Uma substância como a amônia é usada como fertilizante de nitrogênio em fazendas privadas. Este é um remédio acessível, barato e eficaz. Vamos considerar os benefícios da amônia comum para o jardim e como usar fertilizantes para hortaliças, frutas silvestres e frutas quando ela não puder ser usada. Que erros os jardineiros cometem, regras de armazenamento e medicamentos substitutos.
Amônia - o que é isso?
A amônia é um líquido que possui um odor forte, característico e persistente. A substância é uma solução de amônia a 10% em água.
O álcool, como fonte de nitrogênio, pode ser usado em todas as culturas hortícolas e flores de interior. O nitrogênio do fertilizante é absorvido rapidamente; as plantas em qualquer estágio de desenvolvimento respondem bem a ele. A amônia pode substituir os fertilizantes nitrogenados usuais - salitre, uréia e outros, quando não estão disponíveis ou são em pequenas quantidades.
Em que casos é usado?
O amoníaco pode ser utilizado sistematicamente como fertilizante azotado e também pode ser aplicado a qualquer momento como ajuda de emergência às plantas, caso estas necessitem de um fornecimento imediato de azoto. O produto também pode proteger as plantas de pragas: pulgões, moscas, vermes, mosquitos.
Como o fertilizante é usado?
A amônia é um excelente fertilizante de ação rápida para todas as culturas hortícolas. Vejamos como fertilizar vegetais, árvores, arbustos, morangos, cebolas e alho com ele.
Para tomates
A solução é preparada com 1 colher de sopa. eu. álcool por 10 litros de água, esta é a concentração padrão. Arbustos com frutos maduros são regados com líquido na concentração de 3 colheres de sopa. eu. por 10 litros. As plantas são tratadas com frequência - uma vez por semana, ou seja, quase todas as regas.
Para pepinos
Para esta cultura você precisa diluir 2 colheres de sopa. eu. em 10 litros de água, frequência de fertilização – uma vez por semana e meia. Se necessário, assim como em solos pobres e com nutrientes insuficientes, a dosagem pode ser ligeiramente aumentada (3 colheres de sopa por 10 l). Não exceda a dosagem de 1 colher de chá. por 1 litro de água, com uma overdose de nitrogênio, os pepinos começarão a crescer caules e folhas, mas não frutos.
Para repolho
O nitrogênio é extremamente importante para esta planta, por falta de nutrição as espigas ficam pequenas e as folhas ficam pálidas. Para 10 litros de água você precisa de 3 colheres de sopa. eu. álcool
Na 1ª metade da temporada, é necessário realizar 2 a 3 mamadas em intervalos de uma semana. Normalmente este tratamento é suficiente para eliminar a deficiência de nitrogênio. Fertilizar em solo previamente regado com água limpa. Realize o tratamento em tempo seco pela manhã ou à noite.
Além de regar pela raiz, pode-se borrifar com uma solução de 1 colher de chá. por 1 litro. A alimentação foliar elimina ainda mais rapidamente a deficiência de nitrogênio, pois o elemento vai diretamente para as células.
No Jardim
Qualquer árvore ou arbusto de jardim pode ser alimentado com amônia. A dosagem é a mesma dos vegetais. A solução também pode ser usada para proteger as plantas contra insetos. A amônia atua como inseticida contra pulgões, pragas do solo - grilos-toupeiras e vermes.
Como preparar um inseticida contra pulgões: dissolva 50 g de amônia em 10 litros, adicione 100 g de raspas de sabão em pó, necessárias para que a solução adira à superfície das folhas. Mexa o líquido e pulverize as plantas para que a solução molhe completamente as folhas dos dois lados.
Para pragas do solo, uma solução de álcool (3-4 colheres de sopa por 10 l) deve ser aplicada no plantio. Eles precisam regar os canteiros e repetir o tratamento após 1-1,5 semanas. O álcool puro ajuda contra grilos e toupeiras: é preciso embeber algodão nele e colocá-lo nos túneis das pragas. O cheiro irá afastá-los.
Uma solução de amônia também pode ser usada contra a tromba secretora da cebola. Dosagem – 3-4 colheres de sopa. eu. para 10 litros de água. Regue as cebolas da primavera até a segunda metade do verão a cada 1-1,5 semanas. Para moscas de cenoura e cebola, use uma solução de 1 colher de sopa. eu.por balde, regue as camas uma vez a cada 1,5-2 semanas.
