Muita gente pensa que cultivar cebola não é difícil, porém nem sempre é possível fazer uma boa colheita, e uma pena iluminada lembra que nem tudo está em ordem com o arbusto.
Por que aparecem manchas brancas?
Um dos motivos da mudança na cor das folhas é o aumento da acidez do solo. Nesse solo, a cultura se desenvolve mal e não agrada com seu verde brilhante e seus bulbos grandes. Todas as variedades desta planta adoram solo solto no qual o ar penetra facilmente.
Jardineiros experientes sabem o que fazer se um dos indicadores importantes do solo não atender à norma.No outono, ao cavar o canteiro, introduzem no solo uma mistura de cal apagada, cinza vegetal e farinha de dolomita, produzida à base de cálcio. Isso ajuda a reduzir a acidez.
Se as penas da cebola ficaram brancas devido ao solo não ter sido alcalinizado, o problema pode ser eliminado regando cada arbusto com um copo de uma solução especial. Para isso, devem ser diluídos 60 g de nitrato de cálcio em um balde com água. Para diminuir a acidez do solo, muitos jardineiros usam cinzas, das quais 200 gramas são despejadas em um litro de água fervente e deixadas por um dia em um recipiente de 10 litros. É necessário um balde padrão desta solução por metro quadrado de cama de cebola.
Além da alcalinização, a cinza de madeira satura a colheita:
- sódio;
- fósforo;
- magnésio;
- cálcio
Promove o crescimento e fornece às cebolas da horta componentes nutricionais durante quase toda a estação. Graças a esta substância orgânica, o equilíbrio hídrico é normalizado, as folhas adquirem uma cor rica e saudável.
Falta de microelementos
Além do excesso de ácido no solo, existem outras razões pelas quais as penas da cebola ficam brancas. O que falta na planta pode ser entendido examinando cuidadosamente o arbusto:
- Se não houver nitrogênio suficiente no solo, a cultura se desenvolve mal, as folhas perdem a cor brilhante e ficam amareladas e as pontas ficam cobertas de manchas brancas.
- Com a deficiência de potássio, as penas ficam mais claras e enroladas, a vegetação fica mal formada e formam-se bulbos defeituosos.
- Com excesso de turfa, muitas vezes a planta carece de cobre, ao qual reage com pontas esbranquiçadas.
Para eliminar a falta de nitrogênio é preciso alimentar o solo, para isso é preciso diluir 3 colheres de sopa de nitrato de cálcio em um balde d'água, borrifar as folhas com uma solução de amônia, que é preparada na mesma proporção. A deficiência desse microelemento é sentida pelas culturas que crescem em canteiros cobertos de palha, soltando o solo, que protege as raízes do ressecamento e das geadas. Você pode evitar uma diminuição na quantidade de nitrogênio no solo regando a cobertura morta com uréia. Tome meio copo de grânulos por balde de água.
Quando não há cobre suficiente no solo, os canteiros são tratados com uma composição de oxicloreto de cobre a 0,1% (10 g por 10 l). A raiz da cebola é alimentada com calda bordalesa ou sulfato de cobre.
Uma pena branca pode indicar deficiência de potássio. Graças a este componente, a vegetação cresce e se formam cabeças. Se a deficiência de um microelemento não for compensada, as folhas ficam brancas e começam a enrolar. A mistura para alimentação é preparada dissolvendo 3 colheres de sopa de cloreto de potássio ou 2 xícaras de cinza de madeira em um balde de água.
Quando toda a planta muda de cor?
Se a cama estiver mal isolada, a geada pode danificar as cebolas. Então as penas congeladas ficam pálidas. O solo precisa ser melhor coberto com cobertura morta e as folhas não devem ser arrancadas. Na primavera, enquanto o solo ainda não descongelou, deve-se espalhar sobre ele nitrato de amônio na forma de grânulos. A cebola diminuirá gradualmente e ficará verde.
Com excesso ou falta de umidade, as penas ficam amarelas. Em climas quentes, é necessário regar a plantação todas as noites com água morna e sedimentada. Você não deve usar mais do que um balde de líquido por metro quadrado de cama. Quando esfria, a norma diminui 2 vezes.
Depois da chuva, a umidade para por um tempo.
Para evitar que as penas fiquem amareladas:
- A cebola não deve ser plantada no mesmo local, isso deve ser feito uma vez a cada 4 anos.
- Antes da semeadura, o canteiro é cavado profundamente.
- O fertilizante deve ser aplicado em tempo hábil.
- As folhas que mudaram de cor devem ser removidas e queimadas.
Se todas as regras forem seguidas, a planta irá deliciar-se com bulbos grandes. Mas às vezes isso não é suficiente.
Do que está doente?
Existem outros motivos que levam, senão à morte da colheita, pelo menos à deterioração da sua produtividade. Quando as manchas nas penas estão cobertas por placa, é provável que tenha aparecido oídio. Para prevenir o desenvolvimento desta doença fúngica, as folhas são pulverizadas com sulfato de cobre.
Quando as plantas estão infectadas com míldio, todo o canteiro é tratado com fungicidas, os arbustos afetados são removidos junto com a cabeça. Alguns jardineiros aconselham regar a plantação com uma solução de permanganato de potássio ou sal. Repita o procedimento algumas vezes.
O oídio afeta a planta durante o período chuvoso. De um arbusto doente, os esporos são carregados pelo vento por longas distâncias. 3 semanas após a infecção, as pontas das folhas ficam opacas. Neles aparecem manchas cobertas por uma camada roxa. Os bulbos amadurecem mal e não ficam armazenados por muito tempo.
Pragas da cultura
As penas ficam amarelas quando o tripes do tabaco infesta as folhas. Um inseto microscópico bebe o suco deles. Como a praga hiberna no solo ou nos bulbos, as cabeças deixadas para o plantio são mergulhadas primeiro em água quente e depois em água fria. Para matar insetos, as plantas precisam ser pulverizadas com o fungicida Confidor.
As penas mudam de cor quando o nematóide do caule danifica o bulbo, fazendo-o apodrecer, as folhas primeiro ficam amarelas e depois morrem. Este pequeno verme vive no solo durante anos e causa enormes danos às colheitas.
Os horticultores se livram dos nematóides tratando as penas com inseticidas na forma de Fitoverm, Nematofagina.Alguns jardineiros afirmam que podem lidar com a praga regando o solo com solução de calêndula. Dois quilos dessas flores são infundidos em um balde de água.
A mosca da cebola aparece quando o calor dura muito e não chove. A borboleta inseto põe ovos no solo. As lagartas amarelo-claras que emergem delas sobem nas penas e mastigam o tecido, fazendo com que as folhas fiquem pálidas e murchem.
Eles combatem as pragas espalhando cinzas ou tabaco no canteiro do jardim ou borrifando o solo com uma solução de alho.
As folhas ficam amarelas e secam quando são comidas pelas larvas da tromba secreta. Se você não fizer nada, toda a plantação morrerá. Esta praga só pode ser derrotada com fungicidas.
Para cultivar bulbos grandes que ficarão armazenados por muito tempo, é preciso seguir as regras da tecnologia agrícola, os cuidados, monitorar o estado das folhas e combater prontamente doenças e pragas.