As especiarias são consideradas um ingrediente importante em vários pratos. Aditivos saborosos ajudam a tornar os alimentos muito mais saborosos e atraentes. Além disso, os temperos promovem uma melhor absorção dos alimentos e ativam o metabolismo do organismo. No entanto, nem todo mundo sabe a diferença entre erva-doce e erva-doce. Na verdade, são culturas completamente diferentes e com muitas diferenças.
O que é isso
A erva-doce é uma planta perene que pertence à família Apiaceae ou Celeraceae. É caracterizada por flores amarelas e folhas penugentas. Em condições naturais, esta cultura é encontrada nos países mediterrâneos.No entanto, também é cultivado em outras partes do mundo.
Esta planta é caracterizada por um aroma pronunciado. É usado ativamente para fins medicinais e na culinária. É um tempero básico nas culinárias indiana e do Sri Lanka. Além disso, a erva-doce tem uma base larga de caule, que é consumida como vegetal.
O anis é uma planta herbácea anual que pertence à família Apiaceae. Seu componente comestível são as sementes. A cultura é encontrada no Mediterrâneo oriental e no sudoeste da Ásia. O anis estrelado ou chinês forma uma vagem que se assemelha a uma estrela de oito pontas. Esta cultura possui um aroma pronunciado. Suas sementes têm gosto de erva-doce.
Principais diferenças
As plantas em questão estão relacionadas, mas apresentam uma série de diferenças que afetam muitos aspectos.
Origem
A erva-doce é usada há muito tempo na culinária de vários países. Esta planta é nativa do Mediterrâneo. De lá se espalhou para outros países. Esta erva aromática foi consumida pelos habitantes da Grécia Antiga, Roma e Egito. Também foi consumido por indianos e chineses. Hoje em dia, a erva-doce é cultivada ativamente em todos os lugares. Pode ser encontrada em países europeus, sudeste da Ásia e América do Norte.
O anis é originário do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental. Vale ressaltar que esta especiaria era conhecida no Antigo Egito. A população deste país consumiu erva-doce já em 1000 AC. A especiaria também era popular na Grécia e Roma Antigas. Posteriormente, chegou aos países europeus e passou a ser ativamente utilizado na culinária, na medicina e na indústria de perfumaria.
Aparência
As culturas em questão têm semelhanças na aparência. No entanto, cada um deles tem suas próprias características únicas. Portanto, o anis possui as seguintes características:
- uma raiz que fica profundamente no solo - isso dá à planta a capacidade de resistir até mesmo às condições mais extremas;
- brotos retos - sua altura é de 50 centímetros ou um pouco mais;
- caules cobertos de penugem e sulcos - sua ramificação começa na parte central;
- folhas esculpidas ou com incisões recortadas - têm uma cor verde indistinta;
- frutos com duas sementes, de cor verde acinzentada - com pequenos grãos em seu interior.
Pequenos botões brancos de erva-doce formam inflorescências com diâmetro de 6 centímetros. Eles se formam nos brotos a partir do final de junho.
A erva-doce é considerada parente do anis, porém, ao contrário dele, pertence à categoria das culturas perenes. Esta planta é caracterizada pelas seguintes características:
- raiz carnuda enrugada;
- folhas pinadas com longos lóbulos semelhantes a fios;
- flores amarelas formando grandes guarda-chuvas planos;
- frutos com duas sementes.
Comestibilidade
A erva-doce pode ser consumida inteira. Os seguintes fragmentos culturais são utilizados na culinária:
- sementes;
- folhagem jovem;
- lâmpadas.
O óleo também é feito de erva-doce. Este produto possui propriedades medicinais. É conhecido por ser um excelente remédio para danos tóxicos ao fígado.
As sementes de anis são geralmente usadas como alimento. Os grãos da planta possuem um aroma agradável. Alguns gourmets adicionam folhas de erva-doce às saladas de frutas e vegetais.
As sementes de erva-doce e erva-doce têm aparência semelhante. É por isso que muitas vezes ficam confusos. As plantas têm grãos pequenos e alongados. O sabor e o cheiro também são semelhantes. No entanto, as sementes de erva-doce têm um aroma mais pronunciado e ácido. A erva-doce tem um odor menos intenso. Parece um pouco moderado.
Processo de crescimento
O anis anual é cultivado apenas no sul. Nas regiões norte, suas sementes simplesmente não têm tempo de amadurecer. Se a cultura for plantada para produzir verduras, também pode ser cultivada em climas temperados. As sementes devem ser plantadas no solo diretamente no local. A cultura necessita de solo fértil e umidade abundante.
A estação de cultivo da erva-doce dura 4 meses. Portanto, esta cultura é melhor cultivada em mudas. A época mais adequada para o plantio é final de abril. Os primeiros brotos aparecem somente após 20 dias. Recomenda-se o transplante da planta para o local na segunda quinzena de maio.
Para que a erva-doce se desenvolva normalmente, você precisa seguir as seguintes recomendações:
- Os canteiros devem ser capinados com frequência, pois a cultura é pouco tolerada pelas ervas daninhas.
- A planta deve ser regada levando em consideração as condições do solo. A melhor opção neste caso seria a irrigação por gotejamento.
- Após cada umedecimento, o solo deve ser solto a uma profundidade de 3 a 5 centímetros.
Vale a pena considerar que as variedades vegetais de erva-doce requerem amontoamento. Graças a isso, as pontas vão amadurecer bem. Essa manipulação envolve a formação de um monte de terra próximo ao caule. Sua altura deve ser de 6 centímetros. As camas precisam ser alimentadas uma vez por temporada. Para isso você deve usar preparações minerais.
A erva-doce pode ser cultivada como planta perene apenas em climas subtropicais. Porém, mesmo em regiões quentes deve ser isolado para o inverno. Para isso, recomenda-se a utilização de cobertura morta feita de materiais naturais - turfa, serragem, agulhas de pinheiro.
Aplicativo
O anis tem um sabor especial de alcaçuz, devido ao conteúdo de um composto orgânico - o anetol. A principal característica da substância é a sua solubilidade em álcool.Portanto, as sementes de erva-doce são frequentemente usadas para fazer certos tipos de álcool. O extrato vegetal também é adicionado aos refrigerantes. Isso lhes dá um leve sabor de caramelo.
Além disso, o anis pode ser adicionado à massa ao assar produtos assados ou usado como cobertura para alguns tipos de pão. Além disso, sementes picantes podem ser utilizadas no preparo de pratos de carne, marinadas e sobremesas.
A erva-doce também é amplamente utilizada na culinária. As folhas desta planta são adicionadas em saladas, pratos de carne e peixe. As sementes são frequentemente adicionadas a sopas, molhos e marinadas. A erva-doce é frequentemente usada em pratos italianos e franceses.
Além disso, a cultura é frequentemente utilizada na medicina. Com sua ajuda é possível obter os seguintes efeitos:
- alcançar ação antiespasmódica;
- estimular a síntese de secreções das glândulas digestivas;
- conseguir um efeito expectorante;
- obtenha um efeito diurético;
- lidar com a inflamação;
- livrar-se de microorganismos bacterianos.
Anis e erva-doce são culturas populares que possuem sabor e aroma distintos. É por isso que são frequentemente usados na culinária. Apesar das semelhanças, essas plantas também apresentam uma série de diferenças. Eles estão relacionados à aparência, aplicação, cultivo.