A humanidade conhece os benefícios do mel desde a antiguidade. O produto apícola contém vitaminas, minerais, açúcares e ácidos saudáveis. O processo de fabricação do mel é controlado por insetos trabalhadores, e as pessoas recebem um produto totalmente pronto para consumo. Como as abelhas extraem o néctar e fazem mel a partir de iguarias florais, veremos os detalhes a seguir.
Por que as abelhas precisam de mel?
Uma família de abelhas é caracterizada por um grande número de indivíduos, onde cada inseto é responsável por diferentes fases da vida e da existência do ninho. Os residentes das colmeias necessitam de alimentos de alta qualidade, mas nem todas as abelhas conseguem obtê-los.
Batedores e operárias são responsáveis pela busca e obtenção de alimentos, transportando o néctar das flores e o pólen até a colméia, onde são recebidos e processados por outras baleias minke.
- Os escoteiros encontram uma área com plantas de mel, onde é retirada uma amostra do produto requerido.
- Em seguida, os insetos retornam à colméia, onde transmitem informações às operárias, que imediatamente saem em busca de alimentos para toda a grande família.
- Após o tratamento com uma secreção especial, o néctar e o pólen são colocados em células especiais e selados.
- No processo de vida, as abelhas abrem gradativamente os favos de mel e utilizam o produto amadurecido como principal alimento para seus filhotes e toda a família.
Graças ao seu trabalho árduo, os insetos produzem muito mais néctar do que o necessário para alimentar o enxame. Os apicultores profissionais, com cálculos corretos, recebem uma grande quantidade de produtos apícolas prontos para consumo, valiosos e úteis. Durante a temporada, o apicultor extrai de 50 a 70 kg de mel produzido por uma colônia de abelhas.
Interessante! Para fazer mel, os insetos usam néctar de plantas com flores e melada secretada por árvores, arbustos e certos tipos de pulgões.
Como os insetos o produzem
O trabalho ativo de uma família de abelhas começa ao nascer do sol e termina após o pôr do sol. Ao longo do dia, os insetos coletam iguarias valiosas, que são levadas para a colmeia para posterior processamento. Durante um dia de trabalho, uma abelha faz de 10 a 12 voos, fazendo pequenos intervalos para descanso entre eles.
Depois de voar pelas áreas melíferas e encher um reservatório especial com uma iguaria floral, as baleias minke retornam à colmeia, onde os insetos responsáveis pela recepção sugam o néctar das operárias e o tratam com uma secreção secretada por glândulas especiais.
Parte da iguaria obtida é imediatamente enviada para alimentar as larvas.
Os insetos colocam suas principais presas nas células dos favos de mel e os ventilam por algum tempo, batendo as asas intensamente. Essas ações ajudam a livrar o néctar do excesso de umidade. Para maturação e fermentação, as células com a iguaria são hermeticamente fechadas com cera.
As listras coletam pequenas partículas aderidas às vilosidades, umedecem-nas com secreções e enrolam-nas em bolinhas, que são colocadas em cestos especiais localizados nas patas traseiras. Em seguida, o pólen cristalizado é entregue à colmeia, colocado em favos de mel separados, preenchidos com néctar e selados. Após intensa reação química surge o pão de abelha, que contém grande quantidade de proteínas e vitaminas necessárias à nutrição da prole e de todos os membros da família das abelhas.
Onde eles estão armazenados?
As abelhas são insetos muito limpos que mantêm sua casa perfeitamente limpa e em ordem todos os dias.
As baleias minke operárias obtêm néctar e pólen e, após serem entregues na colméia, os produtos alimentícios são colocados em favos de mel feitos de cera. Durante o armazenamento, formam-se reações químicas na iguaria que promovem a fermentação e o amadurecimento do mel.
Importante! As células contendo mel são caracterizadas por uma cor marrom clara, enquanto os favos de mel contendo pão de abelha são caracterizados por uma tonalidade amarelo brilhante.
Etapas da extração do mel
As abelhas são insetos muito organizados, por isso o processo de extração e fabricação do mel é claramente distribuído entre todos os membros da família:
- com o início da manhã, os batedores vão em busca de áreas com plantas melíferas e, ao retornarem, transmitem informações por meio de movimentos especiais para outros indivíduos;
- as baleias minke operárias voam em uma direção conhecida para coletar néctar e pólen;
- Depois de encher seu reservatório com uma tromba especialmente adaptada com um doce e processar o pólen na forma de cristais, as abelhas retornam ao ninho para um breve descanso.
A seguir, o néctar é tratado com uma secreção especial, ventilado e selado em células em favo de mel para posterior fermentação.
Durante uma jornada de trabalho, os trabalhadores listrados podem voar de 6 a 8 km e cultivar até 12 hectares de plantações de mel.
A rainha da colmeia e os zangões são responsáveis pela criação dos descendentes e pela expansão da família. Os jovens ajudam a alimentar as larvas e a manter o ninho limpo.