Muitos horticultores cultivam pimentão, pois esse vegetal é muito utilizado no preparo de diversos pratos e saladas. Vários problemas podem surgir durante o cultivo desta planta. Muitas vezes suas folhas começam a mudar de cor e ficar roxas. Para se livrar desse problema, você precisa entender por que eles mudam de cor.
Causas
Muitos jardineiros ficam seriamente surpresos ao ver mudas de tonalidade lilás. Variedades regulares de pimentão não podem ter essa cor. Há mais de uma razão pela qual as folhas podem ficar roxas ou roxas.
Mudanças de temperatura
Uma das principais razões para este problema são as mudanças bruscas de temperatura. Devido à repentina onda de frio, as folhas começam a se enrolar em um tubo e a escurecer. Com o tempo, eles adquirirão uma cor lilás e ficarão roxos.
Na maioria das vezes, as folhas com esta tonalidade aparecem quando a pimenta é plantada precocemente em terreno aberto. No cultivo de pimentas em estufa as folhas escurecem com muito menos frequência. No entanto, isto também pode acontecer numa estufa se esta não estiver suficientemente isolada. Para preservar os arbustos, é necessário restaurar imediatamente a temperatura ideal.
Antocianose
A antocianose aparece se a pimenta não tiver fósforo. Por causa disso, as mudas jovens começam a se degradar gradativamente e a morrer. O fósforo é uma substância essencial necessária ao crescimento e desenvolvimento normal dos arbustos. Não é apenas a principal fonte de energia da planta, mas também controla todos os seus processos metabólicos. O fósforo é muito importante para os pimentões, pois estimula a frutificação, a floração e a zona radicular. Além disso, é responsável pelo acúmulo de açúcar nas frutas maduras.
As folhas inferiores do arbusto podem sinalizar falta de nutrientes, pois são as primeiras a começar a mudar de cor. O caule do arbusto também pode mudar de cor.
Outros sinais incluem o enrolamento das folhas em direção ao caule ou para cima. Se você não se livrar da antocianose em tempo hábil, o caule ficará mais peludo e quebradiço. O sistema raiz também pode ser danificado. Com o tempo, torna-se mais fraco e absorve menos os nutrientes do solo.
Manter a temperatura na estufa
Muitas pessoas não sabem o que fazer se as folhas de pimenta estiverem roxas. Para evitar alterações de cor nos pimentões, é necessário monitorar constantemente a temperatura.
Norma de temperatura
A temperatura diurna ideal deve ser de cerca de 20 a 25 graus. À noite, este indicador pode diminuir em 3-5 graus. Muitos horticultores novatos tentam aumentar a temperatura dentro da estufa para melhorar o crescimento dos arbustos. No entanto, isso só pode prejudicar a planta e levar à sua morte.
Você também deve monitorar a temperatura do solo. É necessário que não caia abaixo de 14 graus e não ultrapasse 25 graus. Com uma diminuição acentuada nesses indicadores, pode começar a falta de fósforo nas plantas.
Métodos de regulação de temperatura
Muitas vezes, as veias roxas das folhas aparecem devido às baixas temperaturas. Existem várias maneiras de aumentá-lo alguns graus rapidamente:
- Aplicação de camadas adicionais de filme à noite. São colocados a uma distância de cerca de 5 cm da camada principal. Para fixá-los, é melhor usar fixadores para filmes plásticos. Com a ajuda dessa proteção adicional, é formada uma almofada de ar que protegerá a estufa do ar frio externo.
- Limite a quantidade de ar acima dos arbustos de pimentão usando uma pequena estufa adicional. Sua moldura pode ser feita de pequenas hastes de madeira ou arame com diâmetro de 3-4 mm. Como revestimento, pode-se usar um filme sólido com espessura de pelo menos 0,5 mm. Para evitar a criação de uma temperatura muito alta sob a estufa adicional, ela deve ser ventilada periodicamente.
- Para aumentar a temperatura do solo em vários graus, é necessário aplicar cobertura morta. Isso pode ser feito usando spunbond ou filme. Desta forma, a temperatura aumentará 1-2 graus e a pimenta não ficará azul.
O aumento da temperatura na estufa deve ser feito com muito cuidado. Principalmente em dias quentes, pois pode danificar os pés de pimenta e causar queimaduras.
Alimentação com pimenta
Muitas vezes as folhas ficam azuis por falta de fósforo e outros nutrientes, por isso é necessário alimentar bem a pimenta. Antes de alimentar a planta, você precisa se familiarizar em como fazê-lo corretamente.
Primeira alimentação
Você precisa começar a adicionar fertilizantes ao solo antes de plantar as mudas. Para isso, adicione 200 gramas de cinza, um balde de composto, uma colher de chá de sulfato de potássio e uma colher de superfosfato por metro quadrado de terreno.
A próxima alimentação é realizada apenas 20 dias após o plantio das mudas no solo. A partir de agora, recomenda-se o uso de fertilizantes com maior quantidade de fósforo para evitar futuras manchas roxas nas folhas. Uma solução preparada com 15 g de carbonita, 10 litros de água e 3 g de superfosfato é despejada no solo pré-umedecido sob cada arbusto de pimenta.
Se as folhas novas não apenas mudarem de cor, mas também começarem a cair, você deve usar uma solução de ácido bórico.
Alimentação durante o desenvolvimento e floração
Durante o crescimento, os fertilizantes devem ser aplicados no solo mensalmente, 2 a 3 vezes. O cultivo de arbustos de pimenta precisa de cálcio, nitrogênio e fósforo. Antes da brotação, é necessário adicionar ao solo uma solução preparada com 10 g desses fertilizantes minerais e 5 a 8 litros de água. Para cada arbusto de pimenta não se consome mais que 100 g da mistura.
Para deficiência grave de fósforo, é usada uma solução forte de superfosfato. Para prepará-lo, um copo de superfosfato é enchido com água quente. A mistura deve ser infundida por cerca de 12 horas, após o que deve ser despejada em um balde com água. Um arbusto é tratado com um litro da solução preparada.
Você também pode realizar alimentação foliar. Para isso, a folhagem é tratada com solução de fósforo a 0,5%.
Conclusão
Muitas vezes, as folhas da pimenta começam a mudar de cor e ficam roxas. Se as folhas ficarem roxas, é necessário monitorar a temperatura do ambiente em que cresce a pimenta da estufa e fertilizar regularmente o solo. Você também pode conversar com pessoas que cultivam pimenta há muito tempo e sabem como se livrar desse problema.