Sem os devidos cuidados, a colônia de abelhas fica exposta a parasitas e doenças, o que aumenta o risco de perda do apiário. Para tratamento e tratamento preventivo, utiliza-se o medicamento universal “Timol”, que é uma excelente proteção para as abelhas contra acarapidose, varroatose e outras doenças perigosas. Em quais outros casos o Timol é usado e como usar o medicamento corretamente, veremos mais detalhes.
Composição e forma de liberação do medicamento
O “Timol” é um medicamento 100% natural, caracterizado por efeitos anti-sépticos, antifúngicos, antibacterianos e antiinflamatórios, fortalece o sistema imunológico de insetos trabalhadores.
A composição do remédio inclui:
- cresóis ou metilfenol - compostos orgânicos com forte efeito desinfetante;
- a substância orgânica isopropila é um anti-séptico natural e se caracteriza por propriedades fungicidas;
- o extrato de tomilho neutraliza ativamente fungos, vírus, bactérias e parasitas que podem se desenvolver no corpo dos insetos.
O medicamento é produzido na forma de pó ou cristais brancos, solúveis em líquido quente, éter, ácido acético e álcool. O remédio tem um aroma agradável com um tom ácido e ardente.
O "Timol" é comercializado em sacos hermeticamente fechados, com peso de 5 ga 2 kg, ou em frascos de vidro, acondicionados em 3 g.
Importante! O medicamento "Timol" é insolúvel em água fria e não é compatível com substâncias mentol e cânfora.
Princípio e escopo
Na apicultura, o medicamento é utilizado como agente preventivo e terapêutico.
- O ácaro parasita varroa é transportado por drones e se espalha rapidamente na ninhada. Sem tratamento oportuno, toda a família da colmeia é afetada pela varroa e morre.
- O ácaro traqueal Acarapis vude se reproduz nos órgãos respiratórios das abelhas. Se medidas oportunas não forem tomadas quando uma infecção por acarapidose for detectada, os insetos morrem.
- Nosema aparece com mais frequência no final do inverno ou início da primavera. As abelhas enfraquecem, o abdômen dos insetos fica muito inchado e surge um distúrbio no sistema digestivo. Sem tratamento, a família morre.
- A podridão fétida é uma doença infecciosa que representa um perigo para as crias de insetos. Sem intervenção, a doença se espalha rapidamente, aumentando o risco de extinção total do apiário.
- A infecção fúngica ascoferose afeta a ninhada de insetos, que morrem no estado de casulo. Para evitar a infecção, as urticárias são tratadas com o medicamento.
Para evitar a morte de insetos e a perda do apiário das abelhas, utiliza-se o “Timol” na forma seca ou é feita uma solução à base de água quente ou xarope de açúcar.
Importante! Antes de usar o medicamento, é necessário realizar uma inspeção minuciosa das colmeias e dos insetos.
Regras para uso na apicultura
O "Timol" é utilizado seguindo rigorosamente as instruções do medicamento.
- Recomenda-se realizar tratamento preventivo e tratamento de insetos no início da primavera ou outono, após a diminuição da atividade das abelhas.
- Também é necessário levar em consideração as condições climáticas da região de reprodução dos insetos. O tratamento é bem sucedido em temperaturas não inferiores a +7 e não superiores a +27 graus.
- É proibido usar a droga durante a extração do mel. Se as abelhas estiverem sendo tratadas neste momento, os procedimentos são concluídos 7 a 10 dias antes da retirada planejada do néctar das colmeias.
Os seguintes métodos de uso do Timol são usados:
- grânulos na quantidade de 3 g são diluídos em 100 ml de água quente e depois misturados com 25 litros de xarope de açúcar. 100 g da solução acabada são usados para cada quadro. O curso do tratamento é de 4 dias com intervalo de 5 dias;
- os grânulos secos são colocados em sacos de tecido de linho natural e colocados nas colmeias por 14 dias;
- sete doses do medicamento e xarope de açúcar são borrifados nas colmeias, após o que elas são fechadas por 2 dias;
- um medicamento na quantidade de 3 g é misturado com 10 kg de kandi e 40 g da mistura de nutrientes são colocados em cada moldura. O curso do tratamento é de 3 dias com intervalos de 5 dias.
Importante! O uso do “Timol” reduz o risco de os insetos serem afetados por doenças e parasitas, é utilizado como principal agente terapêutico, ajuda a aumentar a criação e aumenta a imunidade e a produtividade das abelhas.
Contra-indicações, efeitos colaterais e restrições de uso
Se as dosagens e métodos de uso forem seguidos corretamente, o preparado natural é totalmente seguro para insetos e não prejudica a qualidade e composição do mel.
Para trabalhar com o medicamento, você deve seguir alguns cuidados de segurança:
- Não é recomendado usar o remédio em famílias pequenas e fracas;
- ao entrar em contato com a pele e mucosas, o “Timol” causa graves irritações e queimaduras, portanto o contato com ele deve ser evitado;
- Se entrar no sangue humano, a droga pode causar paralisia e levar à morte.
Importante! Para evitar consequências desagradáveis, ao trabalhar com Timol, use roupa de proteção, respirador e luvas.
Prazo de validade e condições de armazenamento
Armazenar o medicamento em sua embalagem original, em local escuro e fresco, longe de alimentos, crianças pequenas e animais de estimação. Se todas as condições forem atendidas, o Timol permanece ativo por 2 anos.
Análogos do produto
Como análogos do "Timol" no combate a doenças e parasitas, são utilizados medicamentos à base de compostos de amitraz. "Apitak", "Bipin", "Tanis", "Yantrin" e "Tactic" também apresentam alta eficácia no tratamento de abelhas.