira e a segunda já foram depositadas. Depois disso, os machos inseminam os ovos.
Rudd é caracterizado por uma desova silenciosa, difícil de ver de fora. Regra geral, estes peixes põem os seus ovos em zonas costeiras tranquilas, onde vivem durante a estação quente. Para garantir a segurança dos alevinos, as fêmeas depositam os ovos próximos às algas para que não sejam levados pela correnteza. Além disso, ajuda a proteger os filhotes de outros peixes. Em média, uma fêmea é capaz de botar de 90 a 250 mil ovos.
Pescando rudd
Este peixe é considerado termofílico, pelo que a sua actividade máxima é observada no final da primavera, verão e início do outono. No início da primavera e no final do outono, o rudd não está ativo. Neste momento, adapta-se às mudanças de temperatura. Ao mesmo tempo, no inverno, os peixes engolem alegremente vazios ou cheios de iscas e pequenos balanceadores.
Embora este peixe seja considerado predatório, aceita perfeitamente iscas vegetais. As melhores opções incluem o seguinte:
- Massa rica em aromas doces. Essas pessoas adoram o cheiro de erva-doce, chocolate, caramelo, baunilha e mel.
- Migalha de pão amassada. É permitido usar pão ou pão como isca.
- Ervilhas, cevadinha, aveia. Primeiro, os cereais precisam ser bem cozidos no vapor.
- Larvas e insetos. Iscas adequadas incluem vermes, escultores e moscas caddis. As larvas do besouro do Colorado também são uma excelente opção.
- Frite pequeno.
- Vermes e larvas.
- Canjica.
- Ervilhas e milho enlatados.
- Imitação de caviar.
- Gabaritos.
- Colheres pequenas, balanceadores, wobblers.
Quanto aos equipamentos, as opções adequadas incluem ganchos e hastes flutuantes clássicas. Também é permitido o uso de varas giratórias leves para a pesca.
Se depois de pescar vários peixes as mordidas pararem, não se deve mudar imediatamente de local.Às vezes, alguns minutos são suficientes para que o peixe se acalme e se aproxime novamente. É muito pior se ela estourou. Nesse caso, o rudd imediatamente faz barulho, após o qual todos os seus irmãos se escondem imediatamente.
Fatos interessantes
O rudd é um peixe bastante incomum, com muitos fatos interessantes associados a ele:
- A elevada população desses indivíduos se deve ao fato de serem difíceis de capturar. Rudd é considerado um peixe muito cauteloso que raramente entra em locais abertos. Em caso de perigo, esconde-se em matagais de junco ou algas.
- Rudd não tem significado comercial. Isto se deve ao seu sabor amargo.
- Pescadores experientes pescam este peixe apenas com iscas amarelas brilhantes. Ela simplesmente ignora outras cores.
- Devido ao seu amplo habitat, o rudd é considerado objeto de interesse dos pescadores esportivos.
- No Canadá e na Nova Zelândia, o rudd é considerado uma verdadeira praga. É caracterizada por comportamento agressivo e expulsa variedades raras de peixes dos corpos d'água.
- O pescador sueco Louis Rasmussen conseguiu pescar o maior rudd. Em 1988, ele capturou um indivíduo no rio Yungang, cujo peso era de 1 quilo e 580 gramas. Surpreendentemente, o homem usou milho comum como isca.
- Na Rússia, o recordista foi o pescador Neelov. Ele conseguiu pegar um peixe pesando 1 quilo e 300 gramas. No entanto, o local e a data da captura do troféu permaneceram desconhecidos.
O rudd é um peixe bastante comum, encontrado em muitos países ao redor do mundo. Sua característica são as nadadeiras vermelhas. O nome do indivíduo está associado a isso. Ao mesmo tempo, o peixe não tem valor comercial, pois a sua carne é amarga.