As variedades de pimentão são invariavelmente populares entre os produtores de vegetais. A Orelha de Boi Pimenta é uma variedade cada vez mais cultivada em canteiros e estufas. Os benefícios dos frutos da pimenta são amplamente conhecidos, por isso o jardineiro sempre terá lugar em seu terreno para mudas dessa hortaliça.
Descrição e principais características da variedade
Por que a Orelha de Boi tem sido uma das variedades mais populares há mais de uma temporada? Que características atraem os horticultores, apesar de cuidar dessa hortaliça não ser tão fácil quanto cuidar do tomate ou do repolho?
Acontece que os frutos densos e grandes desta variedade contêm grandes quantidades de vitamina C e outras substâncias ativas.Os pimentões são doces e crocantes, por isso realçam o sabor de qualquer salada fresca ou outro prato.
A descrição da variedade deve começar com o momento do amadurecimento da colheita. A Orelha de Boi é uma excelente variedade de meia temporada: desde o momento dos brotos amigáveis até a maturação técnica da fruta, passam pouco mais de 3 meses, e a maturação completa da colheita pode ser esperada após 4 meses. A variedade destina-se ao cultivo em terreno aberto e em estufas sem aquecimento.
Os arbustos são de tamanho médio, os brotos não ultrapassam 65 - 70 cm, os arbustos se espalham em largura - pelo menos 30 cm de raio, por isso não é recomendado plantar mudas de orelha de boi em canteiros a menos de 0,5 m de uns aos outros.
Os rebentos são eretos, bem ramificados, bastante fortes, atingem 0,7 m de altura, a folhagem é média. A folhagem é densa, simples, de tamanho médio, as bordas são levemente onduladas, a cor é esmeralda escura. A parte superior das folhas é ligeiramente brilhante.
Devido à folhagem bastante volumosa, a Orelha de Boi não tolera bem a estação quente. Se a pimenta for plantada em estufa, a condensação se instala nas folhas, o que afeta negativamente as plantas.
Os pimentões maduros têm o formato de orelhas de boi (por isso receberam esse nome) - alongados, em forma de cone, levemente ondulados. Seu comprimento pode atingir 15–16 cm, os frutos verdes são verdes e, na fase de plena maturidade, tornam-se vermelhos brilhantes com um tom carmesim.
Os pimentões são carnudos, doces e suculentos, com espessura de parede de cerca de 7 mm. O peso médio dos pimentões é de 130 a 145 g, mas com muito cuidado você pode cultivar frutos grandes - até 200 a 240 g de peso. O rendimento de um arbusto é geralmente de 2,5 a 3,2 kg. As qualidades comerciais da colheita madura são elevadas. Nem sempre faz sentido esperar até que toda a colheita esteja madura, pois os frutos em fase de maturação técnica após a colheita amadurecem bem em sala fresca.
Uma descrição da pimenta orelha de boi ficará incompleta sem uma história sobre imunidade a doenças e manutenção da qualidade. A resistência desta variedade às principais doenças e pragas é média. Graças às paredes bastante densas, os pimentos maduros ficam perfeitamente armazenados em local fresco, mantendo a sua apresentação e bom gosto. A safra colhida tolera bem o transporte por longas distâncias.
Os pimentões maduros são universais: os frutos dessa variedade são consumidos in natura, adicionados em saladas e próprios para enlatados (principalmente no lecho).
Vantagens e desvantagens da variedade
As vantagens indiscutíveis incluem:
- alta produtividade;
- boas qualidades comerciais da colheita madura;
- excelente sabor;
- versatilidade de frutas maduras;
- A colheita pode ser armazenada fresca por muito tempo e mantém suas valiosas propriedades mesmo quando congelada por muito tempo.
Este tipo de pimenta também apresenta desvantagens:
- os arbustos não toleram bem o calor;
- a condensação que se instala na folhagem em condições de estufa é destrutiva.
A Orelha de Boi é exigente no cuidado, caso contrário fica difícil conseguir frutos de qualidade.
As nuances do cultivo da pimenta orelha de boi
Para obter frutos no final da safra com a mesma excelente apresentação da embalagem de sementes, é preciso trabalhar muito, pois esta variedade exige cuidados.
O cultivo deve começar com uma seleção cuidadosa da semente. Normalmente, as sementes que são adquiridas em lojas especializadas de empresas renomadas já passaram por todo o preparo pré-semeadura:
- foram selecionadas apenas sementes viáveis;
- o material é desinfetado e tratado com estimulantes de crescimento.
Antes de plantar, é melhor deixar as sementes de pimenta de molho por algumas horas.Os recipientes são preenchidos com mistura de solo pronta para plantas vegetais. É melhor plantar as sementes em copos pequenos, com alguns pedaços em cada, porque os pimentões não devem ser submetidos a transplantes desnecessários (inclusive colheita) - as plantas ficam muito doentes após esse procedimento. A semente deve ser enterrada 0,5 - 0,8 cm no solo.Após o plantio, o solo é umedecido e coberto com polietileno por cima para criar efeito estufa.
Após o surgimento dos brotos massivos, o filme é retirado dos recipientes, as plantas fracas são retiradas, restando apenas mudas fortes. Nos primeiros dez dias de maio, os pimentões estão prontos para o plantio em solo protegido (na fase de 5 a 7 folhas permanentes). As mudas são plantadas em campo aberto em meados de maio, quando já passou o perigo das geadas da primavera.
Ao preparar canteiros para mudas, deve-se lembrar das regras de rotação de culturas. Os melhores antecessores do pimentão:
- ervilhas, feijões, soja;
- vários adubos verdes;
- pepinos;
- aneto.
Você absolutamente não deve plantar pimentões depois dos tomates - as plantações são suscetíveis às mesmas doenças. O local de pouso deve estar ensolarado. Em condições de estufa, o ambiente deve ser ventilado regularmente.
Após o plantio, os cuidados consistem em regar regularmente, soltar o solo, tirar o mato e aplicar fertilizantes sistematicamente.
Atenção especial deve ser dada à rega: a irrigação é feita uma vez a cada 3 dias, para cada pimentão - pelo menos 1,5 litro de água. Antes do aparecimento dos ovários, é melhor usar aspersão, pois durante a frutificação e o amadurecimento, a umidade é adicionada à raiz. Durante o crescimento e amadurecimento da cultura, alterne a fertilização com superfosfato e fertilizantes orgânicos (chorume ou excrementos de frango).
Avaliações de produtores de vegetais que cultivam regularmente orelha de boi indicam que esta variedade é resistente ao vírus do mosaico do tabaco.