Todo pescador sonha em exibir um peixe grande. O pequeno peixinho está longe de ser a ideia dos sonhos, mas é desnecessariamente subestimado. É encontrada em rios e lagos em quase toda a Rússia, é fácil de capturar com equipamentos básicos, tem um sabor delicioso e é fácil de preparar. O peixinho é um peixe interessante para aquaristas. Ela é despretensiosa por natureza e em cativeiro, mas é muito voraz. O peixinho tem diversos nomes e variedades, diferindo em cor e habitat.
Que tipo de peixe é este
O peixinho pertence à classe Ray-finned, a família Karpov, e é classificado como um gênero separado. Seu nome latino é phoxinus.Os nomes populares incluem sinyavka, bufão, pied e meiva. A espécie principal é o peixinho comum ou peixinho. Este é um peixe de rio e lago que vive em correntes rápidas. É mais comum na parte europeia da Eurásia.
O peixinho não é capturado em escala industrial. Também não é interessante para pescadores amadores devido ao seu pequeno tamanho. Na época soviética, a celulose ganhou importância comercial na Yakutia.
O peixinho criará raízes no aquário se forem criadas condições próximas do natural, em particular uma corrente forte com um arejador. O peixinho do lago sobrevive em águas com baixos níveis de oxigênio.
Como ela é
Myakushka é um peixe pequeno com 10 centímetros de comprimento. Espécimes grandes chegam a 20 centímetros. Os machos são menores que as fêmeas. O peso médio do peixe é de 100 gramas. O peixinho comum do rio tem uma coloração variegada de branco e verde que se torna mais brilhante durante a desova. Características externas do peixe:
- corpo oblongo com manchas;
- cauda alongada;
- cabeça pequena;
- estigma arredondado;
- as escamas são moles, pequenas, ausentes no abdômen;
- As barbatanas são pequenas, arredondadas, em forma de leque nos machos, menos pronunciadas nas fêmeas.
À medida que a desova se aproxima, as manchas nas laterais dos peixes escurecem e as barbatanas ficam vermelhas.
Com base nas características externas, vários tipos de peixinhos são distinguidos:
Nome | Descrição |
Amursky | A variedade grande atinge 20 centímetros de comprimento e pesa 200 gramas, distingue-se pela cobertura escamosa mínima e uma faixa clara pronunciada nas laterais. |
Mundushka | O peixe, de 18 centímetros de comprimento, não pesa mais que 100 gramas, tem corpo denso e barbatana dorsal curta e arredondada. A cor é cinza com tonalidade arenosa e uma faixa preta no dorso, com o início da desova transforma-se em esmeralda. |
Golyan Chekanovsky | Não cresce mais que 14 centímetros de comprimento e pesa 40 gramas.Os olhos são realçados por íris douradas. A cor contém manchas escuras e uma faixa branca vai até as nadadeiras peitorais. |
Golyan Lagovsky | A espécie maior atinge 25 centímetros de comprimento e se distingue pela cor prateada que fica branca no ventre e escura no dorso. |
Outro tipo de peixe é o peixinho chinês, o mais escamoso. Seu corpo é dividido por uma faixa prateada longitudinal. Cada lado é coberto por 79 escamas.
Habitat
Todas as variedades de peixinhos são peixes de água doce. Seus habitats são rios rápidos, menos frequentemente lagos com correntes fracas, lagoas e reservatórios. A polpa é comum na Europa, encontrada na Ásia e também na América do Norte.
Habitats de peixinhos na Rússia:
- Região de Arhangelsk;
- Região de Vologda, rio Sozha;
- Carélia;
- Sibéria;
- rios da cordilheira dos Urais;
- Rio Amur;
- o curso superior do rio Lena;
- Bacia de Ussuri;
- entre os rios Krasnaya e Tym.
O peixinho de Lagovsky é encontrado na Mongólia e no Japão. A espécie chinesa nada nas águas do Amur ao rio Yangtze, nos rios das ilhas de Honshu, Kyushu e Shikoku, bem como nos rios que deságuam no Mar Amarelo, na Coréia.
