A criação de ovinos, após um período de estagnação, está a ser reativada na Rússia. Hoje está ativamente desenvolvido nas repúblicas da Transcaucásia, no sul do país, bem como na parte central. Raças de ovelhas domésticas de lã grossa são consideradas universais. Os animais distinguem-se pela resistência e alto desempenho dos produtos que produzem. O que é e quais raças dessas ovelhas são melhores para criar?
Informações gerais sobre ovelhas de lã áspera
Os animais deste grupo produzem lã de baixa qualidade. Possuem pelagem heterogênea, onde penugem, tufos e pelos de transição se misturam aleatoriamente.Além disso, as ovelhas são difíceis de pentear e, portanto, os pelos caídos permanecem na pelagem espessa e felpuda. Dele são obtidas matérias-primas para a produção industrial de pele de carneiro, couro, smushki e feltro.
A lã grossa é utilizada na produção de tecidos, tapetes, feltragem e fios de tricô. As peles dos jovens são utilizadas na confecção de chapéus, casacos e golas. A pele de carneiro tratada é usada em agasalhos e artigos de couro.
Porém, o foco principal deste ramo da ovinocultura não é a produção de lã. Pelo contrário, as ovelhas são uma fonte de produtos alimentares valiosos - carne gordurosa e com alto teor calórico, leite, banha. O queijo cottage, o queijo feta e outros queijos são feitos de leite.
Raças de ovelhas de lã grossa
Os animais desta categoria são classificados de acordo com a produtividade em cinco grupos:
- Categoria Smushkova. A lã desses indivíduos é macia, durável, leve e de bela aparência. Os principais representantes são as ovelhas Karakul. Eles são despretensiosos e adequados para serem mantidos em regiões áridas.
- Grupo pele-carne. As fêmeas são altamente férteis e atingem a maturidade sexual precocemente. Um mínimo de 2 cordeiros são produzidos por gestação. Os melhores casacos de pele são feitos de pele de carneiro Romanov. Aquece perfeitamente no frio e mantém a sua apresentação por muito tempo.
- Categoria de carne e gordura. Os animais distinguem-se por uma constituição poderosa e boa adaptabilidade à manutenção em pastagens, bem como pela elevada produtividade de carne e gordura. Eles são capazes de acumular reservas de gordura na raiz da cauda, que são popularmente chamadas de gordura da cauda. Os melhores representantes são considerados as raças Edilbaevskaya e Gissar.
- Grupo de carne e lã. O principal representante são as ovelhas da raça Kuchugur.Os animais produzem lã de alta qualidade, e a tosquia de um indivíduo chega a 7 kg. Mas a carne deles é um pouco seca e o sabor é inferior ao das outras ovelhas. Uma clara diferença de seus parentes é a cauda longa e o tamanho grande: um carneiro - até 100 kg, uma ovelha - até 80 kg.
- Categoria carne-lã-laticínios. Pêlos grossos e ásperos de animais são usados para fazer sapatos, burcas e chapéus. Os representantes da raça Karachay se distinguem pela carne nutritiva e saborosa e pela alta produção de leite. No Cáucaso, o leite e o queijo destas ovelhas são especialmente valorizados.
Como escolher a raça certa
A escolha depende da região e da finalidade da criação de ovinos. Por exemplo, as ovelhas Romanov são relativamente baratas para comprar, mas a sua carne é valorizada apenas na Rússia central. Os residentes do Cáucaso preferem criar cordeiros Karachay, que são apreciados pelos montanhistas por seu conteúdo calórico e sabor delicado.
Se o objetivo prioritário é obter lã em vez de carne, então qualquer raça de pêlo grosso atende aos requisitos. Se pelo contrário, então as raças Romanov, Gorky, Kuibyshev e Norte do Cáucaso merecem atenção.