Medicamentos antivirais e antibacterianos são utilizados contra doenças infecciosas na apicultura. O tratamento com eles é necessário para manter o desempenho dos insetos e sua saúde. Os medicamentos modernos têm um efeito complexo e são capazes de destruir muitos tipos de patógenos simultaneamente. Consideremos a composição e a finalidade do "Lozeval" para abelhas, use de acordo com as instruções e análogos do medicamento.
Composição e forma de liberação
O produto é produzido na forma de um líquido oleoso, possui odor específico, sabor amargo e cor amarelo escuro ou acastanhado. Engarrafado em garrafas plásticas de 10, 25, 100 ml e 1 l. A composição contém as substâncias polilenóxido, morfolínio, água, dimetilsulfóxido e aetônio.
"Lozeval" é um medicamento veterinário que possui um efeito imunoestimulante e antiinflamatório pronunciado. É utilizado contra 18 tipos de patógenos e aumenta a resistência inespecífica em abelhas. "Lozeval" não só previne ou cura infecções, mas também aumenta a produtividade das abelhas, melhorando a sua saúde. Após o tratamento, o rendimento de mel e outros produtos aumenta em 10-15% e o número de abelhas jovens aumenta.
Para que é utilizado o Lozeval e como é utilizado nas abelhas?
De acordo com as instruções, “Lozeval” pode ser usado no combate a doenças infecciosas de abelhas:
- saco e ninhada de pedra;
- paratifóide;
- esfilamentovírus;
- acarapidose;
- colibacilose;
- melose;
- nosimatose;
- varratose;
- braúlez;
- filamentovírus;
- paralisia aguda;
- doenças de podridão.
A ação do medicamento baseia-se no fato de que as substâncias ativas, ao entrarem no corpo das abelhas, interrompem a atividade de bactérias e vírus e afetam negativamente sua capacidade de reprodução. O "Lozeval" é utilizado como medicamento profilático e medicinal, a sua eficácia na prevenção é de 95%, no tratamento de 85-95%.
A solução “Lozeval” é utilizada para tratar os favos de mel e as paredes internas da colmeia.
Quando usado profilaticamente, o medicamento é usado 3 vezes por temporada: a primeira vez - na primavera, quando é feito o primeiro vôo, depois no verão - após a coleta da primeira colheita de mel, e a última vez no outono - após o abastecimento de alimentos foi criado.
As abelhas são tratadas com um preparado diluído em água fervida. Para uma família, é necessário tomar uma solução na dosagem de 5 ml do produto para cada 300 ml de água. Os favos de mel são pulverizados com pulverizador três vezes com intervalo de 2 dias.
Efeitos colaterais e contra-indicações
A droga é inofensiva para os insetos tratados e para os seres humanos, as substâncias não se acumulam no mel e outros produtos obtidos das abelhas. “Lozeval” pertence a produtos com classe de perigo 44, ou seja, não é tóxico para insetos, animais e humanos. Se o medicamento for usado corretamente e a dosagem for seguida, não apresenta efeitos colaterais. Não afeta negativamente as abelhas, não prejudica o sistema reprodutivo dos insetos, não reduz sua produtividade. Não tem contra-indicações de uso. É permitido bombear mel um mês após o último tratamento.
Ao trabalhar com Lozeval, você deve seguir os requisitos padrão de segurança - não beba, não coma, não fume, use luvas, lave as mãos com sabão após o trabalho.
Instruções Especiais
Lozeval deve ser usado a uma temperatura não inferior a 18 graus Celsius. Se estiver mais frio lá fora, adiciona-se xarope de açúcar à solução para atrair as abelhas. Dosagem – 5 ml do medicamento por 1 litro de solução. O líquido é dado às abelhas 2 ou 3 vezes, com intervalos de 7 dias. Para cada colmeia você precisa gastar 50 ml de solução.
Em caso de overdose acidental do produto, recomenda-se alimentar as abelhas com xarope de açúcar na concentração de 50% na dosagem de meio litro de solução por família.
Prazo de validade e condições de armazenamento
O medicamento anti-infeccioso é armazenado por 3 anos em temperaturas de 3 a 30 graus. Se armazenado no frio, pode formar-se primeiro uma emulsão viscosa e depois cristais. Quando aquecidos, eles derretem. O fabricante afirma que o medicamento pode ser utilizado novamente, pois não perde suas propriedades medicinais.
O produto, assim como outros medicamentos veterinários, deve ser armazenado em local seco e escuro. Deve estar em embalagem inteira, em frasco fechado. Não use o medicamento após o prazo de validade. Perde sua eficácia. Uma solução diluída em água não é armazenada por muito tempo, portanto deve ser preparada somente antes do uso e utilizada para o fim a que se destina no mesmo dia. Não guarde os restos, despeje-os em local não utilizado para o cultivo de plantas.
Existem análogos
O "Lozeval" pode ser substituído por medicamentos de efeito semelhante: o "Izatizone", que possui composição, dosagem e características de aplicação idênticas, mas de fabricante diferente. Você pode usar Gentamicina e outros antibióticos fortes - Ampicilina, Neomicina, Tetraciclina, Levomicina, que podem substituir o agente em questão no combate a doenças bacterianas de insetos.
O medicamento "Lozeval" é utilizado na apicultura como um remédio eficaz para um grande número de doenças infecciosas que podem afetar as abelhas melíferas. É utilizado como agente medicinal e profilático, tanto de forma independente quanto em combinação com outros medicamentos para o tratamento de doenças.
A prevenção oportuna com o uso de medicamentos veterinários fortalecerá as forças imunológicas das abelhas e melhorará a resistência dos insetos às infecções. E quando for detectada uma doença, acelerar sua recuperação e preservar a população. O “Lozeval” é armazenado por muito tempo e está disponível em embalagens de diversos tamanhos, podendo ser adquirido tanto por proprietários de um pequeno apiário quanto por agricultores que possuem alto consumo de produtos veterinários.