Mesmo em uma pequena horta você pode cultivar uma colheita variada de vegetais e frutas se colocar todas as colheitas corretamente. A proximidade correta das plantas pode ajudar ou atrapalhar o alcance do objetivo. Vamos ver o que pode ser plantado ao lado do pimentão.
Cultura com caráter
Esta é uma planta caprichosa e que gosta de calor. As conquistas da seleção moderna permitem cultivá-lo nas condições dos Urais e da Sibéria em campo aberto, mas mais frequentemente nessas regiões os pimentões são plantados em estufa.
O solo para o cultivo de pimentas deve ser solto e fértil e reter bem a umidade.A fertilização é realizada seis vezes por safra com fertilizantes orgânicos e minerais. A rega frequente, mas sem estagnação da água, permite que o arbusto se forme correctamente.
Na maioria das vezes é necessário semear mudas em caixas, pois o período de cultivo é longo. Após o início do clima quente, as mudas são plantadas na horta. Se ainda for possível congelar, é coberto com filme ou material não tecido especial. Mesmo nos meses de verão, não é necessário retirar o abrigo se o tempo estiver abaixo de 25 graus. Nesses casos, é preferível escolher variedades autopolinizadoras, que produzirão um ovário mesmo sob a película.
É importante garantir que haja ar fresco suficiente e que os arbustos não estejam infectados com canela preta - a doença mais perigosa para esta cultura.
A planta, principalmente nos primeiros meses, é frágil, por isso é desejável suporte. Para obter um maior número de brotos, o topo do arbusto é podado a uma altura de vinte e cinco centímetros. A colheita ocorre 80–90 dias após a germinação.
Crescendo em terreno aberto
Com o que vive o pimentão em terreno aberto? Com muitas culturas que possuem propriedades fitoncidas e um odor específico:
- cebola;
- malmequeres;
- tanásia;
- coentro;
- erva-dos-gatos;
- espinafre;
- chagas.
Essa justaposição pode ser utilizada nos chamados canteiros mistos: quando várias plantas são plantadas em um pequeno terreno (canteiro) e processadas em conjunto. Nesse caso, o pimentão é plantado a uma distância de pouco mais de 40 centímetros entre os arbustos, e as demais plantas são plantadas no mesmo canteiro que ele, nas entrelinhas.
A combinação da pimenta e das plantas descritas ajuda a proteger a cultura caprichosa das pragas, uma vez que as substâncias secretadas pelos malmequeres ou pelos coentros repelem os insetos e os fitoncidas evitam o desenvolvimento de bactérias perigosas no solo.
A este respeito, é útil usar ervas:
- Manjerona;
- manjericão;
- aneto;
- tomilho;
- levístico
Apresentam efeito semelhante, sem interferir no crescimento e na frutificação da pimenta. Ao mesmo tempo, uma planta como o quiabo protege os arbustos frágeis do vento e serve de suporte. É melhor plantá-lo ao longo da borda do canteiro.
Pela semelhança de cuidados, mudas de cenoura, berinjela e abobrinha são boas vizinhas do pimentão. Para a cenoura, esta é considerada uma das melhores opções na horta. Eles funcionam bem uns com os outros, reduzindo os custos de mão de obra do jardineiro e facilitando o trabalho. Mudas de cenoura repelem muitas pragas.
Com quais plantas ornamentais pode-se plantar para uma boa colheita? Basta semear urtiga e camomila no jardim. Eles vão acelerar o processo de amadurecimento e permitir que a pimenta se desenvolva melhor. O dente-de-leão também tem efeito semelhante, porém, na hora de combinar essas plantas, é importante fazer a capina na hora certa, caso contrário o jardim ficará coberto de mato e seu dono ficará sem colheita. Das ervas daninhas, basta cultivar vários exemplares nas bordas do canteiro.
Doce pode ser plantado ao lado de tomate e repolho - tal vizinhança, embora não seja particularmente benéfica, é bastante aceitável e não prejudica nenhuma das plantas. No entanto, deve-se ter cuidado para que as doenças do tomate não se espalhem para o mato búlgaro, uma vez que ambas as culturas pertencem à família da beladona.
O repolho pode ser complicado porque consome muita umidade e algumas variedades produzem uma cabeça larga cercada por grandes folhas de repolho.Como resultado, o repolho ocupa muito espaço, o que não é lucrativo se cultivado em conjunto. Embora arbustos compactos de pimentão possam caber confortavelmente no espaço entre as plantas de repolho.
Ao determinar o que mais plantar ao lado da pimenta, é fácil focar nas culturas verdes que podem ser combinadas com muitas plantas. São acelga, espinafre, alface. Podem ser plantadas ao lado de pimentões para economizar espaço. Não ocuparão muito espaço no canteiro, necessitarão de uma boa rega e darão sombra ao solo, evitando que rache no período de seca.
