Quando o mel de tília libera néctar e sua produtividade, propriedades benéficas

Entre todos os produtos apícolas, o mel de tília é considerado o mais popular. O néctar das flores caracteriza-se pelo excelente sabor, aroma muito agradável, longo período de cristalização e propriedades curativas, muito utilizadas na medicina tradicional e popular. Linden é uma planta de mel muito produtiva, mas quando e em que quantidade uma árvore florida libera néctar valioso, analisaremos isso mais detalhadamente.


Descrição da cultura

Em seu ambiente natural, as tílias crescem em florestas decíduas e mistas.A planta purifica o ar poluído, libera grandes quantidades de oxigênio e é ativamente plantada em parques e praças das grandes cidades.

Além do valioso néctar, a casca e as folhas da planta são utilizadas na medicina popular, e a madeira de tília é utilizada em diversas indústrias. A cultura é despretensiosa às condições de cultivo e é difundida em latitudes temperadas e subtropicais e regiões de clima continental.

A vida média de uma planta varia de 200 a 300 anos, às vezes são encontrados exemplares de 500 e até 1000 anos. Durante o período de floração, a árvore entra na 20ª estação de crescimento e desenvolvimento ativo. Existem muitas variedades da cultura, diferindo no tamanho das árvores, no formato das lâminas das folhas e no período de floração.

Na Rússia e nos países vizinhos, a variedade comum de tília ou de folhas pequenas é encontrada com mais frequência.

  • As árvores maduras são altas, com copa extensa de contorno oval ou piramidal, muitas vezes atingindo 40 metros de altura e 5 metros de largura.
  • O formato das lâminas foliares depende da variedade da planta, mas as mais comuns são árvores com folhas em formato de coração com vários dentes nas bordas.
  • Os rizomas são poderosos e penetram profundamente no solo, o que permite que a árvore receba a quantidade necessária de umidade e nutrientes.
  • O tronco é reto, nas árvores jovens é coberto por uma casca protetora lisa de tom oliva. Nas plantas adultas, a casca é densa, com múltiplas fissuras de cor marrom escura.
  • A cultura é caracterizada por excelente resistência a baixas e altas temperaturas, tolera facilmente o calor, a seca e as geadas até -45 graus, e enraíza-se facilmente na Sibéria, nos Urais e na região do Extremo Oriente.
  • Durante o período de floração, aparecem nas árvores inflorescências racemosas com flores pequenas, amarelas ou creme, das quais as abelhas extraem o néctar saboroso e saudável.

Importante! Após o término da floração, os frutos aparecem nas árvores na forma de pequenas nozes contendo sementes. A cultura é propagada por sementes ou métodos vegetativos.

Características de cultivo

Para cultivar uma árvore florida e saudável, use sementes, mudas, brotos de raízes ou camadas. O momento de plantio de mudas em campo aberto depende da região onde a planta melífera é cultivada. Nas latitudes meridionais, o trabalho é realizado no outono, 3-4 semanas antes de possíveis geadas. Nos climas temperados e setentrionais, as atividades de plantio são adiadas para a primavera.

Para cultivar colheitas valiosas, escolha áreas planas e bem iluminadas. Quanto mais luz solar uma árvore recebe, mais néctar suas flores produzem.

  • O solo é cuidadosamente desenterrado, solto e matéria orgânica e compostos minerais são adicionados ao solo.
  • Na área preparada, são cavadas covas de plantio com profundidade e largura de pelo menos 50-60 cm.
  • Uma camada de drenagem de pequenas pedras e areia é colocada no fundo do buraco, solo fértil é derramado por cima e umedecido abundantemente.
  • Uma muda é colocada em cada cova, terra é adicionada por cima, compactada e coberta com matéria orgânica.

Para evitar que os rebentos sejam danificados por correntes de ar e fortes rajadas de vento, são cavadas estacas de apoio junto às mudas e as plantas são amarradas a elas.