O peixinho do lago mundushka vive nos reservatórios da Ilha Sakhalin, no rio Suifun, Kolyma, Dvina do Norte, atinge o Mar de Okhotsk e a bacia do Oceano Ártico, e também é encontrado nas bacias do Mar Cáspio e do Mar Negro.
Mundushka é comum no Dnieper ucraniano e em seus afluentes Trubezh, Supoe, Vorskla e no rio Volyn Stokhoda. O peixe foi encontrado em lagos perto de Kiev, que já desapareceram, bem como no Lago Borovoe, na bacia de Seversky Donets.
O peixinho comum adora água limpa com temperatura de +12 a +20 graus.Se o local habitual estiver poluído, os peixes nadam para locais mais limpos e podem chegar às nascentes dos rios de montanha.
Os Myakushki costumam viver em locais onde os peixes salmão se reúnem, pois lá há mais comida.
Para o peixinho do lago, o fundo coberto de algas de reservatórios com água parada ou correntes fracas é atraente. Esta espécie raramente entra no leito dos rios e só sobe à superfície em casos raros, quando não há comida suficiente no fundo.
Recursos do ciclo de vida
Os peixinhos se reúnem em pequenos cardumes e vivem em um só lugar no inverno e no verão. Antes da desova, eles se reúnem em grandes agregações, que podem conter de várias centenas a milhares de indivíduos. Os peixes migram apenas quando o ambiente muda desfavoravelmente. Os adultos nadam em corredeiras. Os jovens vivem onde a corrente não é muito rápida, pois ainda não conseguem resistir aos elementos.
Myakushka tem uma visão aguçada e um olfato sensível. Isso ajuda os peixes a evitar ataques de vizinhos predadores no lago. Seus inimigos naturais são a truta, a perca, o esturjão e o lúcio.
Sentindo a aproximação de visitantes indesejados, o rebanho se dispersa. Os peixes se escondem em pedras, protuberâncias e matagais de algas. Se os predadores vivem na vizinhança o tempo todo, a polpa passa a ser sua única fonte de alimento.
Os peixinhos se alimentam durante o dia em áreas bem iluminadas. Nos meses de verão, durante o período de desova, tornam-se especialmente vorazes. No inverno, a atividade dos peixes diminui. As escolas ficam no fundo e raramente nadam até a costa.
A vida útil da polpa é de 5 a 8 anos, mas também existem fígados longos. Na Noruega, um peixinho vivia em um lago que tinha 13 anos na época da captura.
O que os peixes comem?
O peixinho parece inofensivo e raramente ataca seus parentes.A base de sua dieta são algas, organismos bentônicos e bentônicos:
- rotíferos;
- ciclope;
- lombrigas;
- Dáfnia;
- crustáceos planctônicos;
- fragmentos de algas filamentosas;
- larvas de libélulas, mosquitos, insetos que caíram na água e pólen.
Durante a desova, especialmente durante o crepúsculo da noite, o peixe torna-se agressivo e pode comer seus próprios ovos, alevinos e pequenos moluscos. O peixe absorve qualquer alimento orgânico que encontra na coluna d'água. A polpa rói as nadadeiras dos habitantes maiores do reservatório. Ao mesmo tempo, ela consegue jejuar por duas semanas.
Os peixinhos do aquário são alimentados com vermes congelados, plâncton, diatomáceas, larvas e dáfnias. Na ausência de alimentos orgânicos, os peixes comem alimentos secos.
Reprodução e desova
Os peixinhos atingem a maturidade sexual no segundo ano de vida. A desova dura de abril a julho. Os peixes que vivem nas terras baixas desovam mais cedo e os habitantes dos rios de montanha mais tarde. A temperatura favorável da água é de 7 a 12 graus Celsius e a velocidade atual é de 5 a 30 centímetros por segundo. Os jovens nadam para longe da área onde os adultos desovam.
As fêmeas põem ovos em águas costeiras bem oxigenadas, em pequenos seixos. O diâmetro dos ovos não fertilizados é de 1,3 milímetros. Em uma embreagem existem de 700 a 1000 peças. Existem 2 vezes menos fêmeas no rebanho do que machos. Isso se deve ao “jogo de acasalamento” - os machos apertam as laterais da fêmea para que os ovos saiam.
