Kandy para alimentação de abelhas é considerado um produto eficaz e com consistência de massa. É feito de forma independente ou adquirido, após o que é utilizado em determinados momentos da vida dos insetos. Os apicultores conhecem muitas opções de preparo do kandi, cada uma com características próprias. Isso permite que cada apicultor escolha a receita ideal.
O que é Kandy
Kandy é um alimento especial em forma de massa para abelhas. É feito de mel, açúcar de confeiteiro e aditivos adicionais.A textura da massa é uma substância sólida, pelo que pode ser facilmente colocada no fundo da colmeia ou em molduras.
A substância é utilizada pelos apicultores como alimentação de inverno. Também é usado para famílias em crescimento no outono e na primavera. Para tratamento e prevenção, são adicionados à composição medicamentos e componentes especiais - por exemplo, pólen.
Este tipo de alimento foi feito pela primeira vez há muitos anos. Sua receita foi desenvolvida pelo alemão Scholz. É por isso que na Europa esta variedade ainda é chamada pelo seu nome. Hoje existem muitos mais tipos deste suplemento. Por exemplo, para rainhas é melhor usar a variedade I.R. Gooda. Porém, é considerado bastante macio, por isso não é muito adequado para o inverno. Na Rússia, o kandi é mais frequentemente usado à base de açúcar de confeiteiro e mel.
Variedades de produtos
Kandi para abelhas tem 2 tipos principais. A primeira variedade é feita com açúcar de confeiteiro e mel. Esta alimentação é uma verdadeira iguaria. No entanto, os especialistas não recomendam o uso de mel por razões de segurança.
Este tempero tem um sabor quase tão bom quanto o da primeira variedade, mas traz muito mais benefícios.
Recursos benéficos
Este tipo de alimentação é caracterizado pelas seguintes propriedades benéficas:
- A substância não induz a reprodução da colônia. Aumenta apenas ligeiramente a atividade das abelhas.
- O procedimento de adição de nutrientes é considerado simples e não causa dificuldades. Kandi é colocado no fundo da colmeia, enquanto o xarope de açúcar pode se espalhar pela colmeia, contaminando as abelhas.
- A alimentação ajuda a ativar os poderes dos insetos.Na primavera e no outono, incentiva os insetos a trabalharem após um longo descanso no inverno e um longo trabalho no verão.
Quando dar?
A alimentação mais importante é considerada feita na primavera. Afeta a prole e a quantidade de mel. A composição nutricional é introduzida após o voo de primavera, que é realizado pela primeira vez. Primeiro você precisa ter certeza de que o útero está bem. Termine a alimentação no final da primavera.
Às vezes, os apicultores alimentam as abelhas durante o inverno. Isto é recomendado quando os suprimentos de ração estão esgotados. Às vezes, esse procedimento é realizado propositalmente para saturar o útero com nutrientes. Para isso, recomenda-se utilizar uma composição de alta qualidade preparada de acordo com todas as tecnologias.
A fertilização no outono é realizada após a última coleta de mel. O momento da aplicação do doce pode variar dependendo da região.
Normalmente o procedimento começa na segunda quinzena de agosto e termina no início de setembro. A aplicação tardia de nutrientes representa um risco para os insetos. Neste caso, existe o risco de morte de abelhas jovens durante o processamento do xarope.
Receita culinária
Hoje existem muitas receitas Kandi. Isso permite que cada apicultor escolha a opção apropriada.
Com farinha
Você pode usar farinha para fazer kandi. É melhor usar farinha de soja porque contém muita proteína. Este componente deve ser misturado gradativamente com água, observando rigorosamente as proporções. Para 3 partes de açúcar você precisa de 1 parte de farinha.
Com leite em pó
Para fazer o seu próprio kandi, é recomendável levar os seguintes produtos:
- 3 quilos de mel;
- 10 quilos de açúcar de confeiteiro;
- 1 quilo de leite em pó;
- um pouco de água.
O mel deve derreter um pouco e depois misturá-lo com o pó. Na próxima etapa, recomenda-se adicionar água e leite em pó. A partir desses ingredientes é preciso amassar a massa, embrulhar em pano ou gaze e colocar na geladeira por um dia.
Doce doce
Para fazer doce de leite em casa, você precisa levar o seguinte:
- 1 litro de água;
- 2 quilos de açúcar.
Primeiro você precisa aquecer a água a 60 graus e depois adicionar açúcar. Ferva a calda por 20 minutos. Para verificar se está pronto, coloque a colher em um recipiente com calda e depois em água fria. Se aparecer uma bola, você pode dizer que o doce está pronto.
A calda precisa ser colocada em papel manteiga. Quando a massa endurecer, recomenda-se cortá-la em pequenos quadrados. O produto final lembra ladrilhos âmbar com 0,5 cm de espessura.
Com mel
Para preparar o kandi, você pode usar a receita clássica. Inclui os seguintes componentes:
- 73,8% de açúcar de confeiteiro;
- 26% de mel líquido;
- 0,18% de água;
- 0,02% de vinagre.
Para começar, coloque o mel em uma tigela esmaltada, adicione água e aqueça a 55 graus. Então a massa precisa ser resfriada a 40 graus. Depois você pode adicionar açúcar de confeiteiro e vinagre. Todos os ingredientes devem ser misturados para obter uma consistência de massa. Demora meia hora para amassar. Em seguida, é recomendável dividir a composição em fragmentos convenientes e utilizá-la para o fim a que se destina.
Kandi Komarova
Para fazer esse tipo de kandi, é preciso levar açúcar e mel na proporção de 2,5:1. Os componentes devem ser misturados e aquecidos a 40 graus. Em seguida, deixe esfriar e amasse até obter uma massa grossa.
Para narizmatose
Para enfrentar a patologia ou prevenir sua ocorrência, recomenda-se adicionar tintura de timol ou absinto aos doces.É importante respeitar as proporções. Assim, para 10 quilos de alimentação, são utilizados 3 gramas de timol. Você também pode usar 1 colher de sopa de tintura de absinto para 1 quilograma de kandi. Além disso, é permitido o uso de medicamentos especiais - “Nosemacid” ou “Nozemat”.
Regras de alimentação
Kandy pode ser colocado na colmeia diretamente nas molduras. A parte superior do apicultor está sempre quente. Portanto, o bolo não irá congelar. Além disso, será acessível por qualquer rua inferior e lateral. Existem 3 materiais principais nos quais o kandi é embrulhado antes de ser entregue às abelhas:
- saco plástico com pequenos furos;
- pergaminho - você também precisa fazer furos;
- gaze multicamadas.
Para uma colônia de abelhas, 3-5 kg de kandi serão suficientes para o inverno. Se você preparar grande quantidade da substância, ela deve ser guardada na geladeira. Antes de colocá-la na colmeia, a composição deve ser aquecida pelo menos à temperatura ambiente.
Para fins medicinais, as abelhas precisam ser alimentadas com mel e açúcar de confeiteiro. Neste caso, a dosagem deve ser 1,5-2 vezes menor. Para evitar a cristalização do fertilizante, deve haver temperatura positiva na cabana de inverno.
Kandy para abelhas é uma opção nutricional popular frequentemente dada às abelhas. Para que a substância dê o efeito desejado, é importante escolher uma boa receita e seguir rigorosamente a tecnologia de preparo do produto.