A criação de ovelhas envolve o processo de vestir a pele das ovelhas; às vezes você tem que fazer isso sozinho em casa. O processo leva muito tempo e requer certas habilidades e esforço. A pele de carneiro é um dos produtos para a criação e criação de ovelhas, por isso o trabalho no material é de importância estratégica. A receita da venda de peles curtidas pode se tornar uma parte significativa do orçamento.
Peculiaridades do curativo da pele
Muitos criadores não fazem o curativo sozinhos. Eles entregam as peles cruas para áreas de recepção especiais e depois retiram o material acabado ou deixam para posterior venda.
Pele de ovelha, carneiro ou pele de carneiro é chamada de lã retirada de um animal com pele, que também é acabada e protegida com um revestimento antibacteriano. A pele é removida de uma ovelha ou carneiro após o abate e vestida por 2 a 6 meses. O curativo inclui várias etapas principais:
- Carne. Esta é a remoção direcionada da camada subcutânea da superfície da matéria-prima.
- Decapagem. Esta é uma opção de processamento que preservará no futuro as qualidades decorativas do material.
- Lavar. Limpando o material resultante do processamento de partículas.
- Bronzeamento. O procedimento, que torna a pele de carneiro mais durável, melhora sua qualidade.
- Secagem. Secagem da pele de carneiro, eliminando completamente a humidade remanescente após a lavagem ou curtimento.
Além de realizar as etapas principais, são feitos trabalhos adicionais com pele de carneiro para melhorar seu desempenho.
Quem deveria fazer isso?
Um peleteiro é uma pessoa que se dedica profissionalmente a vestir-se. Uma pessoa deve ter conhecimento especial e força física para poder trabalhar com recipientes pesados, virar a pele de carneiro molhada e estendê-la para posterior secagem.
Referência! O peso médio de uma pele encharcada é de 10 quilos.
Ferramentas e equipamentos
Para cada etapa do curativo é necessário equipamento especial. Se você pode usar meios improvisados durante a secagem ou lavagem, durante a descarnação você precisará de dispositivos especiais com foco estreito:
- área coberta;
- palete;
- magrelo;
- máquina de descarnar ou faca de descarnar;
- containers.
Métodos para preservar peles
O enlatamento ajuda a preservar o material.Este é o único método que os peleteiros utilizam porque a secagem ou congelamento não preserva a qualidade.
Em grandes fazendas, as matérias-primas são processadas em lotes inteiros, portanto, o enlatamento adequado ajuda a preservar as matérias-primas pelo tempo que for necessário.
Salgado úmido
O método de preservação com sal úmido é usado no inverno. É utilizado após a secagem da pele retirada de um carneiro ou ovelha. Primeiro, o material é espalhado sobre uma superfície plana de forma que o núcleo fique por cima. Em seguida, polvilhe com sal. O cálculo é feito com base no peso. Normalmente são necessários cerca de 800 gramas de sal para uma preparação. A salga continua por 8 dias. Após a salga, o molho resultante é dobrado de forma que a polpa fique dentro. Em seguida, enrole, começando pelas bordas e indo em direção ao centro. O pacote resultante é amarrado com barbante e guardado para armazenamento.
Salgado a seco
O método de salga seca difere do método de salga úmida pela adição adicional de naftaleno. Este elemento permite repelir pragas e evitar danos ao material. O naftaleno é consumido em 0,8% do peso total da pele de carneiro.
As peles polvilhadas com sal e naftalina são empilhadas. Após 2-3 dias de salga, as matérias-primas são secas naturalmente. Neste caso, é necessário evitar a exposição direta ao sol.
Referência! No inverno, as peles de carneiro são secas dentro de casa, no verão são penduradas ao ar livre, à sombra.
Sal ácido
Esta opção de enlatamento é considerada uma das melhores. Baseia-se em esfregar uma mistura especialmente preparada na polpa.
Composição da mistura:
- alúmen de alumínio-potássio – 75 por cento;
- sal – 85 por cento;
- cloreto de amônio – 75 por cento.
O peso total da mistura para uma pele de carneiro padrão é de 1,5 kg.A superfície da pele de carneiro deve ser cuidadosamente tratada com a mistura. Como resultado dessas ações, ocorre uma reação química. O ácido sulfúrico resultante elimina completamente o desenvolvimento de microrganismos nocivos e ao mesmo tempo inicia o processo de curtimento da pele.
