A alimentação adequada das abelhas é de grande importância para os insetos. A força da colônia de abelhas durante a coleta do mel e o sucesso de sua invernada dependem diretamente da qualidade da composição utilizada. É importante respeitar rigorosamente o momento da adição de nutrientes. O cumprimento das recomendações para a fabricação dos produtos utilizados na alimentação também é de grande importância.
Tipos e horários de fertilização
A alimentação na primavera é de particular importância para as abelhas. Tem como objetivo resolver os seguintes problemas:
- prevenção e eliminação de patologias;
- estabilização do fornecimento de rações;
- estimulação do útero para botar ovos.
Também é possível reabastecer os estoques de ração. Este procedimento é realizado a qualquer momento durante o verão ativo da abelha. Em alguns casos é necessário realizar alimentação de inverno. É necessário quando há escassez de alimentos para animais.
Várias substâncias podem ser usadas como fertilizantes. Os apicultores distinguem as seguintes opções:
- sem adição de diversas substâncias;
- uso de vitaminas e medicamentos;
- com componentes estimulantes.
O que você pode alimentar as abelhas?
Uma variedade de produtos é usada para alimentar as abelhas. Para escolher a melhor opção, é preciso analisar todos os prós e contras.
Melaço de cana
Na maioria das vezes, o xarope de açúcar é usado na alimentação da primavera. Recomenda-se administrá-lo em pequenos comedouros, não utilizá-lo para obtenção de mel comercial. Quando as prímulas aparecem, a alimentação com açúcar líquido pode ser usada para estimular as abelhas a voar para o primeiro suborno.
Para fazer a composição, é preciso pegar açúcar puro, adicionar água fervida morna e misturar bem. A quantidade de açúcar afeta a consistência da calda. Poderia ser assim:
- grosso - açúcar e água são misturados na proporção de 2:1;
- médio - os componentes são combinados em partes iguais;
- líquido - açúcar e água são combinados na proporção de 1:2.
O produto acabado deve ser colocado quente em alimentadores de subestrutura e sobreestrutura. Nos dias de fertilização, as áreas ao redor das colmeias devem estar limpas. Neste caso, a entrada deve ser aberta para que apenas 2 a 3 abelhas possam voar.
Caso contrário, corre-se o risco de atrair ladrões de apiários vizinhos para o abastecimento.
Alimentação com fermento
A composição deve ser preparada sempre antes da aplicação. Azeda rapidamente e, portanto, não pode ser armazenado por longos períodos de tempo. Para obter 1 litro de fertilizante você precisará de:
- 600 gramas de açúcar;
- 3 copos de água;
- 50 gramas de fermento fresco;
- meio copo de mel.
Primeiro, o açúcar deve ser misturado com água e fervido por alguns minutos. Coe a calda quente. Em seguida, meça o fermento fresco e misture com 2 colheres de açúcar até obter a consistência de creme de leite. Adicione a mistura à calda, mexa novamente, aqueça novamente e leve para ferver. Em seguida, a alimentação deve ser resfriada a +30 graus, adicionar mel, misturar e despejar nos comedouros.
O mel está cheio
Fazer mel sati não é difícil. Hoje existem muitas receitas para este produto. Às vezes, os apicultores adicionam insetos secos, plantas e pedaços de banha. Você também pode usar receitas básicas da substância. Esses incluem:
- Grosso está cheio. É utilizado quando todo o mel é retirado da colmeia. Para isso, o mel deve ser misturado com água morna na proporção de 4:1.
- Médio cheio. É adequado para criação de abelhas. Para alimentar é preciso levar 2 litros de mel e água fervida. Misture os ingredientes até ficar homogêneo.
- Líquido cheio. Esta opção é utilizada se houver oferta de alimentação, mas a rainha precisa ser estimulada para botar ovos. Neste caso, tome 4 litros de água fervida para 2 litros de mel.
