A varroatose é uma patologia perigosa que freqüentemente afeta as abelhas melíferas. Esta doença é causada pela infestação por ácaros Varroa. Para enfrentar a doença é necessário o uso de medicamentos especiais, um deles é o “Bipin”. Este remédio é altamente eficaz e ajuda a superar rapidamente a doença. Neste caso, as instruções de uso do “Bipin” para abelhas devem ser rigorosamente seguidas.
Composição e forma de liberação
A droga "Bipin" é um agente acaricida eficaz. A base da substância é considerada amitraz. Na aparência, a droga é um líquido amarelo. A substância é comercializada em ampolas de vidro de 0,5 ou 1 mililitro. Cada pacote contém 10 ou 20 peças. Caso não seja possível adquirir o Bipin, você também pode usar o Amitraz chinês.
Princípio da Operação
"Bipin" é amplamente utilizado na apicultura. Isto se deve às pronunciadas propriedades acaricidas e à segurança comparativa do produto para as abelhas. O componente ativo do medicamento é um composto orgânico de origem sintética. A substância pertence à categoria dos triazonepentadienos. Na sua forma pura, sem adição de impurezas, este componente é um pó cristalino branco.
A substância ativa "Bipina" não representa uma ameaça para as colónias de abelhas. Isso não afeta sua produtividade e capacidade de reprodução. Ao mesmo tempo, a substância representa um perigo moderado para animais de sangue quente. A droga produz efeito acaricida sistêmico e de contato nos carrapatos.
Indicações de uso
A principal indicação de uso do medicamento é a varroatose das abelhas. Esta é uma doença bastante comum que representa um grande perigo para os insetos - pupas e adultos. Seu desenvolvimento é causado pelos ácaros Varroa.
Na fase inicial, identificar a doença pode ser muito problemático. Normalmente, os parasitas se agarram à base das asas ou às laterais do abdômen da abelha. Na aparência, os ácaros parecem placas marrons.
Numa fase crítica da doença, aparecem os seguintes sintomas:
- letargia dos insetos - eles caem da plataforma e se movem mal;
- o aparecimento de animais jovens com defeitos - as abelhas podem não ter asas ou pernas, o abdômen fica deformado;
- morte em massa de pupas;
- acúmulo de pupas mortas, larvas e parasitas nas bandejas ou nas proximidades.
Os indivíduos infectados diferem ligeiramente na tonalidade da penugem. Eles mostram sinais de podridão e manchas marrons escuras no corpo. Quando os insetos são infectados, a colmeia geralmente emite um odor desagradável. Com a ajuda de "Bipin" você pode se livrar dos carrapatos de forma rápida e eficaz.
O medicamento pode ser usado não só para o tratamento da varroatose, mas também para prevenção. Este remédio ajuda a prevenir a propagação da patologia.
Como usar?
Para usar o medicamento "Bipin" ele deve ser diluído até formar uma emulsão. É proibido o uso da composição concentrada em sua forma pura. Para 1 ampola com volume de 1 mililitro, são necessários 2 litros de água limpa. Deve estar à temperatura ambiente. É importante que o indicador não ultrapasse 40 graus. A solução preparada deve ser utilizada em até 24 horas. No dia seguinte você precisa fazer uma nova mistura.
Período de uso
Para se livrar dos carrapatos, é importante respeitar o horário e o momento do tratamento. Primeiro você precisa descobrir em que mês as manipulações precisam ser realizadas. Isto é de grande importância do ponto de vista da segurança da ninhada, uma vez que o "Bipin" representa um perigo para a mesma.
É por isso que o produto não pode ser usado na primavera. Não dará o efeito desejado e só causará danos. O combate aos ácaros é feito apenas no momento em que estão nas abelhas adultas e não há ninhada fechada na colmeia. Os ácaros fêmeas se reproduzem em células fechadas de favos de mel. Neste momento, as tentativas de destruí-los não produzirão resultados.
O melhor é usar o produto no outono. Nesse caso, geralmente são realizados dois tratamentos em outubro.As condições climáticas durante os procedimentos médicos não são de pouca importância. É melhor realizar o procedimento em clima seco e sem vento. Isso só deve ser feito em temperaturas positivas.
Ao processar duas vezes, você deve respeitar os seguintes prazos:
- imediatamente após a coleta do mel em setembro;
- antes do inverno em outubro.