Se você deixar a solução concentrada, poderá usá-la contra formigas. Você deve regar formigueiros e caminhos por onde os insetos se movem. O repolho pode ser protegido da erva-branca regando as cabeças do repolho com uma solução de 100 ml por 10 litros.
Para framboesas
A amônia deve ser diluída na concentração de 3 colheres de sopa. eu. por 10 litros e regar os arbustos no início da primavera, quando a temperatura do ar sobe para 10 °C. Esta alimentação é realizada antes da floração. Isto não é apenas nutrição, mas também tratamento contra pragas de inverno. Regar com amônia destruirá a maioria dos insetos que se escondem no solo.
Para cebola e alho
O álcool é benéfico para o crescimento e a cor verde dessas culturas. Se as penas crescerem lentamente e as pontas ficarem amarelas, isso é sinal de deficiência de nitrogênio. É necessário regar os canteiros com uma solução de 1 colher de chá. para 1 litro de água. Repita todas as semanas até que o crescimento volte ao normal e as folhas fiquem verdes. Quando as cabeças já estiverem se formando, deve-se reduzir a concentração e regar a cebola com um líquido de 2 colheres de sopa. eu. por 10 litros.
Para morangos
As plantas são tratadas três vezes: na primavera - para prevenir o aparecimento de pragas e doenças nos canteiros e para alimentar os arbustos. Diluir 40 ml para cada 10 litros, regar pela raiz. O segundo tratamento é feito após a floração. Desta vez a concentração é maior: 3 colheres de sopa. eu. por 10 litros. Na terceira vez, a fertilização é feita após a colheita dos frutos, para restaurar as plantas. A dosagem para a 3ª alimentação é a mesma da 1ª.
Medidas de segurança
A amônia é perigosa porque os vapores cáusticos podem irritar os olhos e o sistema respiratório. É preciso trabalhar com cuidado, usar respirador e óculos de proteção com proteção lateral. Prepare a solução ao ar livre ou em área ventilada.Use luvas nas mãos, pois a amônia pode causar queimaduras na pele e nas mucosas. Esta substância não deve ser misturada com preparações que contenham cloro.
Quando você não deve usar amônia?
Não é recomendado fertilizar as plantas quando os frutos já estão firmes e em formação. Nesse período, eles precisam de mais potássio e fósforo, por isso é necessário aplicar fertilizantes que contenham esses elementos. Não use em solos ácidos - o fertilizante os acidifica ainda mais.
Erros comuns
Tentando alimentar as plantas com certeza, o jardineiro pode ultrapassar a concentração, o que não é permitido. Uma solução concentrada pode queimar folhas e raízes das plantas. Outro erro é o uso frequente. O intervalo mínimo entre os tratamentos deve ser de 1 semana. Se você regar com mais frequência, poderá superalimentar as plantas com nitrogênio.
A amônia evapora rapidamente da solução, por isso deve ser usada imediatamente após o preparo. Não adianta alimentar com líquido preparado com vários dias de antecedência. A sua eficácia é significativamente perdida.
Períodos e regras de armazenamento
A amônia em garrafas é armazenada por 2 anos. O líquido deve ser acondicionado em frascos de vidro com tampa bem fechada para que a composição não evapore. Condições de armazenamento: área escura, seca e bem ventilada. A substância não deve entrar em contato com agrotóxicos, fertilizantes, principalmente alimentos e produtos domésticos. Eles precisam ser dobrados separadamente. Não use amônia vencida como cobertura.
Análogos
Você pode substituir a amônia por fertilizantes de amônia: nitrato de amônio, sulfato e cloreto de amônio, carbonato de amônio, água com amônia, amônia líquida. Você também pode usar fertilizantes de nitrogênio e fósforo: amofos e diamofos. Todos os fertilizantes que contêm nitrogênio na forma de amônia são perfeitamente solúveis em água, o nitrogênio é bem absorvido por todos os grupos de plantas.
A amônia, se disponível em quantidade suficiente, pode ser usada no jardim como fertilizante e inseticida. É dosado facilmente, o consumo do produto é pequeno e a substância é barata. A amônia contém nitrogênio na forma de amônia, portanto é utilizada como fertilizante de amônio ou seu substituto. Quando usado corretamente, pode se tornar um excelente fertilizante de nitrogênio que nutre as plantas na primeira metade do período de crescimento. Seu uso é especialmente recomendado em culturas cultivadas pela sua massa verde, como verduras ou repolho.