Fresco-seco
O método fresco-seco é a secagem tradicional de peles de carneiro. É utilizado quando não há tempo ou oportunidade para preservação do sal.
Referência! O método de enlatamento fresco-seco é usado no verão ou no início do outono.
Estágios de vestir
Em cada etapa do curativo é necessário seguir um conjunto de regras especiais. O desvio do cânone pode arruinar os esforços do peleteiro e transformar a pele em um produto inutilizável.
Imersão
Recomenda-se bronzear a pele imediatamente após a remoção. Antes de descarnar, é necessário embeber a matéria-prima para facilitar o próximo passo.
Para imersão, prepare uma solução de sal de cozinha, formalina e ácido acético. A imersão continua por 12 horas. O método ajuda a prevenir a proliferação de microrganismos na superfície da polpa e também aumenta a resistência do material.
Referência! Os peleteiros aconselham adicionar uma decocção de casca de bétula à solução de imersão.
Carne
O resultado da descarnação é uma pele sem pele e gordura. Disponha a casca sobre uma máquina ou superfície plana e comece a descascá-la com o lado rombudo de uma faca, movendo de baixo para cima. É proibido o uso de objetos pontiagudos como ferramenta de descarnamento, para não furar a pele. A carne requer certas habilidades e destreza.
Desengordurante
O desengorduramento, ou lavagem, é um processo no qual a pele de carneiro é imersa em um recipiente com uma solução de sal de cozinha e sabão em pó.Após a lavagem, a pele é espremida à mão, se possível.
Decapagem
Decapagem – envelhecimento do material resultante em uma marinada preparada. O processo pode melhorar significativamente a qualidade das matérias-primas. Esta fase é frequentemente chamada de fermentação. Uma solução especial é preparada a partir de essência de vinagre, sal e água. Cálculo para 1 litro de água: 2 colheres de essência, 4 colheres de sal. A água é aquecida a 23 graus.
A decapagem é o processo de imersão das peles em uma solução preparada. Para curativos finos a duração da decapagem é de 6 horas, para curativos grossos – 12 horas. A cada 3 horas, as cascas são mexidas com um longo bastão de madeira de forma a mudar completamente sua localização dentro do recipiente.
Bronzeamento
O bronzeamento adequado aumenta a resistência da pele de carneiro. Este processo requer o uso de compostos auxiliares. Em casa, use casca de carvalho ou salgueiro. Deve-se ter em mente que a solução de casca de carvalho confere à pele de carneiro uma tonalidade avermelhada. Para manter a brancura do curativo, é necessário utilizar casca de salgueiro.
A pele de carneiro é embebida em solução bronzeadora por 48 horas. O resultado pode ser determinado pelo corte. A coloração uniforme do corte indica que o bronzeamento está completo. As soluções bronzeadoras são preparadas à base de 2 litros de água. Pegue casca de carvalho ou salgueiro no valor de 500 gramas. Para facilitar a impregnação, use um pincel de tamanho médio.
Zhirovka
A pele curtida torna-se mais elástica e flexível pela impregnação com emulsões gordurosas. A pele é esticada e revestida alternadamente com várias camadas da mistura de emulsão.
Receita de emulsão para 1 litro de água:
- sabão em pó – 100 gramas;
- gordura de porco – 1000 gramas;
- amônia - 10 mililitros.
Cozinhe o sabão em pó ralado com água em fogo baixo. Após a dissolução completa, a gordura de porco é gradualmente adicionada à mistura de sabão. A amônia é adicionada somente após o resfriamento da emulsão.
Referência! A emulsão é utilizada para tratar a pele, evitando o contato com o pelo.
Secagem
A secagem é a última, mas a mais importante etapa. Para secar a pele de carneiro, é necessária uma temperatura do ar de 30 a 40 graus. Durante o período de secagem, a pele é esticada, amassada e constantemente virada. Sujeito às condições ideais de temperatura, a secagem leva de 2 a 3 dias.
O que pode ser feito com pele de ovelha
Uma forma comum de usar peles de ovelha é para decoração de interiores. Tapetes de pele de carneiro estão espalhados no chão em frente à cama, no banheiro e no quarto das crianças. A pele de carneiro também é comumente usada para costurar coletes, botas ou chapéus.