Todo jardineiro que cultiva em seu terreno encontrou pragas de rabanete. Na natureza, há muitas pessoas que querem se deliciar com as suculentas raízes dos insetos.
- Sinais gerais de danos causados por pragas de rabanete
- As principais pragas do rabanete e formas de combatê-las
- Besouro pulga crucífero
- Lagartas de borboleta branca
- Mosca de repolho primavera
- Inseto crucífero
- Mariposa do repolho
- Mariposa do repolho
- Mosca de colza
- Besouro de flor de colza
- Lesmas
- Pulgão
- Babanukha
- Métodos preventivos de proteção
Muitas vezes o jardineiro não presta atenção ao estado das plantas. Os topos estão danificados - pense só, há o suficiente para todos. Alguns aderem à regra: plante o suficiente para ter o suficiente para você, seus amigos e seus inimigos.
Às vezes, há muitos destes últimos.Quando amadurece, não há nada para colher: o rabanete é pequeno, corroído e duro. Quem é o culpado? Pragas!
Mas um jardineiro experiente não perde nenhum detalhe. Ele inspeciona regularmente as plantações. Se necessário, começa a agir imediatamente. E a colheita é agradável: as raízes são macias e suculentas. E são muitos: há algo para compartilhar com os amigos.
Sinais gerais de danos causados por pragas de rabanete
O jardineiro deve inspecionar as plantações durante todo o período de maturação da raiz. Recomenda-se ter cuidado com:
- danos ao ponto de crescimento das plantas jovens;
- folhas perfuradas;
- opressão de mudas;
- lento desenvolvimento e crescimento dos topos;
- danos à parte saliente das raízes.
Mesmo em casos isolados, é necessário identificar a praga e realizar trabalhos de proteção da cultura.
As principais pragas do rabanete e formas de combatê-las
O rabanete pertence à família dos crucíferos. Ele compartilha pragas comuns com repolho, nabo e rutabaga. Se culturas relacionadas forem afectadas, deve ser dada atenção ao estado das plantações das culturas.
Besouro pulga crucífero
Uma praga muito perigosa. Capaz de destruir mudas antes que as folhas verdadeiras cresçam.
É um inseto saltador. Ele hiberna quando adulto sob restos de plantas não colhidas. Quando chega o tempo quente, ele se torna mais ativo. Antes de semear as plantas cultivadas, vive de representantes silvestres da família dos crucíferos. Depois que rabanetes, nabos e rabanetes brotam, eles se alimentam de folhas novas.
Ele rói plantas tenras. Faz recortes nos mais difíceis. Período de atividade: da manhã às 13h e das 16h às 18h O clima quente favorece a reprodução.
A pulga põe seus ovos no chão. As larvas vivem em raízes jovens. Eles também se alimentam deles. Os desembarques estão desaparecendo.
Para prevenção é recomendado:
- remova restos de plantas;
- cave o solo profundamente no outono;
- aplicar fertilizantes minerais no solo;
- observar a rotação de culturas;
- combater ervas daninhas;
- use plantações compactadoras de plantas protetoras.
Os jardineiros polvilham os canteiros com cinza e pó de tabaco. Em casos difíceis, recomenda-se o uso de inseticidas.
Lagartas de borboleta branca
Este inseto é familiar a todos os adultos. Crianças e moradores da cidade são tocados por ele. A borboleta em si não faz mal ao rabanete: alimenta-se do néctar das flores (alfafa, dente-de-leão, trevo).
Mas ela põe ovos no topo. Eles se transformam em lagartas vorazes que se alimentam de folhas. Em casos avançados, eles destroem completamente a parte superior do rabanete. A colheita de raízes para de se desenvolver.
O jardineiro deve inspecionar regularmente as plantações. Preste atenção no verso das folhas. Destrua imediatamente as ninhadas de ovos e lagartas descobertas.
