As codornas não são grandes, mas também são criadas para produzir carne e ovos. Estas aves pertencem a raças diferentes. Consideremos a descrição e as características das codornas pintadas chinesas, os prós e os contras da raça, as regras para manter e alimentar as aves e cuidar delas. Características da criação de codornas chinesas e proteção contra doenças em casa.
Características, descrição e características da raça Pintada Chinesa
A codorna chinesa pertence à família dos faisões. As aves são pequenas, o peso de um adulto é de 45 a 70 g.As fêmeas são menores que os machos e diferem deles não apenas no tamanho e no peso. Você pode identificar um pássaro por gênero pela plumagem. As fêmeas (como muitas aves selvagens) são marrom-acinzentadas e imperceptíveis. Os machos são marrom-escuros, têm peito azul-acinzentado, penas vermelho-escuras na barriga e penas pretas e brancas no pescoço. As asas podem ter um padrão claro composto por penas marrons. Ambos os sexos têm bico preto e patas laranja ou amarelas.
O comprimento do corpo da codorna chinesa é de até 14 cm no macho e 12,5 cm na fêmea. Deles você pode obter ovos pesando 10 G. As fêmeas começam a botar ovos aos 6 meses de idade, botando 150-200 ovos por temporada. Os ovos de codorna são considerados um alimento dietético, pois contêm muitas vitaminas, por exemplo, para obter a necessidade diária de vitamina D, será necessário comer 2 pedaços por dia.
Lados positivos e negativos
Vantagens das codornas chinesas:
- despretensão, você pode mantê-los em gaiolas ou pequenos recintos;
- são alimentados com alimentos padrão;
- Os pintinhos eclodem bem na incubadora.
Imperfeições:
- tamanho e peso pequenos,
- pássaros que gostam de calor, no inverno precisam ser mantidos em uma sala aquecida;
- em condições de vida precárias, eles arrancam as penas uns dos outros.
Apesar das deficiências da raça, ela é avidamente criada por agricultores e avicultores para consumo próprio de carne e ovos.
Manutenção, cuidado e alimentação
As codornizes não ocupam muito espaço, podem ser guardadas em qualquer despensa e até num apartamento. Eles podem viver em uma gaiola de malha, mas não deve ser muito apertada, devendo ser alocados 10 cm de área para 1 ave. As gaiolas podem ser empilhadas em camadas umas sobre as outras. Num apartamento, as codornizes chinesas podem ser colocadas numa varanda fechada ou loggia para que não haja odores desagradáveis no ambiente.
Se a sala for pequena, você pode aquecê-la com radiadores portáteis a óleo. Não deve haver correntes de ar na sala. A iluminação adequada é outra condição indispensável para a criação de codornas. O horário diurno deverá ser de 18 horas, apoiado por iluminação artificial. Em seguida, apague a luz por 2 horas, depois ligue novamente por 2 horas e desligue novamente por 2 horas.Para criar tal esquema, é conveniente usar um sistema que acenda e apague automaticamente a luz.
Cuidar de codornas chinesas consiste em limpar a gaiola, alimentar e dar água às aves. O piso da gaiola é de malha fina, abaixo é colocada uma bandeja, onde caem os excrementos. Para evitar odores, ventile o ambiente todos os dias. Os comedouros são pendurados do lado de fora da parede da gaiola, os pássaros enfiam a cabeça na malha e comem a comida. Os bebedouros são comuns ou tipo bico. Os ovos postos rolam por um piso inclinado até um recipiente especial, de onde é conveniente selecioná-los.
Codornizes chinesas pequenas são alimentadas 5 vezes ao dia, após atingirem 1 mês - 3 vezes. O primeiro alimento para eles é uma mistura macia e de fácil digestão de ovos cozidos, verduras picadas e os menores grãos. Uma tigela para beber pode ser feita a partir de uma jarra invertida de 0,5 litro colocada sobre um pires.
Codornas chinesas adultas são alimentadas com purê de milho, palha de grãos, grama e raízes raladas. Você pode dar-lhes algumas frutas e bagas picadas. No inverno, a dieta pode ser enriquecida com ervas secas e cenoura ralada. A água potável deve ser morna e sempre limpa.
Como outras aves, as codornizes chinesas requerem areia grossa para a digestão. É lavado, seco, colocado em um pequeno recipiente e colocado em uma gaiola.
Codornizes chinesas podem ser alimentadas com alimentos compostos durante toda a vida. Eles crescem bem e põem ovos. A alimentação com ração composta é cómoda, dura muito tempo e não se deteriora em local seco e escuro.
Reprodução e proteção contra doenças
A proporção de machos e fêmeas reprodutores entre codornas chinesas deve ser a seguinte: para 1 codorna, 3 codornas. Famílias diferentes precisam ser alojadas separadamente; se viverem juntas, os machos brigarão entre si. Apenas as fêmeas podem ser mantidas juntas para produzir ovos e os machos para engorda para carne. É melhor chocar codornizes em uma incubadora do que sob uma galinha. Uma incubadora doméstica comum lidará perfeitamente com essa tarefa. Você precisa colocar nele um ovo para incubação de um pássaro de raça pura para obter codornas de raça pura.
Codornizes sofrem de doenças infecciosas e distúrbios alimentares. Para prevenir infecções, as aves são tratadas com antibióticos. Para evitar transtornos, é necessário monitorar a dieta alimentar e o regime alimentar. Se forem detectadas doenças ou distúrbios nutricionais, as codornas doentes são separadas e tratadas. O gado saudável é alimentado para fins preventivos; os medicamentos são tomados em doses menores do que o habitual.
Codornizes chinesas são criadas por criadores de aves para obter carne e ovos. Mas por causa de sua bela plumagem, podem ser criados e mantidos como aves ornamentais. Manter, alimentar e criar codornizes da raça chinesa não difere da criação destas aves de outras variedades e, portanto, não deve causar dificuldades a um proprietário experiente.