Uma das variedades mais comuns de pimentão é o pimentão, muito utilizado no preparo de diversos pratos. Este vegetal sofre frequentemente de várias doenças que levam ao clareamento das folhas que crescem no arbusto. Para se livrar das folhas brancas, você precisa descobrir por que as folhas da pimenta ficam brancas.
As principais causas do problema
Existem vários motivos que fazem com que as folhas das mudas de pimenta mudem de cor ou comecem a ficar brancas. A principal razão para a ocorrência desse sintoma é o aparecimento de uma ou outra doença fúngica.
Perna Preta
A doença fúngica mais comum que a maioria dos produtores de vegetais encontra ao cultivar mudas de pimenta em estufas é a canela preta. Esta doença pode destruir a maioria das mudas jovens. Principalmente se forem plantadas em estufa com pouca iluminação e altos níveis de umidade.
A infecção fúngica se espalha através de restos de plantas, solo mal desinfetado ou sementes não tratadas. Os principais sintomas da canela preta incluem:
- as folhas do arbusto ficaram mais claras e deixaram de ser verdes;
- o colo da raiz escurece;
- apodrecimento do caule da planta.
Não apenas as mudas de pimenta são suscetíveis à doença, mas também uma planta adulta que cresce em estufa. Quando os arbustos adultos estão infectados, o caule torna-se gradualmente castanho escuro.
Murcha de Verticillium
Às vezes, as manifestações desta doença se assemelham muito aos sintomas mosaico de pepino. Essas doenças são muito semelhantes, pois atrapalham o funcionamento do sistema vascular das plantas. Os principais sintomas do verticillium incluem:
- a planta começou a crescer mais devagar;
- as folhas da pimenta encolhem e ficam pálidas;
- com o tempo, a lâmina foliar das folhas inferiores fica amarela;
- se os arbustos jovens foram infectados, os ovários param de se formar neles;
- As plantas infectadas em estágios posteriores de crescimento começam a perder as folhas.
Septória
A doença danifica as folhas do pimentão, seus frutos e caules. O fungo se desenvolve ativamente se o cultivo for realizado em estufa com temperatura de cerca de 25 graus e umidade do ar superior a 80-85%.A praga da Septoria afeta primeiro a parte inferior da planta, fazendo com que as folhas mais velhas sofram primeiro. Manchas brancas aparecem neles e com o tempo algumas delas caem.
Então a septoria sobe cada vez mais e afeta as folhas mais jovens. Ao mesmo tempo, o número de manchas aumenta significativamente. Eles aparecem em todas as nervuras da lâmina foliar.
Quando aparecem as primeiras manchas brancas nas folhas, é necessário tratá-las com preparações especiais que contenham cobre.
Praga de Alternaria
Esta doença se manifesta não apenas na superfície das folhas dos pimentões em estufa, mas também nos frutos. Primeiro, formam-se pequenas manchas com uma tonalidade acastanhada. Com o tempo, eles aparecem nas folhas mais altas. Eles aumentam gradualmente de tamanho e começam a se fundir. Se você não se livrar da Alternaria em tempo hábil, as folhas verdes começarão a secar.
Quando as hastes são danificadas, manchas marrons de formato oval se formam nelas. Às vezes aparece podridão neles, fazendo com que as folhas caiam.
Cladosporiose
A doença atinge o ovário, caules, pecíolos e folhas da pimenta. Os principais sintomas da cladosporiose incluem:
- o aparecimento de manchas verdes claras, cobertas externamente por uma camada fúngica;
- rápida propagação da doença da parte inferior do arbusto para o topo;
- murchamento e ressecamento das folhas após o transplante das mudas.
A doença se espalha através de restos de plantas, ferramentas contaminadas e solo. Uma característica especial da cladosperiose é que ela não é transmitida por sementes.
Podridão branca
Muitas vezes, esta é a razão pela qual as folhas das mudas de pimenta ficam brancas. A doença afeta folhas localizadas próximas à zona radicular da pimenta.Além disso, com o tempo, aparece nas frutas, por isso elas ficam mais macias e aquosas. O agente causador da podridão branca pode ser encontrado no solo ou em restos de plantas.