Árvores de mel são plantadas próximo ao apiário. Caso isso não seja possível, a colmeia é deslocada para mais perto das plantações durante o período de floração. No calor extremo e na seca prolongada, as mudas requerem rega adicional, uma vez a cada 5-7 dias. As árvores maduras extraem de forma independente a umidade e os nutrientes necessários do solo.

Importante! Os fertilizantes são usados ​​​​nas primeiras 2-3 temporadas de crescimento e desenvolvimento da tília. Além disso, a planta não precisa deles.

Produtividade de mel e produtividade de néctar

O mel natural de tília é considerado o melhor produto apícola. O néctar contém mais de 300 substâncias úteis e nutritivas que contribuem para o funcionamento correto e eficiente do corpo humano.

A produtividade do mel depende diretamente das características climáticas e climáticas da região, da topografia da área onde a árvore cresce.

A produção de néctar é afetada negativamente pelas mudanças diárias de temperatura, chuvas fortes e ventos fortes e tempestuosos. As longas chuvas lavam a doçura das flores, e as rajadas de vento as secam e as tornam inacessíveis aos insetos trabalhadores. Quando a temperatura do ar cai drasticamente, a tília em flor deixa de produzir néctar de mel.

Umidade moderada e temperaturas de +18 a +24 graus são consideradas confortáveis ​​​​para floração abundante e produção de néctar. A partir de 1 hectare de plantações de tília, obtêm-se por safra de 700 a 1000 kg de produto apícola valioso, medicinal e saboroso. Uma árvore adulta produz até 40 kg de iguaria durante o período de floração.

Especialista:
Facto! Em anos particularmente bem sucedidos, a produção de mel pode atingir até 1.500 quilogramas de néctar do mesmo número de árvores.

Período de floração e duração

O momento e a duração da floração das tílias também dependem das condições climáticas da região de cultivo.

Se no Cáucaso e na Crimeia o período de floração ativa da cultura ocorre em meados ou no final de junho, então em regiões de clima temperado ou continental a planta floresce 10-15 dias depois.A duração da floração das plantações de tília não é longa, dura de 12 a 16 dias, em casos raros devido às condições climáticas pode aumentar para 20 dias.

Propriedades úteis de tília

O néctar de tília contém uma grande quantidade de açúcares saudáveis, ácidos, substâncias biologicamente ativas, vitaminas e compostos minerais.

O produto apícola é utilizado como agente preventivo e curativo:

  • fortalecer o sistema imunológico;
  • para resfriados e doenças virais, para reduzir a temperatura corporal;
  • o néctar de tília possui propriedades restauradoras, antiinflamatórias e anti-sépticas;
  • utilizado no tratamento de doenças do aparelho digestivo;
  • normaliza a pressão arterial, promove o bom funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos;
  • tem um efeito benéfico no sistema nervoso.

O produto apícola também é utilizado na culinária para o preparo de sobremesas, molhos, assados ​​​​e bebidas. Em cosmetologia, máscaras e bálsamos saudáveis ​​​​e rejuvenescedores para pele e cabelos são feitos de mel de tília.

Importante! A iguaria Linden não é recomendada para pessoas com níveis elevados de açúcar no sangue e predisposição a reações alérgicas.

Onde isso cresce

Linden é despretensiosa para as condições de cultivo, por isso está muito difundida nos hemisférios sul e norte do nosso planeta. As maiores plantações de plantas melíferas são encontradas na Rússia, nos países do Sudeste Asiático, na Europa e nos países vizinhos.

Características do bombeamento de mel

O momento do bombeamento do mel também varia dependendo da região onde as árvores crescem. O néctar é bombeado dos favos de mel selados por insetos, caso contrário, o produto apícola não estará maduro e azedará rapidamente. O trabalho é realizado em clima seco e ensolarado.Nas latitudes meridionais, o trabalho de bombeamento do néctar de tília começa no final de julho ou início de agosto, em regiões de clima temperado - 2 a 3 semanas depois.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim