Ao criar abelhas, você precisa alimentar os insetos periodicamente. Ao mesmo tempo, os apicultores usam uma variedade de alimentos. Usar um xarope especial para abelhas permite aumentar a eficiência da sua fazenda. É importante preparar este produto corretamente, observando as proporções. Ao escolher uma receita, deve-se levar em consideração o fator sazonal e as características de uma determinada colônia de abelhas.
O que é xarope para abelhas e por que é necessário?
A produtividade das abelhas às vezes diminui.Fatores naturais, patologias e deficiências nutricionais levam a isso. Para aumentar a eficiência do apiário, é necessário o uso de fertilizantes especiais.
Para fazer isso, você pode fazer um xarope de açúcar especial.
Além disso, as finalidades de seu uso dependem da época:
- no outono, a substância é usada para repor a perda de ração devido ao bombeamento do mel;
- No inverno, a composição é necessária para a nutrição adequada das colônias de abelhas;
- na primavera, o xarope ajuda a estimular a oviposição do útero.
Em que proporções e como preparar?
Ao fazer xarope, é importante escolher a proporção certa de água e açúcar. Ao aplicar fertilizantes, as seguintes opções são possíveis:
- Concentração 40% - use 1 parte de açúcar e 1,5 partes de água. Esta composição ajuda a estimular a produção de ovos da rainha ou a treinar as abelhas.
- Concentração 50% - neste caso o açúcar e a água devem ser misturados em proporções iguais. Este xarope é usado para alimentação de colônias de abelhas no verão.
- Concentração 60% – neste caso o açúcar e a água devem ser misturados na proporção de 1,5:1. A composição é utilizada na reposição da ração no outono ou para reabastecê-la.
- Concentração 70% - nesta situação o açúcar e a água são misturados na proporção de 2:1. Esta composição precisa ser preparada durante a alimentação forçada de colônias de abelhas no inverno ou início da primavera.
Para preparar o xarope de açúcar, é recomendável fazer o seguinte:
- Pegue a quantidade necessária de açúcar branco. A variedade de junco não funcionará neste caso.
- Despeje água no recipiente preparado.
- Leve a água para ferver em fogo baixo.
- Adicione o açúcar em pequenas porções. A mistura precisa ser mexida constantemente.
- Espere até que os cristais estejam completamente dissolvidos. Para evitar que a composição queime, não é recomendável fervê-la.
A massa acabada deve ser resfriada a uma temperatura de +35 graus. Depois disso, a mistura deve ser entregue às abelhas. Todo apicultor precisa seguir um cronograma de alimentação. Normalmente, isso requer a instalação de vários quadros na parte central. As abelhas acumularão mel fresco sobre elas.
Ao realizar a fertilização, você pode usar diferentes tecnologias:
- Caso seja necessário obter crias fortes, o período de fertilização deve ser prolongado. Para isso, a colônia de abelhas deve receber 0,5-1 litro de calda até que todos os favos de mel estejam preenchidos.
- Para alimentação regular, devem ser adicionados 3-4 litros de xarope de açúcar uma vez. Isso irá satisfazer todas as necessidades das abelhas.
Além disso, ao alimentar insetos é importante considerar o seguinte:
- O método é adequado exclusivamente para famílias fortes.
- Você pode alimentar as abelhas usando comedouros. Eles são colocados na tampa da colmeia.
- Não é recomendado alimentar as abelhas com muita frequência, pois existe o risco de enfraquecer as colônias.
- É importante dar comida em horários específicos. Se você usar a massa muito tarde, os insetos não terão tempo de processá-la. Se a substância for utilizada muito cedo, não será possível obter os resultados desejados.
- Recomenda-se alimentar à noite, quando o risco de roubo de abelhas é reduzido.
- O xarope quente é melhor absorvido. No entanto, não deve estar quente.
É importante considerar que o excesso de açúcar na dieta das abelhas é prejudicial para elas. Isso provoca o esgotamento dos insetos pela produção de enzimas proteicas. Como resultado, eles não conseguem criar animais jovens. Além disso, existe o risco de redução da expectativa de vida dos insetos e desgaste prematuro do útero. Portanto, você não deve usar suplementos de açúcar com muita frequência.
Tabela de cálculo de xarope de açúcar para abelhas
Para preparar a calda, deve-se utilizar os dados da tabela:
Concentração de xarope, % | Açúcar, quilogramas | Água, litros |
40 | 1,0 | 1,5 |
50 | 1,0 | 1,0 |
60 | 1,5 | 1,0 |
70 | 2 | 1,0 |
Por que as abelhas não tomam xarope?
Em alguns casos, os insetos não querem se alimentar. A causa geralmente é doença ou problemas de saúde. Nessa situação, é recomendável tratar a colmeia com medicamentos.
Além disso, a razão pela qual os insetos se recusam a se alimentar pode ser porque a textura da alimentação é muito espessa. Nessa situação, é necessário reduzir a dose do concentrado. Isso ajudará a evitar a fermentação nos comedouros.
Alimentando com Kandy
Nos apiários, os doces são frequentemente usados para alimentação. Para fazer este alimento você precisará ingerir açúcar de confeiteiro e mel na proporção de 4:1. O mel deve ser aquecido em banho-maria e o açúcar peneirado em uma peneira. Então você precisa combinar 2 ingredientes.
Por que é melhor alimentar em saco?
Alimentar as abelhas com um saco é considerado uma forma bastante conveniente. Para isso, é necessário pegar sacos plásticos e enchê-los com calda. Em seguida, solte o ar, dê um nó no saco e coloque-o na moldura. A superfície externa deve ser lubrificada com mel. Graças a isso, as abelhas começarão a se alimentar.
Análogos
O pão de abelha pode ser usado como substituto do xarope. É o pólen das plantas coletado pelas abelhas. Na primavera recomenda-se combinar pão de abelha com leite, e no outono - com fermento.
Doces de açúcar também são usados como cobertura. Para fazê-los, você precisa fazer o seguinte:
- misture água e açúcar na proporção de 1:5;
- leve ao fogo e cozinhe por meia hora, mexendo sempre;
- adicione ácido cítrico - para 1 quilo de açúcar você precisará de 2 gramas deste componente.
Doces prontos não devem se espalhar. As abelhas também podem receber fertilizantes prontos. Os mais eficazes incluem “ApiMax”, “AntiVir”, “Pchelka”.
Usar xarope para abelhas ajuda a obter vários efeitos positivos. É importante preparar corretamente a composição e seguir as regras de uso. Na hora de fazer a massa é imprescindível observar as proporções, levando em consideração o fator sazonal.
https://www.youtube.com/watch?v=I6JRrz7l_MA