Vizinhos azarados
Ao saber de quem a planta é amiga, é importante identificar seus “inimigos”, com os quais a compatibilidade é negativa, o que não só reduzirá o rendimento, mas também poderá levar à morte das plantas. Todos os esforços do jardineiro serão em vão.
Entre as plantas ao lado das quais não se deve plantar pimentão está a erva-doce. É muito agressivo e as substâncias aromáticas que libera podem destruir o plantio de muitas culturas, inclusive de pimentão.
As mudas de beterraba serão as primeiras a ocupar seu “lugar ao sol”, levando não só a maior parte da luz, mas também dos nutrientes - tal proximidade é desfavorável para ambas as plantas, mas a pimenta será a primeira a perder.
Entre as variedades de repolho, há espécies incompatíveis com a pimenta - a couve-rábano e a couve de Bruxelas, que competem por nutrientes.
É inaceitável plantar pimentões ao lado de pimentões picantes. Isso levará à polinização cruzada das plantas, como resultado, as variedades doces se tornarão amargas, os frutos diminuirão e as sementes obtidas no futuro produzirão uma nova variedade com frutos amargos e picantes - algo entre pimenta doce e picante.É melhor que essas variedades estejam localizadas a uma distância considerável umas das outras, evitando a combinação de pólen.
Não é recomendado plantá-lo próximo a plantações de batata. Estas plantas sofrem de doenças semelhantes, pelo que a sua compatibilidade pode levar à rápida propagação de doenças. Além disso, os arbustos formados por batatas ocupam muito espaço, limitando o espaço para pimentões.
Vizinhos desfavoráveis aos pimentões são os feijões e as ervilhas. Embora essas culturas enriqueçam o solo com nitrogênio e o soltem, quando plantadas ao lado da pimenta, elas o suprimem. Além disso, as ervilhas procuram um suporte onde possam se enroscar, e as mudas que estão por perto são adequadas para isso. Como resultado, a pimenta pode simplesmente quebrar ou ser “sufocada” pela leguminosa.
Vamos dar uma olhada na estufa
Cultivar em estufa requer uma abordagem separada. Como há pouco espaço nessas salas e a propagação das infecções ocorre mais rapidamente, a seleção das plantas deve ser feita com mais cuidado.
Na hora de decidir o que plantar, o jardineiro considera duas coisas: aproveitar ao máximo o espaço e prevenir o desenvolvimento de doenças.
Vamos ver o que vale a pena plantar ao lado do pimentão. Plantar pimentão próximo à cebola também é aceitável em estufa, você pode encontrar um local próximo para mudas de abobrinha, cenoura, repolho branco ou couve-flor. O último tipo é preferível porque ocupa menos espaço.
Quaisquer ervas apenas melhorarão o rendimento dos pimentões - elas são compatíveis com muitas culturas e geralmente são recomendadas para plantio dentro de casa. Uma condição importante aqui é a capacidade de repelir muitos insetos e outras pragas, em particular pulgões, moscas brancas e oídio.
A questão de saber se é possível plantar culturas semelhantes próximas umas das outras, como berinjela e tomate, é controversa. Como as plantas sofrem das mesmas doenças, podem facilmente transmiti-las umas às outras, o que num espaço limitado, especialmente com pouca ventilação, ameaça a perda total da colheita. É necessário usar esta combinação com muito cuidado e não se esquecer do tratamento regular das plantas e do solo. Você pode experimentar variedades mais resistentes a pragas.
A capuchinha e a camomila, plantadas nas proximidades, terão um efeito benéfico na cultura principal, aumentando a sua produtividade.
Não é recomendado plantar pimentões em estufa ao lado de pepinos, pois eles apresentam requisitos diferentes para as condições de cultivo. Os pepinos precisam de um alto nível de umidade, e a cultura búlgara prefere ar seco e quente; quando combinados, podem ocorrer infecções.
Funcho e endro não são plantas com efeito de estufa e não devem ser plantados ao lado de pimenta. O efeito da erva-doce já foi descrito, e o endro se espalha tão ativamente que pode interferir em outras plantas, além disso, seus pedúnculos altos e grandes guarda-chuvas impedem que a pimenta receba luz suficiente. O endro também pode se tornar fonte de moscas da cenoura, que se instalam em suas raízes e são perigosas, antes de tudo, para as cenouras, e seus guarda-chuvas tornam-se um refúgio para pulgões - perigosos para os pimentões.
Plante beterraba e alguns variedades de repolho Também é perigoso perto da pimenta - isso reduz significativamente o rendimento da colheita.
Ervilhas plantadas ao lado de pimentões, assim como feijões e outras leguminosas, também são muito perigosas, por isso não é recomendado plantar leguminosas em estufas.
Assim, na hora de decidir o que pode ser plantado ao lado da pimenta, é preciso partir da compatibilidade das culturas e da influência entre elas.Às vezes, a lista de coisas com as quais você pode plantar pimentas pode parecer estranha, mas na maioria das vezes são dados comprovados. Você pode obter algumas informações por experiência própria e criar sua própria lista de plantas combinadas.