Regras para alimentação na primavera
Na primavera, é permitido o uso de fertilizantes viscosos. Recomenda-se entregá-los às abelhas da seguinte forma:
- à noite - ajuda a evitar roubos no apiário;
- em climas quentes - isso ajudará as abelhas a voar para fora das colmeias.
A alimentação com substâncias líquidas é realizada das seguintes formas:
- em comedouros externos - neste caso não é necessário subir na colmeia;
- nos alimentadores traseiros - uma excelente solução que ajuda a evitar roubos;
- nos comedouros superiores - ajuda a manter por muito tempo o calor da calda de açúcar;
- sacos - abelhas famintas podem roer facilmente o filme;
- em quadros celulares;
- em potes de vidro.
Por que é necessário usar alimentos proteicos?
Os produtos proteicos são especialmente importantes para os organismos em crescimento - as larvas. Portanto, adicionar nutrientes na primavera é de grande importância.
Neste caso, você pode usar pasta de açúcar protéico. Para prepará-lo você precisará das seguintes substâncias:
- 1 quilo de farinha de soja;
- 300 gramas de leite em pó;
- 5,5 quilos de açúcar de confeiteiro;
- 2 litros de mel de flores;
- levedura;
- pólen.
Para preparar uma composição útil, é recomendado fazer o seguinte:
- Adicione o leite em pó à farinha de soja. Também vale misturar a massa com fermento e farinha de flores.
- Adicione açúcar de confeiteiro.
- Adicione mel de flores.
A composição resultante é utilizada como suplemento protéico, que é bem absorvido pelas abelhas.
Suplementos terapêuticos e estimulantes
Se, com a chegada da primavera, houver suspeitas de que as abelhas estejam apresentando sintomas de doenças - principalmente narizmatose, medidas devem ser tomadas imediatamente. Identificar a doença é bastante simples. À medida que se desenvolve, as abelhas limpas começam a defecar diretamente na prancha de voo e nas paredes da colmeia. Ao mesmo tempo, há vestígios de diarreia nas armações.
Nesta situação, a alimentação deve ser combinada com um medicamento. Um deles é o Nozemat. O uso de xarope de açúcar com adição de ácido acético tem efeito preventivo eficaz. Para isso, é necessário misturar 3 gramas do produto com 1 litro de água e 1 quilo de açúcar.
Muitas vezes, os apicultores usam aditivos estimulantes.Durante o período de fertilização da primavera, recomenda-se a aplicação de infusão de pinheiro. Para obter uma família forte após o inverno, você deve usar Apimax como cobertura.
No início da primavera você pode começar a usar xarope de açúcar. Adicionar cobalto ajudará a torná-lo mais útil. Isso afetará o escarlate. Neste caso, o número de ninhadas aumentará em 20-30%. Você pode usar “DKM” ou “Pchelodar” como aditivos úteis.
Erros comuns
Ao alimentar as abelhas, os apicultores novatos podem cometer erros comuns:
- Despeje o restante da calda de açúcar em volta das colmeias. Isso leva ao roubo.
- Não cumprem os prazos de aplicação de fertilizantes. O fato é que o xarope líquido forçará as abelhas a deixar a colmeia. Portanto, deve ser usado após o estabelecimento do tempo seco e quente.
- Não alimente as abelhas no inverno. Se houver falta de comida na colmeia, isso pode levar à morte de insetos.
- Não alimente as abelhas na primavera. Isto força os insetos a conservar os seus suprimentos restantes, o que leva a uma diminuição nos níveis de cria. Como resultado, o desenvolvimento familiar fica mais lento e a sua produtividade diminui. Devido à alimentação oportuna, é possível estimular a postura de ovos pela rainha e aumentar a produtividade da colônia de abelhas.
Alimentar as abelhas é considerada uma atividade importante que ajuda a tornar a colônia mais forte e resistente. Em última análise, isto tem um efeito positivo na saúde dos insectos e aumenta a recolha de mel.