O xarope de açúcar invertido para abelhas é uma mistura nutricional especial. É utilizado para manter as reservas energéticas dos insetos e fortalecer sua imunidade. Graças ao uso dessa alimentação, as abelhas domésticas conseguem sobreviver ao inverno, pois na falta de mel ou em quantidade insuficiente o enxame pode morrer. Você pode comprar a mistura nutricional na loja, mas é melhor prepará-la em casa com ingredientes naturais.
- O que é xarope invertido para abelhas
- Diferenças do açúcar
- Como inverter o xarope de açúcar
- Com adição de mel
- Com ácido cítrico
- Com a adição de invertase industrial
- Com adição de ácido láctico
- Usando enzimas de organismos inferiores
- "Abelha"
- Instruções de uso
- Alimentação líquida
- Comida espessa
- Dosagem
- Como distribuir
- Por que as abelhas não tomam xarope?
O que é xarope invertido para abelhas
A forma como as abelhas se alimentam depende da sua atividade vital, capacidade de trabalho e capacidade de produzir descendentes saudáveis. Mas, apesar de os insetos serem capazes de se alimentar, os apicultores são recomendados a alimentar periodicamente o enxame com misturas especiais. O xarope invertido é um excelente complemento.
O valor do produto reside na inclusão de:
- ácidos orgânicos;
- glicose;
- aminoácidos;
- frutose;
- minerais.
A fertilização é feita de acordo com uma receita especial. Se você seguir rigorosamente o algoritmo de preparo da mistura nutricional, ela manterá suas propriedades benéficas e adequação para uso por muito tempo.
Diferenças do açúcar
O xarope invertido é feito de açúcar. Mas a principal diferença entre a alimentação é que o ingrediente principal, quando processado, é decomposto ao nível de frutose e sacarose. Para conseguir isso, são adicionados ao produto ácidos alimentares, mel ou invertase industrial especialmente fabricada.
Além disso, o açúcar invertido é absorvido pelo corpo da abelha muito mais rápido que o açúcar puro. Portanto, alimentar os insetos com esse produto melhora sua atividade vital em geral.
Como inverter o xarope de açúcar
Existem várias maneiras de preparar açúcar invertido para alimentação de abelhas domésticas. Use matérias-primas de acordo com GOST, lembrando que um produto amarelo ou marrom não funciona, assim como o açúcar de confeiteiro.
Com adição de mel
Prepare xarope invertido com mel como alimento para as abelhas de acordo com este princípio:
- leve 7 quilos de açúcar e 2 litros de água;
- misture os ingredientes, bata até ficar homogêneo;
- adicione 750 gramas de mel fresco à calda (o mel do ano passado não funciona) e 2,4 gramas de ácido acético;
- Colocar a solução em local onde a temperatura do ar não ultrapasse 35 °C e deixar por uma semana.
Não se esqueça de mexer a mistura 2 a 3 vezes ao dia. A calda está pronta para uso depois que você perceber que a espuma “assenta” e a quantidade de açúcar cristalizado é mínima.
Com ácido cítrico
Para obter massa nutricional, tome:
- 6 litros de água limpa;
- 7 quilos de açúcar;
- 14 gramas de ácido cítrico.
Misture todos os ingredientes e leve a panela ao fogo. Leve a mistura para ferver e, mexendo regularmente, cozinhe a mistura em fogo baixo. Depois de uma hora, retire o recipiente do fogão, deixe a calda esfriar, após o que você poderá utilizá-la para o fim a que se destina.
Com a adição de invertase industrial
Se decidir preparar uma massa nutricional à base de invertase industrial, lembre-se que não é possível ferver tal produto. Altas temperaturas farão com que a mistura se torne tóxica.
Ingredientes necessários:
- 5 litros de água;
- 5 quilos de açúcar;
- 2 gramas de invertase.
Prepare a calda de açúcar fervendo a água e o açúcar. Quando a mistura ficar homogênea, retire a panela do fogo e deixe a mistura esfriar até +40...+50 °C.Adicione invertase à mistura e misture tudo bem. Colocar o recipiente num local onde a temperatura não exceda +20...+50 °C. Deixe a comida das abelhas por 2 dias, após os quais você poderá usar o produto resultante.
Com adição de ácido láctico
Esta é uma das maneiras mais fáceis de obter alimento para abelhas. Para inverter o açúcar nesta receita, use:
- 2,8 litros de água;
- 5,5 quilos de açúcar;
- 2 gramas de ácido láctico.
