O peixe-agulha, apesar do seu físico frágil, é uma das espécies de peixes mais perigosas para o homem, e muitos casos de danos ao homem, incluindo a morte, já foram registrados. Porém, além de sua aparência incomum, o peixe-cachimbo também possui outras características interessantes que merecem atenção. Consideremos as características e características do peixe agulha, seu lugar no ecossistema, bem como as características de reprodução.
História da descoberta do peixe-cachimbo
Os peixes-cachimbo predadores são conhecidos por terem uma longa fileira de dentes afiados que lembram uma lâmina de serra.Mas não são apenas os dentes que os tornam perigosos, é a combinação desses dentes e a sua rápida velocidade de movimento. Os peixes-cachimbo de focinho comprido geralmente nadam perto da superfície da água e são conhecidos por saltar sobre pequenos barcos. Curiosamente, ao saltar, os peixes-agulha atingem velocidades de até sessenta quilômetros por hora, o que faz com que as pessoas que cruzam seu caminho sejam perfuradas por eles e, como resultado, recebam ferimentos graves, às vezes fatais.
Embora os incidentes de ataques de peixes-cachimbo sejam raros, vários desses episódios foram relatados nos últimos anos. Em 2019, um menino indonésio ficou ferido enquanto pescava quando um dos peixes-agulhas o atingiu no pescoço. Felizmente, ele recebeu atendimento médico e sobreviveu ao ferimento, mas outras histórias não terminaram tão bem. Por exemplo, em 2017, um residente tailandês morreu após ser atacado por um desses peixes-agulha.
Em 2014, um estranho incidente envolvendo um peixe-cachimbo ocorreu no Vietnã. Uma turista russa quase morreu quando um peixe saltou da água e mordeu seu pescoço, deixando dentro dele pedaços de dentes afiados. Este é considerado um caso excepcional, já que os peixes-cachimbo tradicionalmente empalam suas vítimas.
Descrição
A família contém aproximadamente trezentas espécies de peixes, entre as quais existe um gênero de cavalos-marinhos. Um exemplo é o peixe-cachimbo de cauda preênsil, encontrado nas Bahamas e com características intermediárias entre o cavalo-marinho e o peixe-cachimbo. As cores desses representantes variam do preto ao vermelho e amarelo, sendo frequentemente observadas manchas.
Aparência
Tanto os peixes-cachimbo marinhos quanto os de água doce têm corpos longos e delgados, com mandíbulas achatadas que contêm muitos dentes pequenos.Os adultos podem variar em tamanho de dois e meio a 60 cm, enquanto os cavalos-marinhos crescem até 4-20 cm e têm uma cauda longa que lhes permite aderir rapidamente a várias algas e objetos subaquáticos.
Pode ser muito difícil distinguir um homem de uma mulher; entretanto, durante a época de acasalamento, os machos freqüentemente desenvolvem bordas escuras nas nadadeiras dorsal e anal além de uma pequena protuberância aparecendo na parte de trás da cabeça e uma coloração amarelo-ouro no abdômen, enquanto a mandíbula fica avermelhada. Além disso, ambos os sexos não possuem nadadeiras pélvicas, e as nadadeiras peitorais são quase invisíveis, mas servem como principal ferramenta de movimento. A cor destes peixes é muito diversificada: vermelho, amarelo, roxo, verde, castanho, cinzento ou branco, bem como com manchas diversas.
Este peixe costuma ser bastante calmo, mas é um predador. É capaz de mudar de cor para se misturar ao ambiente e possui uma forma avançada de mimetismo que o torna quase indistinguível de algas ou corais.
Habitat
Este peixe de aparência incomum é encontrado na Tailândia, Índia, Ceilão e Península do Malawi. Ela prefere viver em rios, pântanos, lagos grandes e pequenos. As espécies marinhas são encontradas perto de costas arenosas, onde crescem vários corais e algas. Alguns representantes são encontrados até em águas de mar aberto.
Pipefish são encontrados nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. Também é encontrado em águas costeiras da Califórnia ao Chile, no Oceano Pacífico, e de Massachusetts à Argentina, no Oceano Atlântico. Pipefish também são encontrados em países mediterrâneos, Japão, Índia, Austrália e outras regiões.
Reprodução
O processo de desova é bastante trabalhoso e interessante.A melhor época para sua reprodução é do final da primavera ao início do outono, quando chove. O peixe-cachimbo macho incubará os ovos em sua bolsa especial de criação. Ele atrai a fêmea com uma dança específica, após a qual ela põe ovos na bolsa, que são fertilizados.
Durante a época de reprodução, uma fêmea pode botar cerca de cem ovos. Os alevinos, nascidos do oitavo ao décimo dia, alimentam-se de partículas de poeira de origem animal. No entanto, os filhotes maiores são capazes de comer seus irmãos e irmãs não nascidos.
Se você está planejando criar esses peixes, lembre-se que não é um processo fácil. Os peixes atingem a maturidade sexual no 12º mês e necessitam de água fria durante a época de acasalamento, que geralmente ocorre durante a época das monções. Você terá que alimentá-los mais do que o normal e trocar a água com frequência.
A desova ocorre nas primeiras horas da manhã. Os alevinos devem receber pequenos alimentos enquanto crescem e, se alguns deles não se desenvolverem com a mesma rapidez, devem ser mantidos separados dos irmãos mais maduros, pois podem eventualmente comer uns aos outros.
Em condições favoráveis, o peixe-agulha pode viver até quatro anos sem sofrer de nenhuma doença. No entanto, se o peixe for alimentado com alimentos estragados e de baixa qualidade, ele ficará infectado com parasitas. Você também deve limpar seu aquário regularmente para evitar a ocorrência de mais problemas.
Se você tirar um peixe de seu habitat natural e colocá-lo em um aquário, ele sofrerá estresse devido à mudança de ambiente. Isso fará com que o muco se acumule ao redor da boca e perto da nadadeira traseira, mas isso pode ser evitado pegando um pouco de água do habitat anterior e despejando-a no novo aquário.