A erva-doce é uma planta perene umbelífera que raramente é cultivada injustamente. Suas propriedades são conhecidas há muito tempo: a erva-doce contém importantes oligoelementos e minerais. A colheita de erva-doce para o inverno inclui receitas escolhidas com cuidado. Para preservar seu sabor e benefícios, é preciso saber prepará-lo corretamente. A planta pode ser seca, salgada ou em conserva. Para os amantes do frescor, a erva-doce congelada é usada em qualquer época do ano.
Características da peça de trabalho
A colheita da erva-doce é um processo que requer conhecimentos teóricos.Em primeiro lugar, a variedade da planta é selecionada: existem 10 espécies e muitas variedades especialmente cultivadas. A erva-doce selvagem contém veneno, por isso deve ser coletada e preparada com muito cuidado. É mais fácil cultivar no seu próprio terreno, depois de decidir a variedade selecionada:
- Corveta - 60 cm de altura, ramos poderosos e grandes raízes carnudas. Requer cerca de 120 dias para amadurecer totalmente, adequado para áreas quentes.
- Leader é uma variedade de maturação precoce que difere do Corvette em altura. Os galhos podem atingir 170 cm, opção para quem se interessa principalmente por sementes e guarda-chuvas. Adequado para latitudes frias.
- A Soprano é uma variedade de meia temporada, com cerca de 115 dias para maturação. Combina 150 cm de galhos e lâmpadas potentes. Uma variedade de erva-doce universal em suas necessidades.
A principal característica importante para quem conhece a cultura é a utilidade de cada parte da planta. Bulbos, caules e guarda-chuvas com sementes são comidos. É importante lembrar que o tempo de maturação dessas peças é diferente.
Coleta e preparação do ingrediente principal
A coleta de caules e bulbos é realizada próximo ao final do outono. A erva-doce, com exceção das variedades de maturação precoce, amadurece por muito tempo, ganhando cor e sabor. As sementes ficam prontas para coleta entre o final de agosto e início de setembro.
Os bulbos são utilizados apenas no segundo ano após o plantio. A planta é perene, a parte inferior só é desenterrada depois que o caule atinge um centímetro de diâmetro.O jardineiro decide por si mesmo por que cultiva erva-doce; isso determina quando a colheita será colhida e como será usada no futuro.
Para se preparar para a colheita, os caules e guarda-chuvas são secos durante vários dias em uma sala seca e sem ventilação. Para evitar mofo durante a secagem, recomenda-se misturar as matérias-primas preparadas. O armazenamento requer vidro ou outros recipientes de sementes bem fechados, como sacos de papel ou tecido. Caules e bulbos são armazenados como conservas. Os guarda-chuvas são um ingrediente para a decapagem de outras frutas, conferindo sabor e aroma característicos.
Receitas de preparo de erva-doce para o inverno
A variedade de métodos de colheita é explicada pela versatilidade de uso da planta: desde temperos e remédios até lanches e pratos independentes. A preparação para o inverno permite que você desfrute de erva-doce o ano todo.
Secagem
O objetivo da secagem é obter verduras aromáticas que alteram o sabor de muitos pratos. Para obter a melhor versão de erva-doce seca, você deve seguir algumas regras:
- Deve-se colher apenas as folhas macias, jovens e mais tenras. Caules e guarda-chuvas são usados com menos frequência para secar. As folhas podem ser arrancadas durante o amadurecimento durante todo o verão, coletando assim a matéria-prima para secagem.
- Não é recomendável lavar as folhas, pois isso retirará grande parte de suas propriedades aromáticas. É melhor agitar suavemente.
- Tal como acontece com outras culturas, a secagem requer uma área seca e bem ventilada. O vento permite que a umidade liberada pela matéria-prima escape para o ar. É aconselhável que a luz solar não incida sobre as folhas, destruindo o pigmento da cor.
- Um sinal universal de que as folhas estão suficientemente secas é a fragilidade da matéria-prima. Se as folhas quebrarem com um leve toque, é hora de amassar e guardar em potes herméticos para uso posterior.
A erva-doce obtida desta forma é utilizada no prazo de um ano, sendo impraticável o armazenamento posterior.
Decapagem
Usado para preservar todas as propriedades benéficas. O sal é um conservante natural. A proporção clássica para a decapagem é: um quilograma de planta por copo de sal. As verduras devem ser lavadas, picadas e misturadas com sal. Em seguida, a massa é colocada em potes com tampas bem fechadas e guardada na geladeira. Para evitar a formação de mofo, é aconselhável colocar óleo de girassol por cima. O filme formado privará a massa de oxigênio e prolongará o armazenamento.
A erva-doce é usada para fazer óleos e vinagres aromatizados. Para isso, as verduras devem ser lavadas, picadas e combinadas em um recipiente de armazenamento com 1 colher de azeite e 1 colher de vinagre. Em seguida, adicione 2 dentes de alho e cravo. O produto resultante irá adicionar frescura e aroma característico da planta ao primeiro e segundo pratos.
Decapagem
Na maioria das vezes, a parte inferior – os tubérculos poderosos – é em conserva. A receita da marinada inclui a própria raiz, azeite, açúcar, vinagre de vinho, sementes de mostarda e sal e pimenta a gosto.
Os potes de armazenamento são esterilizados no forno. Os tubérculos são cortados de forma conveniente para o consumo - em cubinhos ou como desejar. Meia colher de chá de pimenta-do-reino e a mesma quantidade de mostarda são aquecidas juntas em uma frigideira até aparecer um aroma característico e depois transformadas em pó no pilão. Despeje na panela:
- água;
- meio copo de açúcar;
- 3 colheres de sopa de óleo;
- 1 copo de vinagre;
- e especiarias.
A marinada é levada à fervura, depois retirada do fogão e distribuída uniformemente em potes com tubérculos picados. Os frascos são esterilizados em banho-maria e depois fechados com tampa. O melhor é enrolar as latas.
A erva-doce pode ser congelada?
Sim, você pode, usando um dos vários métodos. As verduras são separadas, pequenos pedaços são selecionados, lavados e congelados em um saco plástico de onde é retirado o ar. É melhor descongelar na geladeira do que em temperatura ambiente.
É conveniente congelar erva-doce em recipientes para alimentos. Desta forma a planta mantém a sua aparência e é mais fácil de ser congelada. Existe um método de congelamento em líquido: as verduras são congeladas em cubos de gelo, que depois são embrulhados em papel alumínio. O resultado é uma planta que parece ter acabado de ser colhida no jardim.
Melhor antes da data
Dependendo da estanqueidade, o prazo de validade varia de 9 meses a 2 anos. Os tubérculos em conserva duram mais, desde que a esterilização dos potes e produtos seja feita corretamente. A salga e a secagem são armazenadas por no máximo um ano, perdendo suas propriedades benéficas e gustativas após esse período. A erva-doce congelada pode ser armazenada por vários anos se a temperatura for mantida, de preferência em água congelada.