Coloque todos os ingredientes em um recipiente para cozinhar e leve ao fogo. Deixe ferver e cozinhe por uma hora, mexendo a mistura com uma colher de pau. Cubra a panela com a calda pronta e deixe o produto esfriar.
Usando enzimas de organismos inferiores
Você também pode fazer xarope nutritivo para abelhas usando invertase de leveduras ou microorganismos fúngicos. Este alimento para abelhas é caracterizado por um alto grau de degradação dos elementos incluídos em sua composição. Além disso, seu uso permite evitar doenças que os insetos podem sofrer.
Para preparar a mistura, leve:
- invertase de microrganismos (levedura viva ou seca é adequada) – 2 gramas;
- 5 litros de água;
- 5 quilos de açúcar.
Esta ração é preparada de acordo com o princípio característico da obtenção de ração a partir da invertase industrial.
"Abelha"
“Pchelit” é uma preparação orgânica doméstica utilizada para inverter açúcar para fins de alimentação de abelhas. Contém vitaminas e minerais necessários ao corpo do inseto. O princípio de cozinhar é simples.
Você precisa misturar porções iguais de água e açúcar e esperar até que os cristais estejam completamente dissolvidos. Em seguida, adicione pó de Pchelit na quantidade de 2 gramas por 10 quilogramas de xarope com concentração de 50%.Manter a mistura a uma temperatura de +20…+30 °C durante 2 dias. A ração finalizada deve ser consumida em até 3 dias.
Instruções de uso
A alimentação complementar deve ser dada às abelhas obedecendo a certas regras. Siga-os para garantir que o produto seja seguro e benéfico para os insetos.
Alimentação líquida
O alimento líquido para enxames de abelhas domésticas é introduzido após o voo de limpeza. A calda deve ter concentração de 1:1 e deve ser despejada em comedouros limpos localizados diretamente na colmeia.
Comida espessa
Existem várias opções para essa alimentação de abelhas:
- Doce de açúcar. Para obtê-lo, mistura-se 1 parte de água com 2 partes de açúcar. A massa é fervida por 20 minutos, depois esfria um pouco e são adicionados 600 gramas de mel. A mistura é mexida até ficar plástica, após o que pequenas bolas são desenroladas.
- Sirva a massa. Você pode prepará-lo com 2 quilos de açúcar moído e 1 quilo de mel, que primeiro deve ser aquecido a uma temperatura de +45 °C. Assim como o fondant, a massa pode ser enrolada em pequenas bolas.
Apicultores experientes também recomendam o uso de mel cristalizado. Precisa ser dividido em pequenas porções e envolto em gaze.
Dosagem
Ao alimentar as abelhas com nutrição invertida, tente consumir todo o volume do “prato” preparado de cada vez. Se isso não for possível, antes de distribuir novamente o alimento aos insetos, é melhor preparar uma nova porção da massa. Alimentos grossos devem ser colocados em ladrilhos sobre o taco e deixados durante o inverno. Despeje fertilizante líquido nos comedouros no máximo uma vez por mês.
Como distribuir
Para que as abelhas possam obter sua porção de alimento, equipe cada colmeia com comedouros em forma de moldura ou sobreestrutura.Coloque recipientes de vidro neles, sobre os quais estique a gaze. Acima da entrada, o pote de comida deve ser colocado de cabeça para baixo. Alternativamente, você pode espalhar as partículas de comida sobre os favos de mel.
Por que as abelhas não tomam xarope?
Então, você preparou o alimento invertido e distribuiu às abelhas de acordo com as instruções previamente indicadas. Mas, infelizmente, eles se recusam a comer a comida. Existem várias explicações para este fenômeno:
- as abelhas vivem em famílias pequenas, por isso não têm indivíduos suficientes para aquecer a família e alimentar;
- loque ou ascosferose em insetos;
- o produto está velho ou azedo;
- baixa temperatura do ar na colmeia;
- uma rainha velha com um pequeno número de ninhadas.
Analise a situação, considere todas as opções possíveis e tente resolver o problema se for encontrado. E o mais importante, nunca dê aos insetos xarope velho ou, pior ainda, mel azedo. Esses produtos causam distúrbios digestivos nas abelhas, reduzem sua imunidade e podem levar à extinção de toda a família.