O conhecimento das características do esqueleto da ovelha permite aos proprietários controlar as alterações que ocorrem no corpo do animal em função das condições de criação e alimentação. As ovelhas apresentam uma estrutura anatómica parcialmente semelhante à de outros mamíferos, mas também apresentam características próprias, nomeadamente no que diz respeito à mecânica do movimento, que está associada a influências antrópicas.
Esqueleto axial
A anatomia de uma ovelha possui características de diversas espécies. Eles diferem entre si dependendo da idade, sexo e raça. O esqueleto de guarda do animal é dividido em duas partes:
- Passivo – inclui tendões, ossos e cartilagem. Esta parte foi projetada para fixar o corpo da ovelha em uma determinada posição.
- Ativo - esta parte consiste em músculos. Permite que o animal se mova e protege os órgãos internos contra danos mecânicos.
A estrutura anatômica da cabeça consiste no cérebro e nas partes faciais. Os ossos cranianos formam uma cavidade na qual o cérebro está localizado. Graças ao crânio, ele está protegido de forma confiável. A cavidade também contém os órgãos do olfato, tato e visão. O cérebro é o centro de concentração dos principais sistemas do corpo. Aqui estão as partes reguladoras do sistema nervoso, que se baseiam em reflexos inatos e adquiridos.
Os carneiros têm uma peculiaridade! Existem apenas 12 molares na mandíbula superior.
A base da coluna vertebral do esqueleto é a coluna vertebral. Isso consiste de:
- 6 vértebras lombares;
- 7 cervicais;
- 13 seios.
5 costelas falsas e 8 costelas verdadeiras estão ligadas às vértebras. Os falsos são fixados ao esterno por meio de arcos cartilaginosos costais. E as costelas verdadeiras estão diretamente conectadas ao esterno. As vértebras, costelas e esterno juntos formam a caixa torácica. Ele contém o coração e os pulmões. A forma do tórax depende do comprimento e da curvatura das costelas.
Anatomia dos membros das ovelhas e diagrama da mecânica do movimento
A anatomia dos membros dos carneiros possui características próprias, que foram formadas a partir da movimentação do animal sobre os cascos. As patas dianteiras consistem em:
- úmero;
- escápulas;
- ossos do antebraço;
- dedos;
- pulsos.
A cintura dos membros posteriores consiste nos ossos do metatarso e tarso, fêmur e tíbia. Está preso pela articulação do quadril.
Importante! Os donos dos animais precisam fornecer-lhes uma dieta adequada, enriquecida com todas as vitaminas e minerais necessários. Isso garante a resistência do esqueleto.
O movimento é garantido através da interação dos sistemas articular, ligamentar e muscular. Os músculos são fibras cobertas por uma membrana conjuntiva. Eles estão presos aos ossos por tendões. Se um animal for alimentado demais, formam-se depósitos de gordura entre os músculos.
Existem diferenças esqueléticas entre uma ovelha e um carneiro?
A estrutura geral de uma ovelha e de um carneiro é a mesma. As únicas diferenças estão no sistema reprodutivo, no tamanho dos ossos e na presença de chifres. Os carneiros são maiores e mais poderosos que as ovelhas e têm o peito mais desenvolvido. Além disso, os carneiros acrescentam chifres à sua estrutura esquelética, que as ovelhas não possuem.
Conhecendo as características do esqueleto de uma ovelha, os donos de animais podem monitorar as características de seu desenvolvimento e detectar prontamente possíveis alterações negativas associadas à alimentação ou manutenção inadequada.