O alho-poró é uma hortaliça que não requer cuidados especiais e, portanto, é popular entre muitos produtores de hortaliças. Na maioria das vezes, esta planta é cultivada para uso posterior na preparação de vários pratos. Também é frequentemente cultivado para congelamento e enlatamento.
Antes de começar a cultivar esse vegetal, você precisa se familiarizar com as principais características do alho-poró e as nuances de seu plantio.
Benefícios do alho-poró
Antes de plantar o alho-poró, você deve estudar mais detalhadamente as propriedades benéficas da planta, graças à qual ela é tão popular entre os horticultores.
Para entender as propriedades e contra-indicações, é preciso conhecer a composição da planta. Contém uma pequena quantidade de calorias, por isso o vegetal é adicionado à dieta durante a dieta. Os bulbos também contêm muitos nutrientes e outros nutrientes de que o corpo humano necessita. Além disso, os bulbos possuem alto teor de vitaminas B, K, C, A.
As folhas superiores da planta contêm uma estrutura fibrosa que promove a proliferação e o desenvolvimento de bactérias no intestino que reduzem o inchaço. Portanto, os médicos recomendam comer cebolas peroladas para pessoas com comprometimento do desempenho do sistema digestivo. Também é consumido para hipertensão. Graças ao potássio contido na planta, o consumo regular de cebola fresca normaliza a pressão arterial.
O vegetal não tem contra-indicações graves. No entanto, os médicos ainda não aconselham pessoas com doenças graves do duodeno a comê-lo com frequência.
As melhores variedades
Antes de plantar é melhor se familiarizar com as principais variedades de alho-poró, pois cada uma delas possui características próprias.
Cedo
Os bulbos, que são vegetais de maturação precoce, amadurecem totalmente no final do verão. Se falamos do ciclo completo de amadurecimento dos frutos, ele dura de 120 a 150 dias. Entre as primeiras variedades de cebola, distinguem-se várias das melhores variedades:
- Vesta. A variedade mais fértil de maturação precoce, que atinge um metro e meio. Possui excelente sabor e prazo de validade.
- Colombo. É considerada a variedade mais suculenta, que cresce até 60–70 cm.O Columbus é frequentemente adicionado a saladas de vegetais frescos, pois tem aroma leve e sabor delicado.
- Golias. A variedade de maturação precoce mais baixa, cuja altura não ultrapassa os 40 cm.
Meia temporada
As cebolas peroladas no meio da temporada amadurecem no final do outono. Essas variedades são plantadas com menos frequência do que as de maturação precoce, pois apresentam rendimentos mais baixos. Os tipos populares de lâmpadas de meia temporada incluem:
- Kamus. Pequena variedade com folhas verdes curvas, cuja superfície é coberta por uma camada de cera. As plantas maduras crescem até 15–20 cm.
- Casimiro. A cebola de meia temporada mais popular, resistente a insetos e doenças. Quando cultivados em condições ideais, os arbustos Casimir crescem até 20–25 cm.
- Jolant. Esta variedade é considerada a mais produtiva entre as cebolas de meia temporada. Jolant se distingue por folhas estreitas e arbustos com cerca de 35 cm de altura.
Datas e regras de desembarque
Antes de cultivar alho-poró em terreno aberto, você precisa se familiarizar com o momento de plantar esta planta. Recomenda-se cultivar a planta sem mudas na primeira quinzena de maio. O final ou meados de fevereiro combina bem com o método da muda.
Preparação do solo
Antes de plantar uma determinada variedade de alho-poró, selecione uma área adequada e prepare-a para o plantio. Este vegetal cresce bem em áreas com boa iluminação, longe de arbustos altos ou árvores que possam dar sombra às mudas.
Antes do plantio em campo aberto, o solo do local é preparado. Isso não é feito na primavera, mas no outono, antes do início das primeiras geadas. Primeiramente, toda a área é desenterrada com pá ou forcado e depois são adicionados ao solo 50 gramas de uréia com Nitrophoska. A próxima etapa de preparação começa na primavera.Neste caso, cada metro quadrado do jardim é alimentado com 2–3 kg de húmus misturado com composto.
Método sem sementes
Muitas pessoas não sabem o que fazer se as mudas morrerem antes de serem plantadas em terreno aberto. Nesse caso, você terá que semear e cultivar alho-poró a partir de sementes. Para isso, todas as sementes de alho-poró colhidas são plantadas em solo pré-preparado. 2-3 linhas são feitas no local a uma distância de 30-40 cm uma da outra. Em cada linha, são feitos buracos rasos nos quais são plantadas cabeças de cebola. Quando todas as sementes são plantadas, as fileiras são completamente regadas com água em temperatura ambiente.