Para evitar que as folhas fiquem brancas, é necessário monitorar constantemente a umidade do ar e remover folhas murchas e brotos.
Produtos de controle de doenças
Depois de decidir o motivo pelo qual as folhas da pimenta ficam brancas, você pode começar a resolver esse problema. Muitos produtores de vegetais não sabem o que fazer quando as folhas com veias dos pés de pimenta acendem. Você pode se livrar desse problema com a ajuda de medicamentos especiais.
Alirin-B
Este produto biológico ajuda a eliminar doenças como septoria, cladosporiose, alternária e requeima. Deve ser diluído em água antes de usar. Primeiro, é misturado com uma pequena quantidade de líquido e depois despejado na quantidade total de água. Se precisar regar 10 metros quadrados de área, adicione 2 comprimidos do medicamento a 10 litros de água. Existem várias maneiras de usar Alirin-B:
- Antes de plantar mudas em terreno aberto. A solução é aplicada no solo com regador e misturada a ele. Para fazer isso, você pode usar uma pá ou cortador comum.
- Adição aos poços. 300 g de solução de trabalho são adicionados a um poço. Para criá-lo, é necessário adicionar um comprimido de Alirina-B a um litro de água.
- Use durante a estação de crescimento. Nesse período, os arbustos são alimentados várias vezes ao mês com intervalo de 4 a 6 dias.
Líquido bordalês
É um dos remédios mais eficazes contra doenças bacterianas e fúngicas. Para preparar o líquido, é necessário adicionar 250 gramas de cal virgem e sulfato de cobre a 7 a 8 litros de água.Antes do uso, a mistura é bem misturada e filtrada em gaze dobrada em várias camadas.
Uma solução devidamente preparada não deve conter muito cobre e ter uma cor azul clara. Para verificar a acidez da mistura, use um prego de ferro, que é mergulhado no líquido por 3-5 minutos. Se aparecer uma camada vermelha, a mistura contém muito cobre.
Quadris SK
Possui propriedades protetoras, com as quais você pode não só se livrar de doenças fúngicas, mas também prevenir sua ocorrência.
Recomenda-se o uso do medicamento após o plantio das mudas no solo. Neste caso, isso deve ser feito de manhã ou à noite, quando não há fortes rajadas de vento lá fora. Quadris SK penetra na lâmina foliar e a protege de doenças fúngicas.
O medicamento é utilizado na forma de solução aquosa. Para prepará-lo, adicione 300 g de Quadris SK a 5 litros de água. A mistura de trabalho deve ser utilizada dentro de 24 horas após a preparação.
Tricodermina
Com a ajuda deste remédio biológico você pode se livrar de muitas doenças fúngicas. A composição do medicamento inclui o fungo do solo Trichoderma.
A tricodermina é usada após o plantio de mudas para regando arbustos de pimenta em uma estufa. Para preparar uma solução de trabalho, é necessário misturar um litro de água com 10 gramas do medicamento. Ao regar, o líquido deve ser colocado sob a raiz de cada arbusto.
A solução preparada pode ser armazenada na geladeira por no máximo um mês.
Prevenção
Existem várias recomendações que podem ser usadas para impedir o desenvolvimento de doenças fúngicas nas pimentas.
Antes de plantar as sementes, elas precisam ser desinfetadas. Isso pode ser feito por meio de tratamento térmico.Para isso, algumas semanas antes do plantio das sementes, elas deverão ser colocadas em uma solução fraca de zinco por meia hora. Neste caso, a temperatura do líquido deve ser de cerca de 100 graus. Depois disso, as sementes podem ser resfriadas em água fria e secas.
Você também deve fertilizar o solo. Para fazer isso, o solo deve ser alimentado 2 a 3 vezes com uma solução quente de manganês. Para prepará-lo, misturam-se 5 a 7 gramas do medicamento com 10 litros de água.
Conclusão
Você mesmo pode se livrar de várias doenças fúngicas dos pimentões. Para isso, basta entender por que as folhas da pimenta podem ficar brancas e quais medicamentos vão ajudar a resolver esse problema.