Preparar conservas caseiras exige certa habilidade e destreza, sem falar no cumprimento da receita. Portanto, a decepção de qualquer dona de casa que já tenha enfrentado um problema semelhante pelo menos uma vez é grande. Você pode descobrir por que os pepinos em potes ficam turvos e o que pode ser feito se isso acontecer lendo nosso material.
Razões para pepinos turvos em potes
Pode haver várias explicações para esse comportamento estranho de vegetais salgados ou em conserva, e cada uma delas está repleta de um motivo separado.Acontece que a solução, junto com os pepinos, simplesmente fica branca e nada mais acontece. Acredita-se que nada acontece por si só, o que significa que precisamos procurar as causas desses fenômenos estranhos.
Na maioria das vezes são os seguintes:
- Os pepinos não foram bem lavados, sobre eles permaneceram pequenas partículas de detritos e terra que, por estarem em espaço confinado, provocaram a fermentação. Isso também inclui a contaminação que entra com temperos para preservação.
- O problema está nos potes: estavam sujos ou foram usados produtos sintéticos para lavá-los (geralmente é recomendado usar bicarbonato de sódio quimicamente neutro e inofensivo).
- Em vez do sal de cozinha comum, utilizou-se sal marinho ou iodado - eles contêm componentes que causam turvação gradual da salmoura.
- Má esterilização de potes e tampas, não só dos vazios, mas também na fase final, quando o processamento é realizado antes da selagem.
- Tampas de baixa qualidade, lascas ou rachaduras no gargalo - tudo isso leva à entrada de ar e à fermentação inevitável.
Além dos mencionados, existem motivos que nada têm a ver com o processo de conservação. São pepinos que contêm uma grande quantidade de produtos químicos (nitratos), são muito antigos ou variedades que não se destinam ao armazenamento a longo prazo.
Importante. A experiência em casa é mais importante do que o conselho mais inteligente. Se você não sabe como resolver o problema de por que as pálpebras estão inchadas ou não tem certeza de um resultado positivo, é melhor jogar fora a comida enlatada estragada e tentar fazer tudo certo.
A saúde é mais valiosa do que experimentos na cozinha, principalmente com resultados questionáveis.
Pepinos com salmoura turva são comestíveis?
É impossível responder a esta pergunta de forma inequívoca, uma vez que sempre existe, ainda que pequena, a possibilidade de que bacilos do botulismo tenham acidentalmente entrado em um pote de pepinos em conserva ou em conserva, cuidadosamente preparados para armazenamento a longo prazo.
No mínimo, quem consome o produto “brincadeira” corre risco de indigestão ou até intoxicações graves. Portanto, geralmente é usado um método simples de reconhecer a gravidade do problema, para que você possa então decidir se o jogo vale a pena.
Exemplo 1. Quando mudanças catastróficas na cor da salmoura ou da marinada são detectadas dentro de 2 a 3 dias após a costura, às vezes é aconselhável tentar corrigir a situação. Como mostra a prática, a solução fica turva se nela ocorrer fermentação do ácido láctico (o que por si só não é tão assustador), mas o processo não pode ser estabilizado devido à falta (ausência total) de um componente importante - o vinagre.
Se, além disso, a tampa não estiver inchada, podemos recomendar com segurança uma solução simples: abra o frasco e despeje a salmoura.
Depois, existem 2 maneiras - use a salmoura “velha” ou prepare uma nova. Em qualquer caso, sem retirá-los do recipiente, enxágue os pepinos com água fervente, deixe agir por 5 minutos e depois proceda à solução. A salmoura nova (restante) é levada à fervura, os vegetais são colocados na jarra, o vinagre é adicionado de acordo com a dosagem, após o que é esterilizado e enrolado.
Exemplo 2. Se a solução ficar turva sem deformação da tampa, esses pepinos, na maioria dos casos, são bastante comestíveis. Basta transferir os potes com eles para a geladeira e observar por 7 a 10 dias. Na maioria das vezes, após o tempo especificado, todo o sedimento ficará no fundo e o conteúdo ficará transparente novamente.Às vezes, esses pepinos “em conserva incorretamente” são usados com sucesso para picles ou vinagrete, onde seu sabor não prejudica outros ingredientes.
Exemplo 3. Ambos os sinais de fermentação estão presentes - salmoura turva e tampa inchada. Nesse caso, comer pepino não é estritamente recomendado, pois existe um alto risco de entrada de bactérias patogênicas na salmoura. É claro que você pode arriscar, mas o resultado será imprevisível. E a vida humana da proprietária e de seus entes queridos está em jogo.
Como reviver conservas turvas
Não existe uma solução universal para o problema; às vezes é mais fácil preparar algo novo do que resolvê-lo. Simplificando, jogue fora os produtos estragados e siga cuidadosamente a tecnologia. Para começar, o tempo é importante: quanto mais cedo forem detectados sinais de fermentação, melhor. Em seguida, eles percebem se o formato das pálpebras mudou (se apareceu inchaço).
Caso contrário, as chances de sucesso aumentam: você pode tentar derramar a solução, enxaguar ou esterilizar os pepinos e depois enchê-los com solução nova. Na maioria das vezes isso funciona: despeje água fervente sobre os vegetais diretamente na jarra, deixe-os descansar por alguns minutos, despeje o líquido e encha o recipiente com a solução recém-preparada.
Certifique-se de adicionar vinagre, após o qual é conservado normalmente: esterilização, costura, manutenção de cabeça para baixo por 24 horas. É assim que você pode refazer a salga malsucedida.
Você deve estar preparado para o fato de que o sabor desses pepinos será um pouco diferente do clássico, por isso donas de casa experientes usam potes “estragados” para preparar sopas ou refogar legumes.
As manipulações com pepinos fermentados devem ser realizadas se não houver sinais de rápido desenvolvimento de bactérias (explosão da tampa).Em qualquer caso, há uma pequena chance de intoxicação alimentar devido ao consumo de produtos enlatados processados incorretamente.
Maneiras de prevenir o aparecimento de sedimentos “suspeitos”
Não há muitos deles, mas eles existem. Em primeiro lugar, trata-se de um processamento minucioso dos vegetais antes da conservação: remoção de caudas, áreas danificadas, limpeza da sujeira (muitas donas de casa experientes deixam os pepinos de molho por várias horas antes de fazer a decapagem e depois enxáguam bem novamente).
Em segundo lugar, são potes limpos, lavados com refrigerante, sem vestígios de alimentos, detritos, detergentes, bem como tampas de vedação novas (não reutilizadas!) sem danos, deformações, com elásticos em bom estado. Esta categoria também inclui a ausência de danos visíveis e tangíveis no gargalo do recipiente de vidro, rachaduras, lascas e defeitos de fundição.
Em terceiro lugar, adesão escrupulosa à receita: se o compilador recomenda ferver a solução por 10 minutos e adicionar vinagre, então é isso que você precisa fazer. Você só deve usar receitas comprovadas que garantam não causar intoxicação alimentar ou pior.
Em quarto lugar, a decapagem, como método de conservação, é mais eficaz do que simplesmente a decapagem de pepinos: se a tecnologia for rigorosamente seguida, mesmo uma dona de casa inexperiente tem mais chances de evitar erros neste caso.
E em quinto lugar, não economize na sua saúde: use apenas vegetais frescos, ingredientes de qualidade, siga conselhos de fontes confiáveis. Então você definitivamente não corre perigo, e entre seus suprimentos de inverno sempre haverá picles crocantes, saborosos e fortes.