Se a colmeia não estiver muito afetada por ácaros, não será necessário repetir o tratamento com Bipin. Uma exposição após a coleta do mel será suficiente.
Dosagem
Para fazer uma mistura medicinal, é necessário pegar uma ampola de 1 mililitro e misturar com 2 litros de água. A emulsão finalizada deve ter uma tonalidade branca ou leitosa. Qualquer tonalidade estranha é motivo para diluir uma nova composição. O produto deve ser preparado imediatamente antes do uso. Para fazer isso, use água em temperatura ambiente.
Para tratar suas urticárias e se livrar de parasitas perigosos, você deve fazer o seguinte:
- despeje a solução em um grande recipiente de plástico;
- faça um pequeno furo na tampa;
- Regue suavemente as colmeias.
A emulsão deve ser derramada com cuidado. Recomenda-se fazer isso em pequenas porções. Esta opção tem uma desvantagem importante. Não permite controlar o volume da substância utilizada.Como resultado, existe o risco de overdose, o que pode afetar negativamente as abelhas.
Para um cálculo preciso, você deve usar uma seringa médica. O processo demorará mais, mas será mais fácil escolher a dosagem. Para uma rua recomenda-se usar 10 mililitros de solução.
Também é permitido preparar uma mistura medicinal com querosene. Para isso, recomenda-se tomar 100 mililitros de querosene por 4 mililitros de Bipin. Essa quantidade será suficiente para processar 50 colônias de abelhas.
Ferramentas
O tratamento com “Bipin” pode ser realizado com seringa e conta-gotas, que são conectados a um frasco plástico. Isso também pode ser feito com uma pistola de fumaça com plataforma giratória. A primeira opção é adequada para processar um pequeno número de colônias de abelhas, a segunda é usada para grandes apiários.
Procedimento
O processamento das colmeias deve ser realizado a uma temperatura do ar de +1-5 graus. É importante usar o Bipin corretamente:
- Prepare um recipiente com a solução do medicamento.
- Remova a capa.
- Enrole a tela para revelar 2 a 3 ruas.
- Pulverize o fluido de trabalho - 10 mililitros por 1 rua. Após o que a área tratada deve ser novamente coberta com lona.
- Continue as manipulações para áreas não tratadas.
- Após 4 dias, remova o lixo e os detritos mortos.
É importante levar em consideração o grau de agressividade das abelhas. Se for alto o suficiente, recomenda-se processar 1 rua de cada vez.
Precauções de segurança
Se a dosagem for observada, o medicamento não é perigoso. Se a concentração for superior à recomendada, existe o risco de efeitos tóxicos nas abelhas, larvas e ovos.
Embora o Bipin seja um medicamento pouco tóxico, isso não significa que você não possa seguir precauções ao usá-lo. É importante evitar o contato da substância com a pele, mucosas e olhos. Portanto, ao tratar abelhas, é necessário usar roupas especiais. Neste caso, deve-se usar bata, luvas, óculos de segurança e máscara.
No processamento, é recomendável levar em consideração a direção do vento para que a substância não caia na roupa. Após finalizar as manipulações, as mãos devem ser lavadas com sabão.
Contra-indicações
Existem várias regras, cuja violação leva a uma overdose do medicamento. É proibido tratar colmeias com força de até 5 ruas. Antes de iniciar o procedimento, é importante certificar-se de que as abelhas estão respondendo adequadamente ao medicamento. Para isso, é necessário selecionar várias colônias de abelhas, tratá-las com “Bipin” estritamente de acordo com as instruções e observar por 24 horas. Se não ocorrerem reações negativas, todo o apiário poderá ser tratado.
Depois de usar o Bipin, o mel pode ser consumido sem restrições. O produto não afeta o sabor e as propriedades benéficas do produto.
Regras e períodos de armazenamento
Recomenda-se guardar “Bipin” em local seco e escuro. A sala deve estar suficientemente fresca. A faixa de temperatura permitida é de 0...+30 graus. A vida útil do produto é de 3 anos.
Análogos da droga
Os análogos eficazes da substância incluem o seguinte:
- "Apitak";
- "Amitrazina";
- "Apimitrina".
"Bipin" é um remédio eficaz que ajuda a lidar com sucesso com a varroatose nas abelhas. Esta droga destrói rapidamente os ácaros perigosos e não prejudica os insetos benéficos. Para que a substância dê o resultado desejado e não tenha consequências negativas, é importante seguir rigorosamente as instruções.