Método de muda
O alho-poró é frequentemente plantado usando o método de mudas. Para usar este método, você terá que preparar a semente com antecedência. Para isso, todas as sementes são tratadas com suco de babosa ou estimulantes de crescimento. Também é recomendado mergulhar todas as sementes por 20–30 minutos em água aquecida com manganês para desinfecção.
A semente preparada é semeada no máximo no dia 20 de março, para que até o final de maio as mudas cultivadas possam ser transplantadas para campo aberto. Mudas jovens são cultivadas em pequenos vasos ou xícaras de 5 a 7 cm de tamanho.
As mudas cultivadas são transplantadas quando atingem 10 cm de altura. Plantar mudas germinadas não é diferente de plantar sementes pelo método sem sementes.
Características de cuidado
Cuidar do alho-poró é obrigatório, pois disso depende o rendimento da planta plantada.
Rega
Para saber como cultivar alho-poró, você precisa se familiarizar com as peculiaridades de regar esse vegetal. Recomenda-se umedecer o solo pelo menos uma vez por semana. Ao mesmo tempo, são consumidos 5–7 litros de líquido por metro quadrado de jardim.Em condições de seca, o número de regas aumenta para três vezes por semana, pois o solo seca mais rápido nesse clima. Durante o período de maturação dos bulbos, a rega é reduzida.
Cobertura
Ao cuidar do alho-poró, a área deve ser fertilizada. A primeira fertilização é aplicada no solo antes do plantio, em meados do outono. Nesse período, são adicionados ao solo fertilizantes minerais com pequena quantidade de matéria orgânica. Se após o plantio o crescimento das folhas for lento, alimente novamente. Nesse caso, adiciona-se ao solo verbasco e uréia misturados com 10 litros de água. São consumidos três litros da mistura por metro quadrado de parcela com cebola.
Problemas durante o cultivo
No cultivando e cuidando de cebolas Entretanto, surgem certas dificuldades. Muitas vezes o alho-poró cresce mal e é preciso pensar em como alimentá-lo para melhorar o crescimento das mudas plantadas. Para isso, adicione fertilizantes orgânicos ao solo na forma de composto com húmus podre.
O segundo problema comum são as ervas daninhas. Para se livrar deles, você terá que descobrir como soltar e remover ervas daninhas do solo de maneira adequada. É necessário amontoar o solo regularmente. Os horticultores experientes fazem isso 2 a 3 vezes por mês para que as ervas daninhas não tenham tempo de crescer.
Métodos de armazenamento
Nem todo mundo sabe como armazenar alho-poró cultivado no país. Existem três métodos comuns para armazenar as colheitas:
- Congeladas. Este método é popular entre os horticultores, pois os vegetais descongelados não perdem o sabor. Para congelar cebolas, basta descascá-las, cortá-las em vários pedaços e colocar no congelador.
- Na adega. O local mais adequado para guardar o alho-poró é a adega.Esta sala protegerá as lâmpadas da geada e do apodrecimento.
- No apartamento. As cabeças de cebola são armazenadas com muito menos frequência em instalações residenciais, pois as condições nem sempre são adequadas para o armazenamento da colheita. Para que as cebolas coletadas sejam conservadas no apartamento, é necessário monitorar a temperatura do ar.
Receitas populares
Não é segredo que as cebolas são muito utilizadas na culinária e por isso você deve se familiarizar com os pratos principais que são preparados a partir delas:
- Panquecas de cebola. Para preparar este prato popular, duas cebolas grandes são raladas num ralador fino e temperadas com sal. Em seguida, o suco é espremido das cebolas raladas. Depois disso, tudo é coberto com linhaça e semolina. O resultado é uma mistura espessa que é frita em uma frigideira. As panquecas são fritas com muito cuidado em fogo baixo.
- Cebola com bacon. Para preparar este prato, corta-se a cabeça do alho-poró e cortam-se as folhas em tiras de 1 cm de largura, depois são retirados 100 gramas de bacon, que se polvilha com sal a gosto. Em seguida, ferva a água em uma panela pequena e adicione as cebolas, que são fervidas por 5 a 10 minutos. Depois disso, em uma tigela separada, misture a maçã ralada com cenoura, ameixa e creme de leite. A mistura resultante é adicionada à forma com bacon e cebola e depois levada ao forno. O prato é assado por 20 minutos a uma temperatura de 120–140 graus.
Conclusão
Quase todo jardineiro cultiva alho-poró. Para cultivar essa hortaliça, você terá que se familiarizar com as peculiaridades de plantá-la em campo aberto e cuidar dos arbustos plantados.