Jardineiros que amam vários temperos cultivam pelo menos uma pequena quantidade de hortelã-pimenta Kuban em seus terrenos. Esta planta é adicionada ao chá e aos pratos para lhes conferir um sabor único e original. Na medicina, é amplamente utilizado no tratamento de distúrbios nervosos e resfriados.
Para obter mudas fortes e saudáveis, é importante semear corretamente. Todas as variedades de hortelã são considerados úteis e aromáticos, mas o mais medicinal é o Kubanskaya, cujo arbusto atinge 45 cm de altura.
Características da variedade
A hortelã-pimenta é caracterizada por um aroma refrescante semelhante ao mentol, ligeiramente mais fraco do que outras variedades da planta. Os caules dos arbustos são eretos, as folhas são verdes de formato oval-lanceolado, mais pubescentes abaixo. A floração ocorre de julho a agosto, enquanto as pequenas flores existentes com tonalidade roxa clara são coletadas em inflorescências em forma de espigas.
A hortelã Kuban é cultivada por meio da semeadura no solo e do transplante de mudas. As plantas são colhidas durante a brotação para posterior secagem.
Onde isso cresce
A hortelã-pimenta é uma erva delicada, aromática e refrescante. Não requer nenhum tipo específico de clima ou região. Essa qualidade permite que muitos jardineiros iniciantes e experientes cultivem arbustos de especiarias em seus terrenos. As donas de casa que sempre querem ter folhas perfumadas à mão cultivam hortelã nos parapeitos das janelas.
A planta prospera em solos bem drenados e férteis. Não conseguirá criar raízes em solo argiloso. O aspecto dos arbustos depende da umidade, não se pode plantá-los em local onde haja fluxos de água subterrânea, pois o excesso estraga a hortelã. Se o solo não for rico, é recomendável adicionar esterco podre. Se você usar matéria orgânica fresca, haverá um aumento no crescimento das folhas e haverá menos óleos essenciais. Este resultado é obtido devido à grande quantidade de nitrogênio.
Preparação de sementes
É melhor adquirir material para semeadura em lojas de jardinagem, pois não precisa ser processado posteriormente. Você também pode preparar as sementes você mesmo, mas aqui é importante levar em consideração o momento de seu amadurecimento, pois as verdes não poderão brotar.
Antes de plantar é preciso separar todas as sementes e deixar apenas as inteiras.Em geral, a hortelã tem uma taxa de germinação bastante baixa; apenas 2–3 brotos podem surgir de um pacote.
Escolhendo um local de pouso
O canteiro onde crescerá a hortelã Kuban é preparado no outono. Primeiro é desenterrado e depois é adicionado 1 balde de húmus por 1 m2. Na primavera, a escavação é feita novamente, o solo compactado é quebrado com um ancinho. Cobertura por 1 m2 isso é usado:
- húmus - 3 kg;
- superfosfato - 15 g;
- salitre - 15 g;
- cloreto de sódio - 15 g;
- cinzas - 2 colheres de sopa. eu.
O canteiro fica bem nivelado, após o que espera vários dias para que o solo encolha.
Semeadura
É mais conveniente semear em recipientes de plástico transparentes com tampa. É fácil manter os níveis de umidade e calor necessários para uma germinação bem-sucedida. Além disso, as mudas e seu estado são claramente visíveis. Os brotos precisam de ventilação regular.
Para não perder tempo abrindo e fechando a tampa, são feitos pequenos furos nos recipientes.
As sementes devem ser plantadas em solo úmido a uma profundidade não superior a 5 mm. Apenas um pouco de terra é espalhado por cima. As sementes de hortelã são pequenas, se você regá-las com regador, o jato de água pode puxá-las profundamente e, como resultado, os brotos não aparecerão. Portanto, é recomendado o uso de um borrifador.
Os recipientes são colocados em janelas ensolaradas em salas quentes. O nível de temperatura favorável está entre 21-24 graus Celsius. No inverno, uma tigela com água é colocada perto das mudas. Isso é necessário para manter a umidade favorável.
Os primeiros brotos eclodem após 7 a 14 dias. Neste momento, as tampas são retiradas dos recipientes. Depois de ficarem mais fortes, eles são transplantados para recipientes profundos separados.É importante adicionar drenagem em forma de brita ou tijolo quebrado. É melhor usar solo com composição ácido-base de 6-7. Fertilizantes especiais são usados para alimentar as plantas.
Cuidados com as plantas
A hortelã-pimenta Kuban é pouco exigente. Mas para um bom crescimento você precisa seguir os seguintes cuidados:
- Remova as ervas daninhas enquanto remove ervas daninhas e solta o solo.
- Regue regularmente - moderadamente no inverno e mais nos meses de verão.
- Aplicar fertilizantes minerais com nitrogênio e fósforo, que manterão a viabilidade dos arbustos.
- Replante hortelã uma vez a cada 2-3 anos para rejuvenescimento, bom crescimento e desenvolvimento da planta.
Colheita e armazenamento
A hortelã é coletada quando surge a necessidade. Mas os botânicos recomendam cortá-lo durante o período de floração, pois nessa época o teor de óleos essenciais é máximo. Os caules são cortados e amarrados em cachos, depois pendurados em locais bem ventilados ou dispostos sobre tecido ou papel em camadas finas. A hortelã seca pode ser armazenada por 2 anos. Durante este tempo, as propriedades benéficas não são perdidas.
Muitos jardineiros às vezes simplesmente cortam as folhas da planta e as adicionam ao chá. Mas neste caso não se trata de óleos essenciais e mentol. Dessa hortelã você só pode esperar um aroma agradável e um leve efeito hipnótico.
Não é nada difícil cultivar hortelã-pimenta Kuban em casa ou no seu próprio terreno. Mas para obter mudas saudáveis, é necessário seguir as recomendações de plantio e cuidados com as plantas. Assim que os arbustos ficarem mais fortes e fortes, eles não precisarão mais de muita atenção.