Recomenda-se combinar métodos mecânicos de proteção com o tratamento das plantações com inseticidas (conforme instruções).
Existem métodos tradicionais para proteger as plantas da erva-branca. Ao longo do perímetro da crista são presos palitos com metades de cascas de ovo. A borboleta não gosta de competição e voa para botar ovos em outro lugar.
Alguns jardineiros polvilham as plantações com cinzas de fogão peneiradas. Belyaka é um cara legal. Não se reproduzirá em folhas sujas. Depois da chuva e do vento, a proteção é renovada.
Mosca de repolho primavera
Pertence ao tipo de mosca das flores. O verão em massa começa a partir do momento em que a cerejeira e a cerejeira florescem e termina depois que o lilás murcha.
A própria mosca se alimenta de néctar. Ela poliniza as plantas. Mas suas larvas prejudicam os jardineiros. A mosca põe ovos no solo sob plantio de rabanete. As larvas eclodidas roem raízes tenras e constroem túneis. Externamente, o rabanete parece deprimido, as pontas começam a murchar.
Aos primeiros sinais de danos às plantações pela mosca das flores, é necessário iniciar o combate. As raízes danificadas devem ser desenterradas e queimadas. Trate o solo com um inseticida.
A prevenção dá excelentes resultados. As ervas daninhas devem ser removidas do local. Medidas protetoras:
- Recomenda-se plantar em todo o perímetro plantas com aroma pungente: malmequeres, aipo. Eles vão assustar a mosca.
- Os canteiros devem ser cobertos com lascas de madeira grossas ou cobertos com material não tecido escuro: não há lugar para a mosca botar ovos.
- Estique uma rede com pequenas células sobre as plantações: a mosca não superará o obstáculo.
Alguns jardineiros polvilham os canteiros com cinzas de fogão: isso evita que a praga ponha ovos.
Inseto crucífero
O inseto do repolho hiberna sob restos de plantas. Quando esquenta, ele voa e vive das ervas daninhas das plantas crucíferas. Após o surgimento dos culturais, ele passa para eles.
A fêmea põe ovos no verso da folha. As larvas se alimentam da seiva das copas. Quando expostos à luz, pequenos pontos ficam visíveis, transformando-se em manchas. A folha morre e a planta enfraquece.
Inseticidas são usados para controlar a praga. A prevenção dá excelentes resultados: matar ervas daninhas e desenterrar o solo antes do inverno.
Alguns jardineiros atraem inimigos do percevejo do repolho para o local: a mosca fasia mosqueada e o comedor de ovi Trissolcus. Eles reduzem naturalmente a população de pragas.
Mariposa do repolho
Esta é uma borboleta bege discreta. Ela se alimenta de néctar. Mas suas lagartas são capazes de destruir a colheita de rabanete.
Assim que a praga começar a se espalhar pelas cristas, a luta deve começar. Recomenda-se inspecionar o verso das folhas e o meio da roseta. As lagartas devem ser coletadas e destruídas, os ovos devem ser lavados com solução de sabão verde.Em caso de danos graves, as plantações de rabanete devem ser tratadas com inseticidas.
Alguns jardineiros reduzem a população de pragas usando armadilhas. Uma substância de longa secagem (resina de pinho, cola, lubrificante) é aplicada a um pedaço de papelão ou plástico amarelo. As borboletas aderem à composição. Armadilhas com insetos são destruídas e substituídas por novas. Este método ajuda a identificar outras pragas do rabanete alado..
Mariposa do repolho
Esta é uma praga noturna. A borboleta está pintada de cinza sujo. Ela põe seus ovos na parte inferior do ovo. As lagartas jovens fazem buracos nas folhas do rabanete e, quando ficam mais fortes, roem as folhas. Então as lagartas vão para o subsolo para passar o inverno.
Medidas preventivas ajudarão a eliminar a praga. Você deve cavar profundamente o solo, remover ervas daninhas, observar a rotação de culturas e as regras de vizinhança.
