Para obter uma colheita maior de vegetais, às vezes os jardineiros usam meios incomuns. Isso também é amônia para cebola. Embora seja considerado um medicamento, controla eficazmente as pragas desta planta e também é fonte de nitrogênio.
Os benefícios da amônia: em que casos é utilizada?
A amônia é uma solução de amônia a 10 ou 25% e é usada como fonte de nitrogênio. O uso deste fertilizante estimula o rápido crescimento da cebola. O crescimento das plantas é ativado e sua produtividade aumenta.Devido à fertilização com nitrogênio, as penas da cebola tornam-se suculentas e verdes brilhantes. Aqui é importante não esquecer o potássio e o fósforo e evitar a aplicação excessiva de nitrogênio.
Embora as pessoas muitas vezes chamem amônia de álcool como amônia, isso não é inteiramente verdade, uma vez que a primeira substância é o hidróxido de amônio dissolvido em água e a segunda é o seu nitrato. A amônia não é utilizada em atividades agrícolas.
Quando as penas das plantas ficam amarelas ou verdes claras e as pontas ficam brancas, isso indica uma deficiência de nitrogênio. Neste caso, os especialistas recomendam regar as cebolas com amônia. Este fertilizante pode melhorar rapidamente sua condição. Este tipo de alimento vegetal é um primeiro socorro. Também é utilizado para repelir insetos devido ao seu odor pungente e desagradável.
A amônia tem uma vantagem adicional - tem um composto estável e não é removida do solo pela chuva no jardim.
A amônia é alimento e remédio para bulbos em uma preparação.
Amônia como fertilizante para cebolas
Recomenda-se regar as plantas com uma substância diluída sob o sistema radicular ou irrigar a parte verde. Pulverizadores não devem ser usados, pois a substância será pulverizada e os bulbos terão poucos benefícios. A melhor opção seria um regador. É bom se tiver furos de tamanho médio.
Há uma opinião entre os jardineiros de que é difícil superalimentar plantas bulbosas com amônia e adicioná-la ao solo não representa uma ameaça ao acúmulo de nitratos. Mas esta substância é cáustica e sua alta concentração pode fazer mais mal do que bem. As seguintes consequências negativas podem ocorrer:
- a massa verde ativa seu crescimento em detrimento do desenvolvimento dos bulbos;
- haverá um ambiente favorável para a proliferação de microrganismos putrefativos.
Portanto, você precisa saber a taxa de aplicação da solução de amônia. A quantidade oportuna e correta de fertilizante é muito importante para a abundância da colheita futura. Afinal, alimentar a cebola com amônia é facilmente absorvido pelas plantas e garante a formação de grandes espigas.
Como diluir adequadamente a amônia para irrigação?
Para alimentar cebola, dilua amônia na proporção correta para que não haja excesso da substância. É determinado pelo estado das plantas:
- Então, se alimentarmos em caso de deficiência grave de nitrogênio, contra o amarelecimento as plantas receberão a dose máxima de amônia diluída. Para regar a cebola, pegue 1 litro de água e despeje 1 colher de sopa da substância.
- Para fins preventivos, é necessário usar uma solução de menor concentração - basta pegar 2 a 3 colheres de sopa do produto, diluir em 10 litros de água e regar as plantas.
- Caso haja necessidade de irrigação foliar, a composição é preparada a partir de 1 balde de água e 4–5 colheres de sopa do medicamento.
A solução deve ser preparada ao ar livre ou pelo menos em local bem ventilado.
Para preparar a solução, tome um preparado farmacêutico com concentração de 25%. Dilua a amônia com água e não se esqueça de mexer bem o produto resultante.
Controle de pragas com amônia
A segunda função da amônia é repelir pragas de insetos com a ajuda do cheiro. Eles não toleram amônia, mesmo em pequenas quantidades.
As culturas de cebola apresentam as seguintes pragas:
- tromba secreta;
- mosca da cebola;
- grilo toupeira;
- pulgão chalota;
- verme
Tratar cebolas com amônia é uma medida muito eficaz contra cada uma das pragas listadas. Tudo graças ao odor pungente dessa substância e por isso não há necessidade do uso de medicamentos com maior grau de toxicidade.
Para controlar eficazmente as pragas, as penas da cebola são tratadas com amônia e adição de sabão. Prepare a solução da seguinte forma:
- Aproximadamente 100 g de sabão em pó são ralados em um ralador fino.
- Despeje o endro (1 litro) por cima e deixe até dissolver completamente, mexendo bem.
- Adicione 50 ml de amônia a esta solução.
A mistura deve ser tratada com as plantas imediatamente após o seu preparo.
Se as penas de cebola forem comidas, elas serão cuidadosamente lavadas em água corrente.
Conjuntos de cebola também podem ser processados. É embebido em uma solução de ácido bórico e amônia diluída e iodo são usados para repelir insetos.
Como alimentar cebolas com amônia?
Para realizar a alimentação corretamente, você precisa conhecer algumas regras simples. Aqui estão eles:
- Lembre-se de que a amônia tem um odor pungente. Cada gota da substância pode reanimar uma pessoa desmaiada. Estamos lidando com uma grande quantidade de substância. Portanto, você deve ter muito cuidado com os vapores de amônia, caso contrário, a membrana mucosa do trato respiratório pode ser danificada. Deve-se abandonar a ideia de fertilizar cebola com amônia se a pessoa sofre de hipertensão arterial, pois essa substância pode causar aumento da pressão arterial.
- Obtenha equipamentos de proteção, como respirador especial ou máscara de gás, óculos de proteção, avental e boné.
- Certifique-se de que não haja ninguém por perto, principalmente mantenha crianças e animais a uma distância segura.
- Use um regador ou pulverizador e trabalhe em tempo calmo, de manhã cedo ou à noite, ou em um dia nublado. Isso é necessário para evitar queimaduras solares nas pontas da cebola. Despeje água sobre a cebola em um nível baixo para que a solução não entre em contato com você.
- É preciso lembrar que após fertilizar com amônia diluída, é necessário regar essa hortaliça com água limpa após 30 minutos. Será mais seguro se você não usar o produto na concentração máxima - ele só é necessário em casos de emergência.
Os jardineiros usam o seguinte esquema de alimentação:
- primeiro despeje a solução preparada sob a raiz da cebola;
- então, depois de uma semana, você pode fertilizar pelo método foliar;
- Após mais 10 dias, alimente as plantas novamente da mesma forma;
- Após os próximos 10 dias, regue na raiz da cebola.
A alimentação com amônia é realizada no máximo uma vez a cada 7 dias. Geralmente começam com soluções fracamente concentradas e aumentam gradativamente a dosagem até a necessária.
Se as penas da cebola ficarem verdes escuras, pare imediatamente de adicionar amônia dissolvida. Pare também de alimentar quando as pontas da parte superior começarem a secar.
A amônia pode compensar rapidamente a falta de nitrogênio no solo. Neste caso, não haverá mais nitratos na cebola do que o normal. A principal condição para o sucesso dessa fertilização é seguir as precauções de segurança e respeitar as proporções recomendadas da solução.