Estágios e características de desenvolvimento da prole do joio:
- A maturação das larvas depende da temperatura. A 18 graus Celsius eles eclodem em 4-5 dias e em temperaturas abaixo de +10 graus - em 10-12 dias;
- as larvas recém-nascidas são incolores, com 3-5 milímetros de tamanho;
- ao atingir o comprimento de 7 a 13 milímetros, aparece uma faixa longitudinal característica em suas laterais, formando-se uma nadadeira anal e dorsal;
- com 20 milímetros de comprimento, os alevinos são cobertos de escamas e parecem peixes adultos em miniatura;
- no primeiro ano de vida, as polpas crescem até cinco centímetros de comprimento.
O peixinho não é altamente fértil, mas na ausência de interesse comercial não corre perigo de extinção. O único caso de declínio crítico da população ocorreu na região de Moscou. Myakushka foi incluído no Livro Vermelho regional. Em outras regiões da Rússia, os peixes se reproduzem com segurança. A presença de uma grande população de peixinhos num reservatório é um sinal de pureza ecológica.
Informações para pescadores
Minnow é um objeto popular para pesca recreativa. Após a captura, serve como isca para peixes maiores: lúcios, trutas, percas. Na captura de peixes moles, não é o resultado que importa, mas o processo em si. Para pegar um espécime grande, é preciso esperar muito tempo pela mordida.
Peixinhos grandes vivem em algas e protuberâncias, são observadores e sábios. Eles reconhecem o perigo representado por uma pessoa na costa e nadam para longe. Por isso, é preciso camuflar bem e usar equipamentos finos. Os próprios peixes pequenos pedem para serem fisgados se conseguirem encontrar uma área de alimentação escolar.
A temporada de pesca dos peixinhos é primavera, verão e outono. No inverno, o peixe se enterra na lama. O primeiro inverno e o último gelo da primavera são os marcos do final e do início da pesca da myaska, quando ela pode ser atraída pela isca com um gabarito.
Na estação quente, os peixinhos procuram ativamente por alimento na superfície da água. Eles são atraídos por qualquer movimento. Meadlings não são exigentes, então qualquer isca serve: larvas, vermes, vermes, pão, gafanhotos.
Os peixinhos são fáceis de capturar com uma rede, mas esta não é uma abordagem desportiva.É mais interessante pegar peixes brincalhões com uma vara de pescar com bóia ou gabarito.
Capturar peixinhos é um bom treinamento para novos pescadores. Pescadores experientes não gostam dela por sua mordida intrusiva e até agressiva. Espécimes particularmente vorazes engolem um anzol vazio.
Dicas para capturar peixinhos:
- o peixe pode ser pescado o dia todo, pois seu apetite não depende da posição do sol;
- locais adequados para a busca de celulose são matagais costeiros, águas rasas;
- se não houver mordida por muito tempo, significa que o peixe perspicaz reconheceu o perigo e nadou para longe. Você precisa lançar a isca para a esquerda ou para a direita;
- as migalhas revelam a sua presença através de salpicos na superfície da água;
- para não assustar os peixes, a vara de pescar deve ser erguida;
- a isca também precisa ser lançada com cuidado, sem sons altos ou impactos na água;
- O peixinho engole rapidamente o anzol e é difícil removê-lo se não for fisgado a tempo.
Existe uma maneira popular de capturar peixinhos: coloque um pedaço de pão no fundo de um balde com um buraco no fundo e coloque-o no rio a uma profundidade de cerca de 1 metro. Em duas horas, a polpa vai escorrer para o balde, basta levantá-la até a superfície. A água escoará pelos buracos, mas os peixes permanecerão.
Sabor de carne
O peixinho tem gosto de truta ou grayling e é superior ao lúcio, rudd e carpa cruciana. Os peixes grandes perdem facilmente as escamas, mas os peixes pequenos não precisam ser limpos e cortados para eviscerá-los. O interior é espremido pelo ânus.
O peixinho pode ser frito em uma frigideira e na grelha, assado ou cozido em sopa de peixe. O peixe é deliciosamente empanado e coberto por uma crosta crocante. Os ossos da polpa não são sentidos e são facilmente mastigados, por isso o peixe é adequado para cardápios infantis. Nos tempos soviéticos, o peixinho era uma iguaria favorita da aldeia.