Alguns jardineiros colocam pedaços de material sintético embebidos em querosene ou alcatrão entre as plantações para repelir borboletas. Os inseticidas devem ser usados com cautela no início variedades de rabanete.
Mosca de colza
O ovipositor do inseto lembra uma serra com bordas irregulares. A fêmea perfura as folhas na parte inferior e põe ovos. As lagartas eclodem. Eles comem os topos. Depois deles, ficam as nervuras das folhas.
Eles são mais ativos em climas quentes e secos. A precipitação e as baixas temperaturas são destrutivas para eles. As falsas lagartas esperam chuvas curtas na parte inferior das folhas.
Os agrônomos recomendam a criação de áreas com iscas da família dos crucíferos. As pragas avançam para ele. A grama é cortada e queimada.
A vespa ichneumon é uma inimiga natural da mosca-serra. Ela põe ovos no corpo de falsas lagartas. Insetos benéficos devem ser atraídos para o local.
Em tempo chuvoso, as falsas lagartas precisam ser coletadas e destruídas.Para grandes populações de pragas, recomenda-se o uso de inseticidas.
Besouro de flor de colza
Um inseto azul esverdeado brilhante. Hiberna no solo. Quando o solo aquece até 10 graus Celsius, ele vem à superfície.
Ativo de maio até o final de junho. Come os botões por dentro. Prefere colza, mas danifica quaisquer culturas crucíferas (e rabanetes também). Capaz de destruir 70% da colheita. Aos primeiros sinais de plantio, recomenda-se tratá-lo com inseticida.
Lesmas
As pontas e partes das raízes que se projetam acima da superfície do solo estão danificadas. Eles se alimentam à noite. Durante o dia eles se escondem sob tábuas e restos de plantas.
Para proteger as plantações, recomenda-se coletar e destruir as pragas durante o dia. Uma espessa camada de casca de ovo triturada ou limão deve ser colocada em todo o perímetro. Isso evita que os moluscos rastejem em direção às plantas.
Pulgão
Parasita folhas tenras e jovens de rabanete. Suga os sucos e enfraquece as plantas.
O inseto é passivo. É transportado para plantações de rabanete por formigas de jardim. Os pulgões secretam um suco doce que as formigas gostam.
Para combater a praga, é recomendável destruir formigueiros. O tratamento com o medicamento “Muracid” dá um bom resultado.
Os pulgões devem ser removidos das folhas com uma solução de sabão verde. Para atrair joaninhas, malmequeres, calêndula e camomila são plantados próximos às cristas de rabanete. Pulverizar com infusões de tabaco ou cascas de laranja ajudará a repelir pulgões.
Babanukha
Inseto verde brilhante. Passa o inverno nas camadas superiores do solo, sob esterco e em montes de plantas. Quando chega o tempo quente, ele sobe.
Roendo folhas. A planta enfraquece e para de se desenvolver. Danos adicionais: transfere doenças fúngicas e bacterianas para plantas saudáveis.
Os jardineiros lutam contra a babanukha de diferentes maneiras:
- coletado manualmente;
- procure não perder o prazo de plantio de rabanete;
- borrife as cristas com inseticidas.
Para reduzir o risco de invasão de pragas, deve-se observar a rotação de culturas de hortaliças e remover os resíduos vegetais.
Métodos preventivos de proteção
O controle de pragas leva muito tempo. O jardineiro gasta energia pulverizando e coletando insetos manualmente. A prevenção é muito mais eficaz. Obrigatório:
- limpar a área de ervas daninhas;
- atrair insetos benéficos;
- observar a rotação de culturas de hortaliças;
- plante plantas amigáveis nas proximidades;
- observar as datas de semeadura;
- aplicar fertilizantes minerais.
Recomenda-se seguir as técnicas agrícolas de cultivo de rabanete: plantas fortes e saudáveis são menos danificadas por pragas.